Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na estratégia de saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liliam Barbosa Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-882HWS
Resumo: O presente estudo teve como objetivo desvelar o conteúdo e a forma dacomunicação do coordenador de grupos socioeducativos na Estratégia de Saúde daFamília. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvidajunto a vinte e cinco coordenadores de grupos socioeducativos que assistem àpopulação idosa, distribuídos em oito unidades básicas de saúde de dois DistritosSanitários de Belo Horizonte, Brasil. A coleta de dados foi realizada de março a julhode 2009 e constou de observação não participante e de entrevista em profundidadesemiaberta. Na interpretação dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdoproposta por Bardin e o Modelo Teórico de Forrest. As informações coletadas foramorganizadas em sete núcleos temáticos: Atmosfera grupal como fator determinantepara a comunicação entre coordenador e membros; A diversidade de canais decomunicação veiculadores de mensagens nos grupos socioeducativos; Adinamicidade dos conteúdos discutidos nos grupos socioeducativos; A comunicaçãoverbal do coordenador segundo os pressupostos de Forrest; Eu quis saber o que apessoa está me mostrando: a leitura do grupo a partir da comunicação não verbal;O grupo enquanto espaço de escuta; Aspectos comunicacionais dificultadores efacilitadores na interação entre coordenador e grupo. A análise desses núcleostemáticos revelou que, apesar do grande incentivo à adoção de hábitos de vidasaudáveis, a prática discursiva dos coordenadores é prescritiva ecomportamentalista, pouco sintonizada com o arcabouço filosófico-conceitual dapromoção da saúde. Nesse sentido, houve predomínio da subcategoria dandoinformação que aparece associada às orientações dos profissionais de saúde sobre aadoção de comportamentos para prevenção de doenças, fundamentada natransmissão de conhecimentos de forma verticalizada. É necessário que sedesenvolvam vários processos de escuta do grupo, levando-se em conta suadimensão sociocultural para revelar questões mais profundas do que supõem aspráticas discursivas de coordenadores que ainda alicerçam suas ações em políticaspúblicas verticais de saúde. Percebe-se que a comunicação, no contexto grupal, devevaler-se de uma abordagem que valoriza a expressão do participante, nãoestritamente da saúde em sua dimensão física, mas da vida de cada um, que podeser melhor explorada por subcategorias que permitem, aos membros do grupo,verbalizarem suas percepções, como é o caso das subcategorias reconhecendo ossentimentos e verbalizando pensamentos subentendidos. Acredita-se que esteestudo possa subsidiar o planejamento de oficinas junto às equipes de Saúde daFamília, na busca de diferentes formas e meios de comunicação para efetivar a açãoeducativa dialógica e os espaços de interação nos grupos voltados para a construçãode novas formas de consciência crítica em relação aos interesses público e coletivo.
id UFMG_3b9b1840b8e718fc86bb6dfaedcb4827
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-882HWS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sonia Maria SoaresMaria Julia Paes da SilvaAide Ferreira FerrazLiliam Barbosa Silva2019-08-13T03:01:05Z2019-08-13T03:01:05Z2010-06-11http://hdl.handle.net/1843/GCPA-882HWSO presente estudo teve como objetivo desvelar o conteúdo e a forma dacomunicação do coordenador de grupos socioeducativos na Estratégia de Saúde daFamília. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvidajunto a vinte e cinco coordenadores de grupos socioeducativos que assistem àpopulação idosa, distribuídos em oito unidades básicas de saúde de dois DistritosSanitários de Belo Horizonte, Brasil. A coleta de dados foi realizada de março a julhode 2009 e constou de observação não participante e de entrevista em profundidadesemiaberta. Na interpretação dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdoproposta por Bardin e o Modelo Teórico de Forrest. As informações coletadas foramorganizadas em sete núcleos temáticos: Atmosfera grupal como fator determinantepara a comunicação entre coordenador e membros; A diversidade de canais decomunicação veiculadores de mensagens nos grupos socioeducativos; Adinamicidade dos conteúdos discutidos nos grupos socioeducativos; A comunicaçãoverbal do coordenador segundo os pressupostos de Forrest; Eu quis saber o que apessoa está me mostrando: a leitura do grupo a partir da comunicação não verbal;O grupo enquanto espaço de escuta; Aspectos comunicacionais dificultadores efacilitadores na interação entre coordenador e grupo. A análise desses núcleostemáticos revelou que, apesar do grande incentivo à adoção de hábitos de vidasaudáveis, a prática discursiva dos coordenadores é prescritiva ecomportamentalista, pouco sintonizada com o arcabouço filosófico-conceitual dapromoção da saúde. Nesse sentido, houve predomínio da subcategoria dandoinformação que aparece associada às orientações dos profissionais de saúde sobre aadoção de comportamentos para prevenção de doenças, fundamentada natransmissão