Poesia e música como aprimoramento da leitura no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elaine Aparecida de Oliveira Assunção
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AZRJ7H
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar propostas para se trabalhar a poesia nas últimas séries do Ensino Fundamental, utilizando a música como estratégia para a revitalização do ensino dessa arte da palavra na sala de aula, e consequentemente, para o aprimoramento da leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em dois estabelecimentos da rede pública - Escola Municipal Dulce Maria Homem, de Belo Horizonte, e Escola Municipal Prefeito Sebastião Camargo, da cidade de Contagem - com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, este trabalho parte de questionários destinados a alunos e professores das escolas mencionadas, sondando a concepção que eles têm de poesia. Numa segunda etapa, tentamos fazer reflexões sobre a situação da poesia na escola destacando temas como os critérios de seleção de leitura, a mediação e o cabedal de leituras do professor, a utilização da poesia pelo livro didático, a aproximação da poesia com o contexto social como forma de apurar uma leitura crítica e como proposta de uma escola libertadora, o papel do leitor, a relação entre ler e escrever. Na terceira fase, buscamos destacar traços fundamentais da linguagem poética tais como o papel da poesia na sociedade contemporânea, a estrutura interna do poema (estratos fônicos, morfossintáticos, semânticos, a relação som e sentido, as imagens), a relação entre a poesia, o contexto social e a subjetividade. A partir daí, numa quarta etapa, partimos para a relação entre a música e a poesia, traçando um panorama da MPB e mostrando como esse gênero vai gradualmente se aproximando do poético. Tentamos demonstrar que alguns elementos musicais como as pausas, a oralidade, a voz, o ritmo, associados a traços da poesia como a disposição das palavras na página, os jogos vocabulares, as camadas óticas, fônicas, morfossintáticas e semânticas são instrumentos significativos para aprimorar o processo de leitura. A partir da relação da poesia com a música, destacando o papel da oralidade, concluímos que há uma necessidade do som e da voz para que se instaure o sentido, alavancando assim a leitura. Ainda nessa etapa, desenvolvemos algumas reflexões sobre a música em estado puro, com sua camada sonora, rítmica, conectadas à subjetividade. Exploramos, na quinta fase, em cinco oficinas, textos poéticos e canções da MPB. As oficinas permitiram aos alunos mergulhar na relação corpo-palavra-som-imagem, refletir sobre a estrutura interna (camadas fônicas, morfossintáticas, semânticas) e externa (contexto social) do poema, levando os estudantes a praticarem, com prazer, exercícios de poesia. Metodologicamente, a mediação das atividades das oficinas foi baseada no letramento literário defendido por Cosson (2014), pautado na Sequência Básica, composta das etapas: motivação, leitura (oralidade), introdução, interpretação interna, contextualização, interpretação externa - (expansão). No final do trabalho, foi feita uma comparação entre o questionário inicial e final.
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Numa segunda etapa, tentamos fazer reflexões sobre a situação da poesia na escola destacando temas como os critérios de seleção de leitura, a mediação e o cabedal de leituras do professor, a utilização da poesia pelo livro didático, a aproximação da poesia com o contexto social como forma de apurar uma leitura crítica e como proposta de uma escola libertadora, o papel do leitor, a relação entre ler e escrever. Na terceira fase, buscamos destacar traços fundamentais da linguagem poética tais como o papel da poesia na sociedade contemporânea, a estrutura interna do poema (estratos fônicos, morfossintáticos, semânticos, a relação som e sentido, as imagens), a relação entre a poesia, o contexto social e a subjetividade. A partir daí, numa quarta etapa, partimos para a relação entre a música e a poesia, traçando um panorama da MPB e mostrando como esse gênero vai gradualmente se aproximando do poético. Tentamos demonstrar que alguns elementos musicais como as pausas, a oralidade, a voz, o ritmo, associados a traços da poesia como a disposição das palavras na página, os jogos vocabulares, as camadas óticas, fônicas, morfossintáticas e semânticas são instrumentos significativos para aprimorar o processo de leitura. A partir da relação da poesia com a música, destacando o papel da oralidade, concluímos que há uma necessidade do som e da voz para que se instaure o sentido, alavancando assim a leitura. Ainda nessa etapa, desenvolvemos algumas reflexões sobre a música em estado puro, com sua camada sonora, rítmica, conectadas à subjetividade. Exploramos, na quinta