Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio Henrique Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9M8R8W
Resumo: Terminais integradores de grãos são estrategicamente construídos por empresas de logística para uma melhor prestação de serviço. Estas empresas decidem por focar na integração da logística multimodal por acreditar que vender uma solução logística completa seria muitomais atrativo para os clientes do que ter nas mãos apenas parte da solução. Os terminais em questão apresentam uma similaridade entre eles por apresentarem um escopo de engenharia e processos mínimos que são necessários para uma operação de alta produtividade. Sendoassim, o presente trabalho tem como foco as operações da ponta de carregamento terrestre de um processo logístico de exportação de grãos sendo que, após os grãos saírem do terminal, eles ainda são transportados, via modo ferroviário, até o terminal portuário e de lá seguem, via modo marítimo, até o cliente destinatário. Neste trabalho serão apresentados os resultados da simulação de um terminal integrador multimodal, ainda em fase de projeto, para o qual somente premissas e parâmetros de tempos e taxas, bem com quantidades de equipamentos, serão consideradas evitando prever riscos e danos técnicos de implantação devido a, por exemplo, má localização dos mesmos. Os resultados aqui obtidos permitem uma reflexão sobre a importância da simulação em grandes empresas que buscam novos investimentos em ativos e plantas operacionais. Vale ressaltar que um dos fatores primordiais para um melhor dimensionamento do terminal integrador seria a consideração de variáveis ferroviárias, comoexemplo do peso médio de cada vagão, pois esse tipo de variável impacta diretamente na quantidade/capacidade dos equipamentos do terminal e consequentemente na sua operação.
id UFMG_3b83240118157b996a1752981b1cea3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9M8R8W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Renata Lucia Magalhaes de OliveiraFabricio Henrique Cardoso2019-08-12T08:52:57Z2019-08-12T08:52:57Z2014-05-26http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9M8R8WTerminais integradores de grãos são estrategicamente construídos por empresas de logística para uma melhor prestação de serviço. Estas empresas decidem por focar na integração da logística multimodal por acreditar que vender uma solução logística completa seria muitomais atrativo para os clientes do que ter nas mãos apenas parte da solução. Os terminais em questão apresentam uma similaridade entre eles por apresentarem um escopo de engenharia e processos mínimos que são necessários para uma operação de alta produtividade. Sendoassim, o presente trabalho tem como foco as operações da ponta de carregamento terrestre de um processo logístico de exportação de grãos sendo que, após os grãos saírem do terminal, eles ainda são transportados, via modo ferroviário, até o terminal portuário e de lá seguem, via modo marítimo, até o cliente destinatário. Neste trabalho serão apresentados os resultados da simulação de um terminal integrador multimodal, ainda em fase de projeto, para o qual somente premissas e parâmetros de tempos e taxas, bem com quantidades de equipamentos, serão consideradas evitando prever riscos e danos técnicos de implantação devido a, por exemplo, má localização dos mesmos. Os resultados aqui obtidos permitem uma reflexão sobre a importância da simulação em grandes empresas que buscam novos investimentos em ativos e plantas operacionais. Vale ressaltar que um dos fatores primordiais para um melhor dimensionamento do terminal integrador seria a consideração de variáveis ferroviárias, comoexemplo do peso médio de cada vagão, pois esse tipo de variável impacta diretamente na quantidade/capacidade dos equipamentos do terminal e consequentemente na sua operação.Logistics companies, for better service delivery, strategically construct integrators grain terminals. These companies decide to focus on the integration of multimodal logistics believing that sell a complete logistics solution would be much more attractive to customers than having hands only part of the solution. The terminals in question exhibit a similaritybetween them because they have a scope and minimum engineering processes, which are necessary for operation of high productivity. Thus, the present work focuses on the operations of the tip of terrestrial loading a logistical process of exporting grain and, after leaving the grain terminal, they are still transported by rail, to the port terminal and from there follow by the marine mode until the recipient client. In this paper the simulation results of a multimodal terminal integrator will be presented, still in the design phase, for which only assumptions and parameters times and fees, as well as quantities of equipment shall be considered avoiding risks and provide technical damage due to deployment for example, poor location thereof. The results obtained allow a reflection on the importance of simulation in large companies seeking new investments in operating assets and plants. It is noteworthy that one of the key factors for better scaling integrator Terminal Railway would be the consideration of variables , such as the average weight of each wagon, since this type of variable directly impacts the quantity / capacity of the terminal equipment and consequently in its operation .Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de transportesLogística empresarialTerminal IntegradorLogística IntegradaSimulaçãoSimulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfabricio_henrique___monografia_ufmg_final.pdfapplication/pdf1128880https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9M8R8W/1/fabricio_henrique___monografia_ufmg_final.pdf05805bf3a7d4d2ddb39f8f7050b84ba2MD51TEXTfabricio_henrique___monografia_ufmg_final.pdf.txtfabricio_henrique___monografia_ufmg_final.pdf.txtExtracted texttext/plain83752https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9M8R8W/2/fabricio_henrique___monografia_ufmg_final.pdf.txt259696971d2744cff38045bf6d49c301MD521843/VRNS-9M8R8W2019-11-14 15:23:52.981oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9M8R8WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:23:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos
title Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos
spellingShingle Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos
Fabricio Henrique Cardoso
Terminal Integrador
Logística Integrada
Simulação
Engenharia de transportes
Logística empresarial
title_short Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos
title_full Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos
title_fullStr Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos
title_full_unstemmed Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos
title_sort Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos
author Fabricio Henrique Cardoso
author_facet Fabricio Henrique Cardoso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renata Lucia Magalhaes de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabricio Henrique Cardoso
contributor_str_mv Renata Lucia Magalhaes de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Terminal Integrador
Logística Integrada
Simulação
topic Terminal Integrador
Logística Integrada
Simulação
Engenharia de transportes
Logística empresarial
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de transportes
Logística empresarial
description Terminais integradores de grãos são estrategicamente construídos por empresas de logística para uma melhor prestação de serviço. Estas empresas decidem por focar na integração da logística multimodal por acreditar que vender uma solução logística completa seria muitomais atrativo para os clientes do que ter nas mãos apenas parte da solução. Os terminais em questão apresentam uma similaridade entre eles por apresentarem um escopo de engenharia e processos mínimos que são necessários para uma operação de alta produtividade. Sendoassim, o presente trabalho tem como foco as operações da ponta de carregamento terrestre de um processo logístico de exportação de grãos sendo que, após os grãos saírem do terminal, eles ainda são transportados, via modo ferroviário, até o terminal portuário e de lá seguem, via modo marítimo, até o cliente destinatário. Neste trabalho serão apresentados os resultados da simulação de um terminal integrador multimodal, ainda em fase de projeto, para o qual somente premissas e parâmetros de tempos e taxas, bem com quantidades de equipamentos, serão consideradas evitando prever riscos e danos técnicos de implantação devido a, por exemplo, má localização dos mesmos. Os resultados aqui obtidos permitem uma reflexão sobre a importância da simulação em grandes empresas que buscam novos investimentos em ativos e plantas operacionais. Vale ressaltar que um dos fatores primordiais para um melhor dimensionamento do terminal integrador seria a consideração de variáveis ferroviárias, comoexemplo do peso médio de cada vagão, pois esse tipo de variável impacta diretamente na quantidade/capacidade dos equipamentos do terminal e consequentemente na sua operação.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T08:52:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T08:52:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9M8R8W
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9M8R8W
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9M8R8W/1/fabricio_henrique___monografia_ufmg_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9M8R8W/2/fabricio_henrique___monografia_ufmg_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 05805bf3a7d4d2ddb39f8f7050b84ba2
259696971d2744cff38045bf6d49c301
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589540539006976