Ações de desenvolvimento profissional de professores da educação superior no Brasil e na Argentina: um estudo comparado entre o GIZ (UFMG) e as assessorias pedagógicas (UBA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Santos da Conceição
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32708
Resumo: Esta tese tem como objetivo geral analisar e comparar as ações formativas de desenvolvimento profissional realizadas em universidades públicas de educação superior no Brasil e na Argentina. Especificamente, pretendemos caracterizar as ações formativas nessas universidades; identificar e analisar as concepções de formação docente que orientam essas ações e as percepções dos participantes envolvidos (coordenadores dos programas, professores formadores e professores participantes). Como aporte teórico, trabalhamos o conceito de desenvolvimento profissional docente por meio dos estudos de Imbernón, Day e Diniz-Pereira; percorremos estudos sobre a Pedagogia e a docência universitária; trouxemos o conceito de campo, de Bourdieu, para discutir o capital científico e o “capital pedagógico” no campo universitário. O percurso metodológico adota uma abordagem qualitativa atrelada aos princípios da pesquisa comparada. Nosso campo de investigação consistiu na análise de duas experiências formativas desenvolvidas por instituições de educação superior: no Brasil, nosso objeto de estudos foi o PerCurso Docente, ofertado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, o GIZ, da UFMG; na Argentina, analisamos o curso de formação denominado Carrera Docente, nas Faculdades de Farmácia e Bioquímica, de Odontologia e de Direito, da Universidade de Buenos Aires. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos observações, análise documental, questionário e entrevistas semi-estruturadas (21 entrevistas no Brasil e 14 na Argentina). Fundamentamo-nos nos princípios da análise temática propostos por Minayo (2010) e usamos, como variáveis teóricas, os indicadores de análise de programas de formação docente propostos por Cunha (2014). Concluímos que não existe um único caminho formativo a percorrer, os trajetos são múltiplos e têm relação direta com os contextos dos campos em que cada ação está inserida, bem como a cultura, as condições de trabalho, os contextos políticos e as bases teóricas. Todos esses elementos oferecem recursos necessários para análise de cada experiência. Os achados desta investigação acadêmica respondem a nossa hipótese inicial, que compreendia que o desenvolvimento profissional docente no Brasil e na Argentina seria influenciado por características distintas, uma vez que a composição da carreira sofre influências da cultura acadêmica e do processo de constituição da autonomia nas duas universidades estudadas, reveladas pelas relações de poder ali estabelecidas. Vimos, claramente, que as relações de poder estabelecidas nos dois campos universitários são movidas pelos agentes desses campos que conferem valores distintos a diferentes capitais. Ainda conforme nossa hipótese, as ações formativas ofertadas pelas instituições nos dois países revelam concepções de formação semelhantes, mas com valorizações singulares para a constituição da carreira docente e de seu desenvolvimento profissional. Acreditamos que a grande contribuição que esta investigação traz para o campo da Pedagogia e da docência universitária concentra-se em nosso esforço de discutir as ações de desenvolvimento profissional em uma perspectiva mais ampliada, ao fazer a análise dessas ações a partir de um olhar do campo universitário em que cada uma dessas ações está inserida. Defendemos a existência de um outro capital dentro desse campo, que não o capital científico, já amplamente discutido por Bourdieu, e acreditamos que, com uma outra configuração do campo universitário, o “capital pedagógico” pode vir a ocupar um lugar de prestígio dentro dele.
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Como aporte teórico, trabalhamos o conceito de desenvolvimento profissional docente por meio dos estudos de Imbernón, Day e Diniz-Pereira; percorremos estudos sobre a Pedagogia e a docência universitária; trouxemos o conceito de campo, de Bourdieu, para discutir o capital científico e o “capital pedagógico” no campo universitário. O percurso metodológico adota uma abordagem qualitativa atrelada aos princípios da pesquisa comparada. Nosso campo de investigação consistiu na análise de duas experiências formativas desenvolvidas por instituições de educação superior: no Brasil, nosso objeto de estudos foi o PerCurso Docente, ofertado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, o GIZ, da UFMG; na Argentina, analisamos o curso de formação denominado Carrera Docente, nas Faculdades de Farmácia e Bioquímica, de Odontologia e de Direito, da Universidade de Buenos Aires. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos observações, análise documental, questionário e entrevistas semi-estruturadas (21 entrevistas no Brasil e 14 na Argentina). Fundamentamo-nos nos princípios da análise temática propostos por Minayo (2010) e usamos, como variáveis teóricas, os indicadores de análise de programas de formação docente propostos por Cunha (2014). Concluímos que não existe um único caminho formativo a percorrer, os trajetos são múltiplos e têm relação direta com os contextos dos campos em que cada ação está inserida, bem como a cultura, as condições de trabalho, os contextos políticos e as bases teóricas. Todos esses elementos oferecem recursos necessários para análise de cada experiência. Os achados desta investigação acadêmica respondem a nossa hipótese inicial, que compreendia que o desenvolvimento profissional docente no Brasil e na Argentina seria influenciado por características distintas, uma vez que a composição da carreira sofre influências da cultura acadêmica e do processo de constituição da autonomia nas duas universidades estudadas, reveladas pelas relações de poder ali