Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYLX5 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como eixo norteador o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula em um movimento reflexivo de se (re) pensar as propostas pedagógicas na escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com produção de textos de gêneros diferentes, mas com ênfase em uma unidade temática específica. Essa metodologia visa ao aprimoramento, por parte do aluno, do processo da escrita, bem como a ampliação de seu repertório literário, com o objetivo maior de levá-lo a abordar, discutir e refletir sobre as etapas de construção de alguns gêneros textuais, minimizando, nesse sentido, os impactos de um sistema perverso que, adotando um viés mais normativo no trabalho com os gêneros, acaba por inviabilizar a formação de leitores e escritores proficientes. |
id |
UFMG_3d3d4ac9123ed8cf456434adb86ef958 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYLX5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Glaucia Muniz Proenca LaraAndre Luiz Amancio de Sousa2019-08-12T06:12:09Z2019-08-12T06:12:09Z2012-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYLX5A presente pesquisa tem como eixo norteador o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula em um movimento reflexivo de se (re) pensar as propostas pedagógicas na escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com produção de textos de gêneros diferentes, mas com ênfase em uma unidade temática específica. Essa metodologia visa ao aprimoramento, por parte do aluno, do processo da escrita, bem como a ampliação de seu repertório literário, com o objetivo maior de levá-lo a abordar, discutir e refletir sobre as etapas de construção de alguns gêneros textuais, minimizando, nesse sentido, os impactos de um sistema perverso que, adotando um viés mais normativo no trabalho com os gêneros, acaba por inviabilizar a formação de leitores e escritores proficientes.La presente pesquisa está guiada por el trabajo con los tipos de textos en el aula en un movimiento reflejo de (re) pensar las propuestas de la escuela donde la enseñanza se ha desarrollado. La base de esta reflexión se fija en el trabajo con la producción de textos de diferentes géneros, pero con un énfasis en una unidad temática específica. Esta metodología tiene como objetivo la mejora del estudiante en lo que respecta al proceso de la escritura, así como la ampliación de su repertorio literario con el objetivo principal de levarlo a abordar, discutir y reflexionar sobre las etapas de la construcción de algunos géneros textuales, reduciendo al mínimo, en este sentido, los impactos de un sistema perverso que, adoptando una línea más normativa en el trabajo con los géneros, termina por inviabilizar la formación de lectores y escritores proficientes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa Estudo e ensinoProdução de textosGêneros textuais,Gêneros textuaisEnsino-aprendizagemUnidade temáticaDiversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALandr__luiz_am_ncio_de_souza.pdfapplication/pdf903060https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYLX5/1/andr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf8679136e31a516c788ec4320a410a1eaMD51TEXTandr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf.txtandr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain91202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYLX5/2/andr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf.txt96d74c63d2db09295ed3575e66a72f00MD521843/BUBD-9GYLX52019-11-14 10:09:34.693oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYLX5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:09:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos |
title |
Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos |
spellingShingle |
Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos Andre Luiz Amancio de Sousa Gêneros textuais Ensino-aprendizagem Unidade temática Língua portuguesa Estudo e ensino Produção de textos Gêneros textuais, |
title_short |
Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos |
title_full |
Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos |
title_fullStr |
Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos |
title_full_unstemmed |
Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos |
title_sort |
Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos |
author |
Andre Luiz Amancio de Sousa |
author_facet |
Andre Luiz Amancio de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Glaucia Muniz Proenca Lara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andre Luiz Amancio de Sousa |
contributor_str_mv |
Glaucia Muniz Proenca Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Ensino-aprendizagem Unidade temática |
topic |
Gêneros textuais Ensino-aprendizagem Unidade temática Língua portuguesa Estudo e ensino Produção de textos Gêneros textuais, |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Língua portuguesa Estudo e ensino Produção de textos Gêneros textuais, |
description |
A presente pesquisa tem como eixo norteador o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula em um movimento reflexivo de se (re) pensar as propostas pedagógicas na escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com produção de textos de gêneros diferentes, mas com ênfase em uma unidade temática específica. Essa metodologia visa ao aprimoramento, por parte do aluno, do processo da escrita, bem como a ampliação de seu repertório literário, com o objetivo maior de levá-lo a abordar, discutir e refletir sobre as etapas de construção de alguns gêneros textuais, minimizando, nesse sentido, os impactos de um sistema perverso que, adotando um viés mais normativo no trabalho com os gêneros, acaba por inviabilizar a formação de leitores e escritores proficientes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T06:12:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T06:12:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYLX5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYLX5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYLX5/1/andr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYLX5/2/andr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8679136e31a516c788ec4320a410a1ea 96d74c63d2db09295ed3575e66a72f00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589480653783040 |