Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciforme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Poliana Silva Batista
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR6N3W
Resumo: A doença falciforme é considerada no Brasil um problema de saúde pública e a assistência adequada pode ser determinante para o paciente. Para a capacitação de profissionais de saúde, a educação à distância é uma estratégia viável na promoção da educação permanente e para a utilização desse recurso de forma eficaz, é necessário que haja um planejamento de todos os processos, além da descrição das competências e atribuições de cada um dos atores envolvidos. Um dos principais atores desse processo é o tutor e o objetivo desse trabalho foi identificar as competências que o profissional de saúde deve desenvolver como tutor em Educação à distância (EAD) em doença falciforme (DF). Como resultados obtidos tivemos estruturação de cursos em EAD, perfil dos alunos, ações a serem desenvolvidas pelo tutor para melhoria na vinculação do aluno em cursos em EAD, processo de ensino e aprendizagem e Competências dos tutores na EAD. Concluímos que o profissional deve ter ou desenvolver as competências necessárias para exercer a tutoria, além de desenvolver estratégias para maior vinculação de alunos e promoção da construção coletiva do conhecimento.
id UFMG_3c2ba48924def7986d9f1a7fc1eb12bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR6N3W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Isabela Silva Cancio VellosoHeloisa de Carvalho TorresAline Poliana Silva Batista2019-08-11T22:45:54Z2019-08-11T22:45:54Z2014-02-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR6N3WA doença falciforme é considerada no Brasil um problema de saúde pública e a assistência adequada pode ser determinante para o paciente. Para a capacitação de profissionais de saúde, a educação à distância é uma estratégia viável na promoção da educação permanente e para a utilização desse recurso de forma eficaz, é necessário que haja um planejamento de todos os processos, além da descrição das competências e atribuições de cada um dos atores envolvidos. Um dos principais atores desse processo é o tutor e o objetivo desse trabalho foi identificar as competências que o profissional de saúde deve desenvolver como tutor em Educação à distância (EAD) em doença falciforme (DF). Como resultados obtidos tivemos estruturação de cursos em EAD, perfil dos alunos, ações a serem desenvolvidas pelo tutor para melhoria na vinculação do aluno em cursos em EAD, processo de ensino e aprendizagem e Competências dos tutores na EAD. Concluímos que o profissional deve ter ou desenvolver as competências necessárias para exercer a tutoria, além de desenvolver estratégias para maior vinculação de alunos e promoção da construção coletiva do conhecimento.Sickle cell disease in Brazil is considered a serious public health and adequate care can be crucial for the patient. For the training of health professionals, distance education is a viable strategy in the promotion of lifelong learning and the use of this resource effectively, there must be a schedule of all processes, beyond the description of the powers and duties of each of the actors involved. One of the main actors of this process is the tutor and the aim of this study was to identify the competencies that health professionals should develop as a tutor in Distance Education ( DE ) in sickle cell disease (SCD ) . As results had structuring courses in distance learning, student profile, actions to be taken by the tutor to improve the binding of the student in courses in distance education, teaching and learning and skills of tutors in distance education. We conclude that the professional must have or develop the skills necessary to pursue tutoring, and develop strategies for greater linkage of students and promotion of collective knowledge construction.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeAnemia FalciformeTutoriaEducação à DistânciaCompetência ProfissionalCompetências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciformeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALaline_poliana_silva_batista.pdfapplication/pdf486511https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR6N3W/1/aline_poliana_silva_batista.pdfea77fd13897c167c016af24648f95fb9MD51TEXTaline_poliana_silva_batista.pdf.txtaline_poliana_silva_batista.pdf.txtExtracted texttext/plain77858https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR6N3W/2/aline_poliana_silva_batista.pdf.txta2656d6abb1cf2de4151006d2835a192MD521843/BUBD-AR6N3W2019-11-14 08:41:29.938oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR6N3WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:41:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciforme
title Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciforme
spellingShingle Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciforme
Aline Poliana Silva Batista
Anemia Falciforme
Tutoria
Educação à Distância
Competência Profissional
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
title_short Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciforme
title_full Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciforme
title_fullStr Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciforme
title_full_unstemmed Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciforme
title_sort Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciforme
author Aline Poliana Silva Batista
author_facet Aline Poliana Silva Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isabela Silva Cancio Velloso
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Heloisa de Carvalho Torres
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Poliana Silva Batista
contributor_str_mv Isabela Silva Cancio Velloso
Heloisa de Carvalho Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Anemia Falciforme
Tutoria
Educação à Distância
Competência Profissional
topic Anemia Falciforme
Tutoria
Educação à Distância
Competência Profissional
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
description A doença falciforme é considerada no Brasil um problema de saúde pública e a assistência adequada pode ser determinante para o paciente. Para a capacitação de profissionais de saúde, a educação à distância é uma estratégia viável na promoção da educação permanente e para a utilização desse recurso de forma eficaz, é necessário que haja um planejamento de todos os processos, além da descrição das competências e atribuições de cada um dos atores envolvidos. Um dos principais atores desse processo é o tutor e o objetivo desse trabalho foi identificar as competências que o profissional de saúde deve desenvolver como tutor em Educação à distância (EAD) em doença falciforme (DF). Como resultados obtidos tivemos estruturação de cursos em EAD, perfil dos alunos, ações a serem desenvolvidas pelo tutor para melhoria na vinculação do aluno em cursos em EAD, processo de ensino e aprendizagem e Competências dos tutores na EAD. Concluímos que o profissional deve ter ou desenvolver as competências necessárias para exercer a tutoria, além de desenvolver estratégias para maior vinculação de alunos e promoção da construção coletiva do conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T22:45:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T22:45:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR6N3W
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR6N3W
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR6N3W/1/aline_poliana_silva_batista.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR6N3W/2/aline_poliana_silva_batista.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ea77fd13897c167c016af24648f95fb9
a2656d6abb1cf2de4151006d2835a192
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589289175416832