O Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilson Brandão Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RHEF4
Resumo: O teatro brasileiro contemporâneo foi adensado pela busca de artistas, homens e mulheres da cena que, em regiões diferenciadas do país, objetivavam, através de intensiva prática, um modo próprio de pensar e conceber a criação teatral. No Ceará, no final dos anos 1980, o ator, encenador e dramaturgo cearense Ricardo Guilherme adensou a reflexão e a cena local com a proposição do Teatro Radical, poética tangenciada pelo cruzamento de conceitos do Teatro Épico, do Teatro Pobre de Jerzi Grotowski, da Antropologia Teatral de Eugênio Barba e por intensiva interpretação da cultura brasileira. O Teatro Radical dimensionou-se na cena contemporânea cearense, provocandosignificativas criações tanto de montagens-solo quanto de montagens coletivas. O estudo, a compreensão e interpretação do respectivo fenômeno enunciado primam pelo diálogo interdisciplinar tendo como referência teórica a História, a Antropologia, a Etnocenologia, a Estética, os Estudos Culturais e a Semiologia. Focalizamos o desenvolvimento e o movimento da prática do Teatro Radical na cena contemporânea da cidade de Fortaleza. Recortamos como pesquisa de linguagem do Teatro Radical os elementos fundamentais trabalhados em processos cênicos: o ator, as narrativas, o espectador, o diálogo com os materiais, as matrizes das práticas espetaculares tradicionais locais e as questões relacionadas ao mito e às identidades. Propõe-se a compreender e interpretar o fenômeno a partir de fundamentações, conceitos, processos cênicos e encenações realizadas pelo autor da proposição, por atuantes, por grupos e por outras experiências realizadas na escola de formação de atores - o Curso de Arte Dramática. O horizonte metodológico, perspectivando a interpretação, construção e desenvolvimento da Poética do Teatro Radical, pauta-se no estudo vertical das fontes constituídas por manifestos, entrevistas publicadas, entrevistas semiestruturadas, depoimentos, fotografias, vídeos, matérias impressas em jornais, folders das montagens e reflexões críticas
id UFMG_3d9abad17e084209d47f2097cde878a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-9RHEF4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Antonio MencarelliOrlando Luiz de AraújoFrancisca Rosália Silva MenezesMariana de Lima e MunizAntonio Barreto HildebrandoGilson Brandão Costa2019-08-14T20:53:49Z2019-08-14T20:53:49Z2014-10-09http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RHEF4O teatro brasileiro contemporâneo foi adensado pela busca de artistas, homens e mulheres da cena que, em regiões diferenciadas do país, objetivavam, através de intensiva prática, um modo próprio de pensar e conceber a criação teatral. No Ceará, no final dos anos 1980, o ator, encenador e dramaturgo cearense Ricardo Guilherme adensou a reflexão e a cena local com a proposição do Teatro Radical, poética tangenciada pelo cruzamento de conceitos do Teatro Épico, do Teatro Pobre de Jerzi Grotowski, da Antropologia Teatral de Eugênio Barba e por intensiva interpretação da cultura brasileira. O Teatro Radical dimensionou-se na cena contemporânea cearense, provocandosignificativas criações tanto de montagens-solo quanto de montagens coletivas. O estudo, a compreensão e interpretação do respectivo fenômeno enunciado primam pelo diálogo interdisciplinar tendo como referência teórica a História, a Antropologia, a Etnocenologia, a Estética, os Estudos Culturais e a Semiologia. Focalizamos o desenvolvimento e o movimento da prática do Teatro Radical na cena contemporânea da cidade de Fortaleza. Recortamos como pesquisa de linguagem do Teatro Radical os elementos fundamentais trabalhados em processos cênicos: o ator, as narrativas, o espectador, o diálogo com os materiais, as matrizes das práticas espetaculares tradicionais locais e as questões relacionadas ao mito e às identidades. Propõe-se a compreender e interpretar o fenômeno a partir de fundamentações, conceitos, processos cênicos e encenações realizadas pelo autor da proposição, por atuantes, por grupos e por outras experiências realizadas na escola de formação de atores - o Curso de Arte Dramática. O horizonte metodológico, perspectivando a interpretação, construção e desenvolvimento da Poética do Teatro Radical, pauta-se no estudo vertical das fontes constituídas por manifestos, entrevistas publicadas, entrevistas semiestruturadas, depoimentos, fotografias, vídeos, matérias impressas em jornais, folders das montagens e reflexões críticasThe contemporary Brazilian theater was based on searching for performers in different regions of Brazil: men and women who aimed, through an intensive practice, an own way of thinking and creating their plays. In the state of Ceará, for example, more specifically in the end of the 1980s, the performer and playwright called Ricardo Guilherme contributed to motivate a mature reflection and also the local setting. He proposed a theater movement named Teatro Radical, which is characterized by linking concepts of the Epic Theater, thePoor Theater (by Jerzi Grotowski), the Theater Anthropology (by EugênioBarba) and also through an intensive interpretation of the Brazilian culture. The Teatro Radical was increased in the contemporary setting of Ceará causing important creations in solo and collective plays. In this respect, the interpretation of that phenomenon, based on a historical, social and esthetic approach, will be focused on the basis, the development and the movement of the theatrical practice in the city of Fortaleza, which is the capital of Ceará, focusing on the essential elements which are worked in performances: the performer, scripts, audience, the elements of traditional practices in local performances and also questions related to the myth and to identities. From an interdisciplinary approach, this thesis compares that