de conhecimentos de forma verticalizada. É necessário que sedesenvolvam vários processos de escuta do grupo, levando-se em conta suadimensão sociocultural para revelar questões mais profundas do que supõem aspráticas discursivas de coordenadores que ainda alicerçam suas ações em políticaspúblicas verticais de saúde. Percebe-se que a comunicação, no contexto grupal, devevaler-se de uma abordagem que valoriza a expressão do participante, nãoestritamente da saúde em sua dimensão física, mas da vida de cada um, que podeser melhor explorada por subcategorias que permitem, aos membros do grupo,verbalizarem suas percepções, como é o caso das subcategorias reconhecendo ossentimentos e verbalizando pensamentos subentendidos. Acredita-se que esteestudo possa subsidiar o planejamento de oficinas junto às equipes de Saúde daFamília, na busca de diferentes formas e meios de comunicação para efetivar a açãoeducativa dialógica e os espaços de interação nos grupos voltados para a construçãode novas formas de consciência crítica em relação aos interesses público e coletivo.The objective of this study is to reveal the content and form of communication of thecoordinator of socio-educational groups in the Family Health Strategy. This is aqualitative, descriptive, exploratory research, developed with twenty-fivecoordinators of socio-educational groups that assist the elderly population,distributed in eight basic health units of two Sanitary Districts of Belo Horizonte,Brazil. The data collection was done from March to July 2009, and consisted of nonparticipantobservation and in-depth semi-open interview. To interpret the data theContent Analysis of Bardin and the Theoretical Model of Forrest were used. Theinformation was organized in seven thematic numbers: Group atmosphere as adeterminant factor to the communication between coordinator and members; Thediversity of communication channels backers of messages in the socio-educationalgroups; The content dynamicity discussed in the socio-educational groups; Theverbal communication of the coordinator according to Forrest; I wanted to knowwhat the person was showing me: the reading of the group based on non-verbalcommunication; The group as a listening space; Communicational aspects hinderingand facilitating in the interaction between coordinator and group. The analysis ofthese thematic groups showed that, despite the encouragement towards theadoption of healthy lifestyles, the discursive practice of the coordinators isprescriptive and behaviorist, out of tune with the philosophical and conceptualframework of health promotion. Accordingly, there was a predominance ofsubcategory giving information that is associated with the guidelines of healthprofessionals on the adoption of behaviors for disease prevention, based onknowledge transfer so vertical. It is necessary to develop many listening processes inthe group, taking into account its socio-cultural dimension, to reveal deeper issuesthan assume the discursive practices of coordinators who have founded their verticalpublic health policy actions. It is possible to perceive that the communication, in thegroup context, it should draw on an approach that values the expression of theparticipant, regarding not only health in its physical dimension, but also the life ofeach individual, which can best be exploited by subcategories that allow members ofthe group to verbalize their perceptions, as is the case for subcategories likerecognizing the feelings and verbalizing thoughts implied. It is believed that thisstudy can base the planning of workshops with the Family Health teams, in search ofdifferent forms and media to accomplish the dialogic action and the interactionspaces for groups focused on building new forms of critical awareness in relation topublic and collective interests.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPromoção da SaúdeHumanosEnfermagemPesquisa QualitativaEstrutura de GrupoComunicaçãoAtenção Primária à SaúdePrograma Saúde da FamíliaEnfermagemEstrutura de GrupoComunicaçãoAtenção Primária à SaúdePrograma Saúde da FamíliaComunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na estratégia de saúde da famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALl_liam_barbosa_silva.pdfapplication/pdf2633463https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-882HWS/1/l_liam_barbosa_silva.pdf27f56878dadc8526ba430a1b35f2f64fMD51TEXTl_liam_barbosa_silva.pdf.txtl_liam_barbosa_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain408428https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-882HWS/2/l_liam_barbosa_silva.pdf.txt315584aba6d89e49b10b56d85ad4b639MD521843/GCPA-882HWS2019-11-14 20:57:38.371oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-882HWSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:57:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na estratégia de saúde da família
title Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na estratégia de saúde da família
spellingShingle Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na estratégia de saúde da família
Liliam Barbosa Silva
Enfermagem
Estrutura de Grupo
