Interação Universidade-Empresa: motivações e canais de interação preferidos por professores de uma universidade colombiana. Caso da Universidad Nacional de Colombia – sede Bogotá.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darío Reyes Reina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33961
Resumo: Nas últimas décadas as reflexões sobre a interação Universidade-Empresa (U-E) e sua relevância na inovação e no desenvolvimento econômico e social vêm ganhando um interesse crescente por parte de pesquisadores, governos e empresas. Esta pesquisa procura compreender um ator fundamental na interação U-E: os professores universitários. Assim, tendo como cenário de estudo a Universidad Nacional de Colombia – Sede Bogotá, objetivamos analisar as motivações dos professores para interagir com empresas e os canais de interação utilizados nesse processo. Foi realizado um estudo de caso único segundo a proposta de Robert Yin (2015), por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas e revisão de fontes secundárias. Foram aplicadas 18 entrevistas semiestruturadas, sendo 15 a professores universitários que têm participado de atividades de interação U-E e 3 a funcionários do escritório de transferência de tecnologia da mesma instituição. Em relação às fontes secundárias, foram consultados os regulamentos da Universidade, os relatórios de atividades da reitoria e do escritório de transferência, além do sistema de informação interno “Hermes” que registra a produção em ciência e tecnologia dos professores. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática proposta por Laurence Bardin (2011). Como resultado, sintetizam-se as principais motivações dos professores para interagir com empresas, discutem-se os canais de interação mais explorados por eles, e propõe-se uma tipologia que levando em conta estes dois elementos os classifica em quatro grupos. Por último, conclui-se que os professores universitários caracterizam-se por uma heterogeneidade de posicionamentos frente à interação U-E, sendo necessário que os formuladores de políticas públicas e os escritórios de transferência de tecnologia reconheçam esta diversidade, não sendo eficaz a existência de uma única política de inovação nas universidades.
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Foi realizado um estudo de caso único segundo a proposta de Robert Yin (2015), por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas e revisão de fontes secundárias. Foram aplicadas 18 entrevistas semiestruturadas, sendo 15 a professores universitários que têm participado de atividades de interação U-E e 3 a funcionários do escritório de transferência de tecnologia da mesma instituição. Em relação às fontes secundárias, foram consultados os regulamentos da Universidade, os relatórios de atividades da reitoria e do escritório de transferência, além do sistema de informação interno “Hermes” que registra a produção em ciência e tecnologia dos professores. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática proposta por Laurence Bardin (2011). Como resultado, sintetizam-se as principais motivações dos professores para interagir com empresas, discutem-se os canais de interação mais explorados por eles, e propõe-se uma tipologia que levando em conta estes dois elementos os classifica em quatro grupos. Por último, conclui-se que os professores universitários caracterizam-se por uma heterogeneidade de posicionamentos frente à interação U-E, sendo necessário que os formuladores de políticas públicas e os escritórios de transferência de tecnologia reconheçam esta diversidade, não sendo eficaz a existência de uma única política de inovação nas universidades.In recent decades, reflections on University-Industry (U-E) interaction and its relevance to innovation and economic and social development have gained increasing interest from researchers, governments and companies. In particular, this research seeks to understand a key actor in U-I interaction: university professors. Thus, having as a study scenario the Universidad Nacional de Colombia - Sede Bogotá, we aim to analyze the motivations of professors to interact with companies and the interaction channels they prefer to do so. As a methodology, a unique case study was carried out according to Robert Yin's proposal (2015), through the application of semi-structured interviews and review of secondary sources. Specifically, 18 semi-structured interviews were applied, 15 to university professors who have participated in U-I interaction activities and 3 to employees of the technology transfer office of the same institution. As for secondary sources, the university's regulations, the dean's office and transfer office's activity reports, as well as the internal information system "Hermes" which records all the science and technology results of the professors, were consulted. Data were analyzed using the thematic analysis proposed by Laurence Bardin (2011). As a result, we summarize the main motivations of professor to interact with companies, discuss the channels of interaction most explored by them, and is proposed a typology that takes into account these two elements classifies them into four groups. Finally, it can be concluded that university professors are characterized by a heterogeneity of positions in relation to U-I interaction. It is therefore necessary that policy makers and technology transfer offices recognize this diversity, which is why the existence of a single innovation policy in universities is not appropriate.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade IntelectualUFMGBrasilICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASUniversidade e indústriaRelações interinstitucionaisDocentesMotivaçãoInteração universidade-empresaCanais de interaçãoMotivaçõesProfessores universitáriosInteração Universidade-Empresa: motivações e canais de interação preferidos por professores de uma universidade colombiana. Caso da Universidad Nacional de Colombia – sede Bogotá.University-Industry Interaction: motivations and interaction channels preferred by researchers at a Colombian university. Case of the National University of Colombia - Bogotáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALReyes_dario_2020_Interação_universidade_empresa_motivações_e_canais_de_interação (1).pdfReyes_dario_2020_Interação_universidade_empresa_motivações_e_canais_de_interação (1).pdfabertoapplication/pdf5963101https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33961/1/Reyes_dario_2020_Intera%c3%a7%c3%a3o_universidade_empresa_motiva%c3%a7%c3%b5es_e_canais_de_intera%c3%a7%c3%a3o%20%281%29.pdfe70fce845b07ab95bbad3324665788b0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33961/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/339612020-08-11 20:26:43.059oai:repositorio.ufmg.br:1843/33961TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-08-11T23:26:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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