Dimensões da tarefa, ergonomia e danos do trabalho: modelo integrado de estudo com jovens trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silas Dias Mendes Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kely Cesar Martins de Paiva, Jefferson Rodrigues Pereira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.21714/2177-2576EnANPAD2019
http://hdl.handle.net/1843/58145
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar como as dimensões da tarefa se relacionam com as dimensões da ergonomia e com os danos provenientes do trabalho, a partir da perspectiva de jovens trabalhadores. Para tanto, um estudo de caso descritivo, com abordagem quantitativa, foi realizado com 634 jovens aprendizes assistidos por uma instituição de ensino profissionalizante, em Belo Horizonte (MG). O questionário foi composto por quatro partes: a primeira com dados sócio-profissionais dos participantes; a segunda, uma versão reduzida do Job Diagnostic Survey (JDS); a terceira, a Escala de Avaliação de Domínios da Ergonomia (EADE); e, por fim, a Escala de Avaliação de Danos Relacionados ao Trabalho (EADRT). Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória e à modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram 12 (doze) relações de causalidade estatisticamente significativas, a saber: relações indiretas de identidade da tarefa sobre ergonomia física, identidade da tarefa sobre danos/distúrbios, identidade da tarefa sobre danos físicos, identidade da tarefa sobre danos psicológicos; e relações diretas de feedback sobre ergonomia cognitiva, feedback sobre danos psicológicos, ergonomia cognitiva sobre danos físicos, ergonomia física sobre danos psicológicos, ergonomia física sobre danos físicos, danos psicológicos sobre danos/distúrbios, danos psicológicos sobre danos físicos, e danos físicos sobre danos/distúrbios.
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