Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andre Luiz Amancio de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYLX5
Resumo: A presente pesquisa tem como eixo norteador o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula em um movimento reflexivo de se (re) pensar as propostas pedagógicas na escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com produção de textos de gêneros diferentes, mas com ênfase em uma unidade temática específica. Essa metodologia visa ao aprimoramento, por parte do aluno, do processo da escrita, bem como a ampliação de seu repertório literário, com o objetivo maior de levá-lo a abordar, discutir e refletir sobre as etapas de construção de alguns gêneros textuais, minimizando, nesse sentido, os impactos de um sistema perverso que, adotando um viés mais normativo no trabalho com os gêneros, acaba por inviabilizar a formação de leitores e escritores proficientes.
id UFMG_3d3d4ac9123ed8cf456434adb86ef958
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYLX5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Glaucia Muniz Proenca LaraAndre Luiz Amancio de Sousa2019-08-12T06:12:09Z2019-08-12T06:12:09Z2012-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYLX5A presente pesquisa tem como eixo norteador o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula em um movimento reflexivo de se (re) pensar as propostas pedagógicas na escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com produção de textos de gêneros diferentes, mas com ênfase em uma unidade temática específica. Essa metodologia visa ao aprimoramento, por parte do aluno, do processo da escrita, bem como a ampliação de seu repertório literário, com o objetivo maior de levá-lo a abordar, discutir e refletir sobre as etapas de construção de alguns gêneros textuais, minimizando, nesse sentido, os impactos de um sistema perverso que, adotando um viés mais normativo no trabalho com os gêneros, acaba por inviabilizar a formação de leitores e escritores proficientes.La presente pesquisa está guiada por el trabajo con los tipos de textos en el aula en un movimiento reflejo de (re) pensar las propuestas de la escuela donde la enseñanza se ha desarrollado. La base de esta reflexión se fija en el trabajo con la producción de textos de diferentes géneros, pero con un énfasis en una unidad temática específica. Esta metodología tiene como objetivo la mejora del estudiante en lo que respecta al proceso de la escritura, así como la ampliación de su repertorio literario con el objetivo principal de levarlo a abordar, discutir y reflexionar sobre las etapas de la construcción de algunos géneros textuales, reduciendo al mínimo, en este sentido, los impactos de un sistema perverso que, adoptando una línea más normativa en el trabajo con los géneros, termina por inviabilizar la formación de lectores y escritores proficientes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa Estudo e ensinoProdução de textosGêneros textuais,Gêneros textuaisEnsino-aprendizagemUnidade temáticaDiversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALandr__luiz_am_ncio_de_souza.pdfapplication/pdf903060https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYLX5/1/andr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf8679136e31a516c788ec4320a410a1eaMD51TEXTandr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf.txtandr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain91202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYLX5/2/andr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf.txt96d74c63d2db09295ed3575e66a72f00MD521843/BUBD-9GYLX52019-11-14 10:09:34.693oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYLX5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:09:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos
title Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos
spellingShingle Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos
Andre Luiz Amancio de Sousa
Gêneros textuais
Ensino-aprendizagem
Unidade temática
Língua portuguesa Estudo e ensino
Produção de textos
Gêneros textuais,
title_short Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos
title_full Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos
title_fullStr Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos
title_full_unstemmed Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos
title_sort Diversidade de gêneros vs. unidade temática na prática de produção de textos
author Andre Luiz Amancio de Sousa
author_facet Andre Luiz Amancio de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Glaucia Muniz Proenca Lara
dc.contributor.author.fl_str_mv Andre Luiz Amancio de Sousa
contributor_str_mv Glaucia Muniz Proenca Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Ensino-aprendizagem
Unidade temática
topic Gêneros textuais
Ensino-aprendizagem
Unidade temática
Língua portuguesa Estudo e ensino
Produção de textos
Gêneros textuais,
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua portuguesa Estudo e ensino
Produção de textos
Gêneros textuais,
description A presente pesquisa tem como eixo norteador o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula em um movimento reflexivo de se (re) pensar as propostas pedagógicas na escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com produção de textos de gêneros diferentes, mas com ênfase em uma unidade temática específica. Essa metodologia visa ao aprimoramento, por parte do aluno, do processo da escrita, bem como a ampliação de seu repertório literário, com o objetivo maior de levá-lo a abordar, discutir e refletir sobre as etapas de construção de alguns gêneros textuais, minimizando, nesse sentido, os impactos de um sistema perverso que, adotando um viés mais normativo no trabalho com os gêneros, acaba por inviabilizar a formação de leitores e escritores proficientes.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T06:12:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T06:12:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYLX5
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYLX5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYLX5/1/andr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYLX5/2/andr__luiz_am_ncio_de_souza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8679136e31a516c788ec4320a410a1ea
96d74c63d2db09295ed3575e66a72f00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589480653783040