fase, em cinco oficinas, textos poéticos e canções da MPB. As oficinas permitiram aos alunos mergulhar na relação corpo-palavra-som-imagem, refletir sobre a estrutura interna (camadas fônicas, morfossintáticas, semânticas) e externa (contexto social) do poema, levando os estudantes a praticarem, com prazer, exercícios de poesia. Metodologicamente, a mediação das atividades das oficinas foi baseada no letramento literário defendido por Cosson (2014), pautado na Sequência Básica, composta das etapas: motivação, leitura (oralidade), introdução, interpretação interna, contextualização, interpretação externa - (expansão). No final do trabalho, foi feita uma comparação entre o questionário inicial e final.This research aims to present proposals to work on poetry with the senior elementary school years, using music as a strategy for this word art renewal in the classroom, and, a result, to reading improvement. This is a qualitative research carried out in two public schools Escola Municipal Dulce Maria Homem, Belo Horizonte, and Escola Municipal Prefeito Sebastião Camargos, in the City of Contagem - with eighth grade students from Elementary School II. Thereunto, this work goes from questionnaires for students and teachers of the mentioned schools, probing their conception of poetry. In a second stage, we tried to reflect on a situation of poetry in school, highlighting themes such as reading selection criteria, mediation and teacher reading property, a use of poetry for the textbook, an approximation of poetry with the social context as a form reviewing and revising proposals of a liberating school, the role of the reader, a relationship between reading and writing. In the third phase, we sought to highlight the fundamental features of poetic language such as the role of poetry in contemporary society, an internal poem structure (phonic strata, morphosyntactic, semantic, a relation of sound and meaning, and images), the relation between poetry, social context and subjectivity. Furthermore, in a fourth stage, we go through a relationship between a song and a poetry, tracing a panorama of MPB and showing how this genre gradually approaches the poetic. It was enlightened that some musical elements such as pauses, orality, voice, rhythm, associated with traits of poetry as an arrangement of words on the page, such as vocabulary games, such as optical, phonic, morphosyntactic and semantic layers are major tools to improve the reading process. From the relation of poetry to a song, highlighting the role of orality, it was concluded that there is a need for the voice and its installation thus leveraging the reading. Besides, we developed some reflections on a pure music, with its sound layer, rhythmic, connected to the subjectivity. We explored, in the fifth phase, five workshops, poetic texts and MPB songs. The workshops allowed students to immerse themselves in the body-word-sound-image relationship, to reflect an internal and an external structure (social context) of the poem, leading students to practice poetry with pleasure. Methodologically, a mediation of the activities for the workshops was based on the letramento literário defended by Cosson (2014), based on the Basic Sequence, composed by the stages: motivation, reading (orality), introduction, internal interpretation, contextualization, external interpretation - (expansions). At the end of the study, a review was performed between the initial and final questionnaire, evaluating an evolution in the conception of poetry and in the ability to read poetic texts by the students, which was confirmed by the research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAtividades criativas na sala de aulaLeituraLeitura Métodos de ensinoMúsica na educaçãoAprimoramento da leitura Poesia e música Ensino Fundamental Poesia escolaPoesia e música como aprimoramento da leitura no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpoesia_e_m_sica_como_aprimoramento_da_leitura_no_ensino_fundamental.pdfapplication/pdf4470632https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AZRJ7H/1/poesia_e_m_sica_como_aprimoramento_da_leitura_no_ensino_fundamental.pdf54e6df0173a23d33791e20c942e61129MD51TEXTpoesia_e_m_sica_como_aprimoramento_da_leitura_no_ensino_fundamental.pdf.txtpoesia_e_m_sica_como_aprimoramento_da_leitura_no_ensino_fundamental.pdf.txtExtracted texttext/plain791392https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AZRJ7H/2/poesia_e_m_sica_como_aprimoramento_da_leitura_no_ensino_fundamental.pdf.txt479c6a0754a7154612c2ebdeae1f2423MD521843/LETR-AZRJ7H2019-11-14 07:25:07.125oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AZRJ7HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:25:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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