Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_3c2ba48924def7986d9f1a7fc1eb12bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR6N3W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Isabela Silva Cancio VellosoHeloisa de Carvalho TorresAline Poliana Silva Batista2019-08-11T22:45:54Z2019-08-11T22:45:54Z2014-02-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR6N3WA doença falciforme é considerada no Brasil um problema de saúde pública e a assistência adequada pode ser determinante para o paciente. Para a capacitação de profissionais de saúde, a educação à distância é uma estratégia viável na promoção da educação permanente e para a utilização desse recurso de forma eficaz, é necessário que haja um planejamento de todos os processos, além da descrição das competências e atribuições de cada um dos atores envolvidos. Um dos principais atores desse processo é o tutor e o objetivo desse trabalho foi identificar as competências que o profissional de saúde deve desenvolver como tutor em Educação à distância (EAD) em doença falciforme (DF). Como resultados obtidos tivemos estruturação de cursos em EAD, perfil dos alunos, ações a serem desenvolvidas pelo tutor para melhoria na vinculação do aluno em cursos em EAD, processo de ensino e aprendizagem e Competências dos tutores na EAD. Concluímos que o profissional deve ter ou desenvolver as competências necessárias para exercer a tutoria, além de desenvolver estratégias para maior vinculação de alunos e promoção da construção coletiva do conhecimento.Sickle cell disease in Brazil is considered a serious public health and adequate care can be crucial for the patient. For the training of health professionals, distance education is a viable strategy in the promotion of lifelong learning and the use of this resource effectively, there must be a schedule of all processes, beyond the description of the powers and duties of each of the actors involved. One of the main actors of this process is the tutor and the aim of this study was to identify the competencies that health professionals should develop as a tutor in Distance Education ( DE ) in sickle cell disease (SCD ) . As results had structuring courses in distance learning, student profile, actions to be taken by the tutor to improve the binding of the student in courses in distance education, teaching and learning and skills of tutors in distance education. We conclude that the professional must have or develop the skills necessary to pursue tutoring, and develop strategies for greater linkage of students and promotion of collective knowledge construction.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeAnemia FalciformeTutoriaEducação à DistânciaCompetência ProfissionalCompetências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciformeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALaline_poliana_silva_batista.pdfapplication/pdf486511https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR6N3W/1/aline_poliana_silva_batista.pdfea77fd13897c167c016af24648f95fb9MD51TEXTaline_poliana_silva_batista.pdf.txtaline_poliana_silva_batista.pdf.txtExtracted texttext/plain77858https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR6N3W/2/aline_poliana_silva_batista.pdf.txta2656d6abb1cf2de4151006d2835a192MD521843/BUBD-AR6N3W2019-11-14 08:41:29.938oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR6N3WRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:41:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547800056561664