estabelecidas. Vimos, claramente, que as relações de poder estabelecidas nos dois campos universitários são movidas pelos agentes desses campos que conferem valores distintos a diferentes capitais. Ainda conforme nossa hipótese, as ações formativas ofertadas pelas instituições nos dois países revelam concepções de formação semelhantes, mas com valorizações singulares para a constituição da carreira docente e de seu desenvolvimento profissional. Acreditamos que a grande contribuição que esta investigação traz para o campo da Pedagogia e da docência universitária concentra-se em nosso esforço de discutir as ações de desenvolvimento profissional em uma perspectiva mais ampliada, ao fazer a análise dessas ações a partir de um olhar do campo universitário em que cada uma dessas ações está inserida. Defendemos a existência de um outro capital dentro desse campo, que não o capital científico, já amplamente discutido por Bourdieu, e acreditamos que, com uma outra configuração do campo universitário, o “capital pedagógico” pode vir a ocupar um lugar de prestígio dentro dele.This thesis aims to analyze and compare the formative actions of professional development carried out in public universities of college education in Brazil and Argentina. Specifically, we intend to characterize the formative actions in these universities; identify and analyze the conceptions of teacher training that guide these actions and the perceptions of the participants involved (program coordinators, teacher trainers and participating teachers). As a theoretical contribution, we work the concept of teacher professional development through the studies of Imbernón, Day and Diniz-Pereira; we went through studies on pedagogy and university teaching; we brought Bourdieu's concept of field to discuss scientific capital and 'pedagogical capital' in the university field. The methodological approach adopts a qualitative approach linked to the principles of comparative research. Our investigation field consisted of the analysis of two formative experiences developed by college education institutions: in Brazil, our object of study was the PerCurso Docente offered by GIZ, UFMG's Directorate of Innovation and Teaching Methodologies; in Argentina, we analyzed the formative course called Carrera Docente at the Faculties Pharmacy and Biochemistry, Dentistry and Law, all of the University of Buenos Aires. As data collection instrument we used observations, document analysis, questionnaire and semi-structured interviews (21 interviews in Brazil and 14 in Argentina). We based on the principles of thematic analysis proposed by Minayo (2010) and used, as theoretical variables, the analysis indicators of teacher education programs proposed by Cunha (2014). We conclude that there is no single formative way to go, the paths are multiple and have direct relation with the field’s contexts in which each action is inserted, as well as the culture, working conditions, political contexts and theoretical bases. All of these elements provide the resources needed to analyze each experiment. The findings of this academic investigation responds our initial hypothesis that understood that teacher professional development in Brazil and Argentina would be influenced by distinct characteristics, since the career composition is influenced by the academic culture and the autonomy constitution process in both universities studied, revealed by the power relations established there. We clearly saw that power relations established in both universitary fields are driven by this field’s agents who give different values to different capitals. Still according to our hypothesis, the formative actions offered by the institutions in both countries reveal similar conceptions of formation, but with unique valuations for the teaching career constitution and its professional development. We believe that the great contribution that this research brings to pedagogy field and university teaching focuses on our effort to discuss professional development actions in a broader perspective, by analyzing these actions from the perspective of the universitary field where each of these actions is inserted. We argue for the existence of another capital within this field, other than scientific capital, already widely discussed by Bourdieu, we believe that, within another configuration of the university field, “pedagogical capital” may occupy a prestigious place within it.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUniversidade Federal de Minas GeraisUniversidad de Buenos AiresEducaçãoEducação comparada - Brasil - ArgentinaProfessores universitários - FormaçãoProfessores universitários - Formação - ArgentinaProfessores universitários - Reciclagem profissionalProfessores universitários - TreinamentoEnsino superior - ArgentinaUniversidades e faculdades - Administração de pessoalArgentina - EducaçãoAmérica Latina - EducaçãoAmérica Latina - Ensino superiorAções formativasDocência universitáriaDesenvolvimento profissional docenteCapital pedagógicoAções de desenvolvimento profissional de professores da educação superior no Brasil e na Argentina: um estudo comparado entre o GIZ (UFMG) e as assessorias pedagógicas (UBA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAções de desenvolvimento profissional de professores da educação superior no Brasil e na Argentina - um estudo comparado entre o GIZ.pdfAções de desenvolvimento profissional de professores da educação superior no Brasil e na Argentina - um estudo comparado entre o GIZ.pdfapplication/pdf8451899https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32708/1/A%c3%a7%c3%b5es%20de%20desenvolvimento%20profissional%20de%20professores%20da%20educa%c3%a7%c3%a3o%20superior%20no%20Brasil%20e%20na%20Argentina%20-%20um%20estudo%20comparado%20entre%20o%20GIZ.pdf05a8e139757a447fbb3480b9238a6f49MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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