Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_3bf63c2c60c8c2007a0bacd171262c0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9WMUBA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Angela Maria RibeiroWalderez Ornelas DutraIsabela Cristina Campos de Sena2019-08-11T13:36:52Z2019-08-11T13:36:52Z2015-02-23http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WMUBAMuitos esforços vêm sendo empregados para melhorar a compreensão acerca das bases neurobiológicas da memória e do aprendizado. Dentre os modelos animais utilizados, camundongos representam uma importante opção como modelos experimentais para o estudo de parâmetros biológicos e aspectos comportamentais. Os objetivos do presente trabalho foram: (i) avaliar o desempenho - aprendizado e memória - em tarefa de navegação espacial no Labirinto em Tanque Raso (LTR) em camundongos Swiss; (ii) mensurar a concentração de GABA e glutamato no hipocampo e (iii) avaliar as correlações entre os parâmetros neuroquímicos e entre esses e os comportamentais. Para tanto foram utilizados 46 camundongos Swiss de três meses de idade, divididos em três grupos: (i) Grupo Controle: animais que não foram submetidos à tarefa cognitiva e nem à exposição ao LTR, (ii) Grupo Controle Atividade animais expostos ao LTR sem a finalidade de resolver a tarefa cognitiva e, (iii) Grupo Aprendizado animais submetidos ao treino e teste de memória espacial no LTR. O treino foi constituído de sete sessões diárias realizadas em dias consecutivos, sendo quatro tentativas/sessão. Após o quinto dia de treinamento da tarefa os animais foram submetidos ao teste comprobatório, e após a última sessão do treino, os animais foram eutanasiados e o hipocampo foi dissecado para posterior dosagem de GABA e glutamato por cromatografia liquida- HPLC. Houve um efeito significativo do treino, indicando que os animais do grupo aprendizado foram capazes de aprender a tarefa. Houve também efeito significativo dos tratamentos sobre a preferência pelo quadrante alvo, indicando que os animais foram capazes de se direcionarem para o local onde deveria estar o reforço, mesmo na ausência desse. Os tratamentos também afetaram a concentração de GABA no hipocampo. Os dados do desempenho dos animais no treino, aquisição da tarefa, e no teste de memória indicam que os animais foram capazes de aprender a tarefa utilizando um mapa cognitivo do ambiente, e a execução dessa tarefa envolve alterações na concentração de GABA no hipocampo desses animais.Many efforts have been made to understand the neurobiological basis of memory and learning. Among the animal models that have been used to achieve these objectives,mice represent an important alternative for studying some of the biological processes related to behavioral aspects or associated with nervous system dysfunctions. Using Swiss mice, the objectives of the present study were: (i) evaluate the performance - learning and memory - in a spatial navigation task in the Shallow Water Maze (SWM), (ii) measure the concentrations of GABA and glutamate in the hippocampus, and (iii) first evaluate the correlations between the neurochemical data and the behavioral parameters and, second, to evaluate the correlation between the neurochemical parameters themselves. We used 46 three-month-old Swiss mice, divided into three groups: (i) Control Group: animals that underwent neither the cognitive task nor exposure to SWM, (ii) Control Activity Group: animals were exposed to the SWM without exposure to the cognitive task, and (iii) Learning Group: animals that were submitted to the cognitive task in the SWM. The behavioral test consisted of seven consecutive daily sessions with four trials per session. After the fifth session the animals were submitted to the Probe Trail and after the last training session, animals were euthanized and their hippocampus was dissected and separated for GABA and glutamate assays using the HPLC method. There was significant training effect, indicating that the animals of the "learning" group were able to learn the task. There was also a significant treatment effect on the preference for the target quadrant, confirming that the animals used extra-maze spatial cue for exiting the SWM. In addition, the cognitive exercise of solving the spatial navigation task affected (increase) the concentrations of GABA in the hippocampus, which effect was significant related to animal behavioral performance in the two first training sessions. The experimental conditions used in the present study were suitable for assessing spatial cognitive learning using mice as an animal model. Moreover, we show for the first time that the acquisition of a spatial task involves changes in GABA contents in the hippocampus.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReceptores do ácido gama-aminobutíricoNeurociênciasHipocampo (Cérebro)CogniçãoReceptores metabotropicos de glutamato MetabolismoHipocampoGlutamatoGabaCognição espacialCamundongoO aprendizado de uma tarefa de navegação espacial altera os níveis de GABA no hipocampo de camundongos SWISSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALisabela_cristina_campos_de_sena_finalizada.pdfapplication/pdf1773959https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WMUBA/1/isabela_cristina_campos_de_sena_finalizada.pdf99906a2ccfe9dd77c1d9936d3ced5a89MD51TEXTisabela_cristina_campos_de_sena_finalizada.pdf.txtisabela_cristina_campos_de_sena_finalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain136023https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WMUBA/2/isabela_cristina_campos_de_sena_finalizada.pdf.txt87c381ffa8e43a79fb232802bbbde428MD521843/BUOS-9WMUBA2019-11-14 04:54:53.039oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9WMUBARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:54:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547347352748032