interpretation based on the fields of history, esthetic, semiotics and anthropology. It is a proposal to understand and interpret that phenomenon through an analysis of principles, fundamentals and studies of plays which were done by the performer mentioned previously, by other performers, groups and also by experiences carried out in the acting school, the Dramatic Art Courses. The scientific method, which focuses on interpreting, constructing and developing of the Teatro Radical, is based on the study of sources that are consisted in interviews published, semi-structured interviews, speeches, photographs, videos, newspaper reports, playbills and critical thoughts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro CearáTeatro brasileiroMovimento (Encenação)Representação teatralDramaturgia da cenaCulturas espetaculares tradicionaisTeatro radicalEspectadorAtorNarrativaO Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese.tr.vers_ofinal.2014.pdfapplication/pdf7121205https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9RHEF4/1/tese.tr.vers_ofinal.2014.pdf6025eec852316a60d3f6c0e90e9a0a51MD51TEXTtese.tr.vers_ofinal.2014.pdf.txttese.tr.vers_ofinal.2014.pdf.txtExtracted texttext/plain520697https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9RHEF4/2/tese.tr.vers_ofinal.2014.pdf.txt352b582b4fb10cf83ea4e3ecc8b147c3MD521843/EBAC-9RHEF42019-11-20 09:06:26.621oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-9RHEF4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-20T12:06:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionais
title O Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionais
spellingShingle O Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionais
Gilson Brandão Costa
Dramaturgia da cena
Culturas espetaculares tradicionais
Teatro radical
Espectador
Ator
Narrativa
Teatro Ceará
Teatro brasileiro
Movimento (Encenação)
Representação teatral
title_short O Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionais
title_full O Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionais
title_fullStr O Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionais
title_full_unstemmed O Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionais
title_sort O Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionais
author Gilson Brandão Costa
author_facet Gilson Brandão Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Orlando Luiz de Araújo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisca Rosália Silva Menezes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mariana de Lima e Muniz
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Antonio Barreto Hildebrando
dc.contributor.author.fl_str_mv Gilson Brandão Costa
contributor_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
Orlando Luiz de Araújo
Francisca Rosália Silva Menezes
Mariana de Lima e Muniz
Antonio Barreto Hildebrando
dc.subject.por.fl_str_mv Dramaturgia da cena
Culturas espetaculares tradicionais
Teatro radical
Espectador
Ator
Narrativa
topic Dramaturgia da cena
Culturas espetaculares tradicionais
Teatro radical
Espectador
Ator
Narrativa
Teatro Ceará
Teatro brasileiro
Movimento (Encenação)
Representação teatral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro Ceará
Teatro brasileiro
Movimento (Encenação)
Representação teatral
description O teatro brasileiro contemporâneo foi adensado pela busca de artistas, homens e mulheres da cena que, em regiões diferenciadas do país, objetivavam, através de intensiva prática, um modo próprio de pensar e conceber a criação teatral. No Ceará, no final dos anos 1980, o ator, encenador e dramaturgo cearense Ricardo Guilherme adensou a reflexão e a cena local com a proposição do Teatro Radical, poética tangenciada pelo cruzamento de conceitos do Teatro Épico, do Teatro Pobre de Jerzi Grotowski, da Antropologia Teatral de Eugênio Barba e por intensiva interpretação da cultura brasileira. O Teatro Radical dimensionou-se na cena contemporânea cearense, provocandosignificativas criações tanto de montagens-solo quanto de montagens coletivas. O estudo, a compreensão e interpretação do respectivo fenômeno enunciado primam pelo diálogo interdisciplinar tendo como referência teórica a História, a Antropologia, a Etnocenologia, a Estética, os Estudos Culturais e a Semiologia. Focalizamos o desenvolvimento e o movimento da prática do Teatro Radical na cena contemporânea da cidade de Fortaleza. Recortamos como pesquisa de linguagem do Teatro Radical os elementos fundamentais trabalhados em processos cênicos: o ator, as narrativas, o espectador, o diálogo com os materiais, as matrizes das práticas espetaculares tradicionais locais e as questões relacionadas ao mito e às identidades. Propõe-se a compreender e interpretar o fenômeno a partir de fundamentações, conceitos, processos cênicos e encenações realizadas pelo autor da proposição, por atuantes, por grupos e por outras experiências realizadas na escola de formação de atores - o Curso de Arte Dramática. O horizonte metodológico, perspectivando a interpretação, construção e desenvolvimento da Poética do Teatro Radical, pauta-se no estudo vertical das fontes constituídas por manifestos, entrevistas publicadas, entrevistas semiestruturadas, depoimentos, fotografias, vídeos, matérias impressas em jornais, folders das montagens e reflexões críticas
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T20:53:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T20:53:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RHEF4
url http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RHEF4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9RHEF4/1/tese.tr.vers_ofinal.2014.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9RHEF4/2/tese.tr.vers_ofinal.2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6025eec852316a60d3f6c0e90e9a0a51
352b582b4fb10cf83ea4e3ecc8b147c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589398884777984