Comunicação
Atenção Primária à Saúde
Programa Saúde da Família
Promoção da Saúde
Humanos
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Estrutura de Grupo
Comunicação
Atenção Primária à Saúde
Programa Saúde da Família
title_short Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na estratégia de saúde da família
title_full Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na estratégia de saúde da família
title_fullStr Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na estratégia de saúde da família
title_full_unstemmed Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na estratégia de saúde da família
title_sort Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na estratégia de saúde da família
author Liliam Barbosa Silva
author_facet Liliam Barbosa Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sonia Maria Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Julia Paes da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aide Ferreira Ferraz
dc.contributor.author.fl_str_mv Liliam Barbosa Silva
contributor_str_mv Sonia Maria Soares
Maria Julia Paes da Silva
Aide Ferreira Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estrutura de Grupo
Comunicação
Atenção Primária à Saúde
Programa Saúde da Família
topic Enfermagem
Estrutura de Grupo
Comunicação
Atenção Primária à Saúde
Programa Saúde da Família
Promoção da Saúde
Humanos
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Estrutura de Grupo
Comunicação
Atenção Primária à Saúde
Programa Saúde da Família
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Promoção da Saúde
Humanos
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Estrutura de Grupo
Comunicação
Atenção Primária à Saúde
Programa Saúde da Família
description O presente estudo teve como objetivo desvelar o conteúdo e a forma dacomunicação do coordenador de grupos socioeducativos na Estratégia de Saúde daFamília. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvidajunto a vinte e cinco coordenadores de grupos socioeducativos que assistem àpopulação idosa, distribuídos em oito unidades básicas de saúde de dois DistritosSanitários de Belo Horizonte, Brasil. A coleta de dados foi realizada de março a julhode 2009 e constou de observação não participante e de entrevista em profundidadesemiaberta. Na interpretação dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdoproposta por Bardin e o Modelo Teórico de Forrest. As informações coletadas foramorganizadas em sete núcleos temáticos: Atmosfera grupal como fator determinantepara a comunicação entre coordenador e membros; A diversidade de canais decomunicação veiculadores de mensagens nos grupos socioeducativos; Adinamicidade dos conteúdos discutidos nos grupos socioeducativos; A comunicaçãoverbal do coordenador segundo os pressupostos de Forrest; Eu quis saber o que apessoa está me mostrando: a leitura do grupo a partir da comunicação não verbal;O grupo enquanto espaço de escuta; Aspectos comunicacionais dificultadores efacilitadores na interação entre coordenador e grupo. A análise desses núcleostemáticos revelou que, apesar do grande incentivo à adoção de hábitos de vidasaudáveis, a prática discursiva dos coordenadores é prescritiva ecomportamentalista, pouco sintonizada com o arcabouço filosófico-conceitual dapromoção da saúde. Nesse sentido, houve predomínio da subcategoria dandoinformação que aparece associada às orientações dos profissionais de saúde sobre aadoção de comportamentos para prevenção de doenças, fundamentada natransmissão de conhecimentos de forma verticalizada. É necessário que sedesenvolvam vários processos de escuta do grupo, levando-se em conta suadimensão sociocultural para revelar questões mais profundas do que supõem aspráticas discursivas de coordenadores que ainda alicerçam suas ações em políticaspúblicas verticais de saúde. Percebe-se que a comunicação, no contexto grupal, devevaler-se de uma abordagem que valoriza a expressão do participante, nãoestritamente da saúde em sua dimensão física, mas da vida de cada um, que podeser melhor explorada por subcategorias que permitem, aos membros do grupo,verbalizarem suas percepções, como é o caso das subcategorias reconhecendo ossentimentos e verbalizando pensamentos subentendidos. Acredita-se que esteestudo possa subsidiar o planejamento de oficinas junto às equipes de Saúde daFamília, na busca de diferentes formas e meios de comunicação para efetivar a açãoeducativa dialógica e os espaços de interação nos grupos voltados para a construçãode novas formas de consciência crítica em relação aos interesses público e coletivo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T03:01:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T03:01:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/GCPA-882HWS
url http://hdl.handle.net/1843/GCPA-882HWS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-882HWS/1/l_liam_barbosa_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-882HWS/2/l_liam_barbosa_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 27f56878dadc8526ba430a1b35f2f64f
315584aba6d89e49b10b56d85ad4b639
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589231132540928