O papel da cenografia na obra de Federico Fellini: Importância e significados do espaço cênico em Julieta dos espíritos eSatyricon
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLH26 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é estudar a cenografia como elemento ativo no discurso narrativo e como elemento essencial no processo de construção da imagem na obra do diretor italiano Federico Fellini. O primeiro capítulo enfoca La Dolce Vita (1960) como o ponto de transição na obra do diretor: a partir deste filme Fellini passa a usar o estúdio como uma das principais ferramentas no desenho de sua estética peculiar. O segundo capítulo apresenta uma análise geral da estética cinematográfica de Fellini através do levantamento de aspectospresentes na personalidade e na obra do artista. O terceiro capítulo apresenta uma análise do formato estético de Julieta dos espíritos (1965), primeiro longa-metragem em cores realizado pelo diretor, enfocando a cenografia como vetor ativo na construção do discurso narrativo. O quarto capítulo analisa Satyricon (1969) destacando o caráter pictórico de suas imagens e a importância da cenografia no processo de composição visual do filme. |
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Luiz Roberto Pinto NazarioFernando Antonio MencarelliLuiz Renato MartinsEduardo Andrade dos Santos2019-08-13T14:41:09Z2019-08-13T14:41:09Z2007-08-24http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLH26O objetivo desta pesquisa é estudar a cenografia como elemento ativo no discurso narrativo e como elemento essencial no processo de construção da imagem na obra do diretor italiano Federico Fellini. O primeiro capítulo enfoca La Dolce Vita (1960) como o ponto de transição na obra do diretor: a partir deste filme Fellini passa a usar o estúdio como uma das principais ferramentas no desenho de sua estética peculiar. O segundo capítulo apresenta uma análise geral da estética cinematográfica de Fellini através do levantamento de aspectospresentes na personalidade e na obra do artista. O terceiro capítulo apresenta uma análise do formato estético de Julieta dos espíritos (1965), primeiro longa-metragem em cores realizado pelo diretor, enfocando a cenografia como vetor ativo na construção do discurso narrativo. O quarto capítulo analisa Satyricon (1969) destacando o caráter pictórico de suas imagens e a importância da cenografia no processo de composição visual do filme.The aim of this research is to study the scenic apparatus as an active element in the narrative discourse and as an essential element in the image construction process of the italian director Federico Fellini. The first chapter focuses on La dolce Vita (1960) as the turning point in thedirectors style evolution, when Fellini starts to use the studio as one of the main tools in the construction of his singular aesthetics. The second chapter presents a general analysis of Fellinis cinematographic style, through the observation of different aspects in his personality and work. The third chapter presents an analysis of the aesthetic format of Giulietta deggli spiriti (1965), focusing on the set element as an active vector in the narrative discourse. The fourth chapter analyses the aesthetic format of Satyricon (1969), underlining the pictorial character of its images and the importance of the scenic device in the visual composition of the film.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFellini, Federico, 1920-1993 Dolce VitaDiretores e produtores de cinema ItáliaFellini, Federico, 1920-1993 SatyriconFellini, Federico, 1920-1993 Julieta dos EspíritosEstudios de cinemaCenografiaEstúdio CinematográficoCinecittàFederico FelliniCinemaCenografiaO papel da cenografia na obra de Federico Fellini: Importância e significados do espaço cênico em Julieta dos espíritos eSatyriconinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapa_fim.pdfapplication/pdf108836https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLH26/1/capa_fim.pdf5e6824a6b34d1366065f7df7dc375056MD51miolofim.pdfapplication/pdf20690972https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLH26/2/miolofim.pdf1f6014b1195949b60d1074c79bcf7086MD52TEXTcapa_fim.pdf.txtcapa_fim.pdf.txtExtracted texttext/plain6109https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLH26/3/capa_fim.pdf.txtcfbadb3329cd2a4be7845493e24b6d8cMD53miolofim.pdf.txtmiolofim.pdf.txtExtracted texttext/plain243961https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLH26/4/miolofim.pdf.txt4eb5d06e65d4ee4748c960d3fba54702MD541843/JSSS-7WLH262019-11-14 11:22:39.851oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WLH26Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:22:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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