Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/40249 |
Resumo: | Ao percorrer os trajetos históricos do cinema brasileiro, pode-se entender como, nos últimos anos, novos agentes surgiram na cena audiovisual. Entre eles, a Filmes de Plástico, renomada produtora com mais de 50 prêmios em seu currículo. O último filme lançado pela produtora, No Coração do Mundo (2019) de Maurílio Martins e Gabriel Martins, é responsável por juntar caros temas à cinematografia nacional, presentes desde o Cinema Novo e Cinema Marginal até o Novíssimo Cinema Brasileiro, e afirmar um lugar próprio. Uma de suas características mais ricas está na composição do seu elenco e no modo como os diretores conseguiram atingir atuações orgânicas e personagens vívidos e complexos com atores com formações e experiências profissionais tão diferentes entre si. No Coração do Mundo é uma rica experiência cinematográfica, capaz de atualizar paradigmas dos estudos e da prática de direção de atores no cinema. Sua multiplicidade de atores e a capacidade técnica dos diretores de equalizá-los no mesmo tom para criar uma obra dotada de unicidade é o impulso da presente pesquisa. Nela foram utilizados sobretudo os postulados de Ismail Xavier, Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet, Lia Bahia e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira para falar sobre história do cinema brasileiro e as circunstâncias que facilitaram a emergência da Filmes de Plástico enquanto agente cultural. De Ismail Xavier e Denilson Lopes para analisar os elementos estéticos do filme. De Walmeri Kellen Ribeiro, Constantin Stanislavski e Vsevolod Pudovkin para teorizar sobre atuação para cinema e delimitar seus percursos ao longo da história do cinema mundial e brasileiro. De Jacques Aumont e outros autores para o estudo sobre encenação, dramatização e desdramatização para entender o lugar híbrido no qual No Coração do Mundo pode ser encontrado. E de dados sobre o processo de direção de atores do filme para ilustrar, reforçar ou contestar postulados sobre atuação de atores cinematográficos. |
id |
UFMG_3e3e6f89669a34a2d63fd01ccf4e1477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/40249 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rafael Conde de Resendehttp://lattes.cnpq.br/1600990603899570Walmeri Kellen RibeiroAlfredo Luiz Paes de Oliveira Suppiahttp://lattes.cnpq.br/2454478149413592Leandro Monteiro Oliveira Pinho2022-03-18T18:04:16Z2022-03-18T18:04:16Z2021-09-09http://hdl.handle.net/1843/40249Ao percorrer os trajetos históricos do cinema brasileiro, pode-se entender como, nos últimos anos, novos agentes surgiram na cena audiovisual. Entre eles, a Filmes de Plástico, renomada produtora com mais de 50 prêmios em seu currículo. O último filme lançado pela produtora, No Coração do Mundo (2019) de Maurílio Martins e Gabriel Martins, é responsável por juntar caros temas à cinematografia nacional, presentes desde o Cinema Novo e Cinema Marginal até o Novíssimo Cinema Brasileiro, e afirmar um lugar próprio. Uma de suas características mais ricas está na composição do seu elenco e no modo como os diretores conseguiram atingir atuações orgânicas e personagens vívidos e complexos com atores com formações e experiências profissionais tão diferentes entre si. No Coração do Mundo é uma rica experiência cinematográfica, capaz de atualizar paradigmas dos estudos e da prática de direção de atores no cinema. Sua multiplicidade de atores e a capacidade técnica dos diretores de equalizá-los no mesmo tom para criar uma obra dotada de unicidade é o impulso da presente pesquisa. Nela foram utilizados sobretudo os postulados de Ismail Xavier, Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet, Lia Bahia e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira para falar sobre história do cinema brasileiro e as circunstâncias que facilitaram a emergência da Filmes de Plástico enquanto agente cultural. De Ismail Xavier e Denilson Lopes para analisar os elementos estéticos do filme. De Walmeri Kellen Ribeiro, Constantin Stanislavski e Vsevolod Pudovkin para teorizar sobre atuação para cinema e delimitar seus percursos ao longo da história do cinema mundial e brasileiro. De Jacques Aumont e outros autores para o estudo sobre encenação, dramatização e desdramatização para entender o lugar híbrido no qual No Coração do Mundo pode ser encontrado. E de dados sobre o processo de direção de atores do filme para ilustrar, reforçar ou contestar postulados sobre atuação de atores cinematográficos.Wandering through the historical journeys of Brazilian Cinema, one can understand how, in the last years, news agents emerged in the cinematic scene. Amongst them, Filmes de Plástico, a well renowned production company with more than 50 awards on their resume. Their last film, In the Heart of the World (2019) by Maurílio Martins and Gabriel Martins, is responsible for putting together important themes of Brazilian cinematography, present since Cinema Novo and Marginal Cinema until the Newest Brazilian Cinema Wave, affirming its own place. One of its main and most rich characteristics is the composition of its cast and the way the directors reach organic acting and lively and complex characters working with actors whose professional experiences and qualifications are very different. In the Heart of the World is a rich cinematographically experience, able to update paradigms of the studies and practices related to actor directing for films. Their actors’ multiplicities and directors’ technical abilities to equalize the actors in the same tone to create a work filled with unity is the impulse of the present research. It used especially the principles of Ismail Xavier, Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet, Lia Bahia and Maria Carolina Vasconcelos Oliveira to talk about Brazilian Cinema history and the circumstances that have facilitated the emergence of Filmes de Plástico as a cultural agent. Walmeri Kellen Ribeiro, Constantin Stanislavski e Vsevolod Pudovkin are used to theorize about film acting and bound its course throughout global and Brazilian cinema history. Jacques Aumont and other authors are used to study film staging, dramatization and dedramatization to localize In the Heart of the World’s hybrid place. The data concerning the acting directing process of the film is used to illustrate, reinforce, or challenge principles about cinematographic actors acting.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFilmes de PlásticoNo Coração do Mundo (Filme : 2019)Cinema brasileiroAtores e atrizes de cinemaRepresentação cinematográficaCinema - Produção e direçãoIndústria cinematográficaAtuaçãoDireçãoAtorCinemaDireção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)Directing actors in cinema: a case study from In the Heart of the World (2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacao Final.pdfDissertacao Final.pdfapplication/pdf1719876https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/1/Dissertacao%20Final.pdfdc8e5f10f761e877132d161cf8dc24f0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/402492022-03-18 15:04:17.304oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-18T18:04:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Directing actors in cinema: a case study from In the Heart of the World (2019) |
title |
Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019) |
spellingShingle |
Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019) Leandro Monteiro Oliveira Pinho Atuação Direção Ator Cinema Filmes de Plástico No Coração do Mundo (Filme : 2019) Cinema brasileiro Atores e atrizes de cinema Representação cinematográfica Cinema - Produção e direção Indústria cinematográfica |
title_short |
Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019) |
title_full |
Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019) |
title_fullStr |
Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019) |
title_full_unstemmed |
Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019) |
title_sort |
Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019) |
author |
Leandro Monteiro Oliveira Pinho |
author_facet |
Leandro Monteiro Oliveira Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rafael Conde de Resende |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1600990603899570 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Walmeri Kellen Ribeiro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2454478149413592 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro Monteiro Oliveira Pinho |
contributor_str_mv |
Rafael Conde de Resende Walmeri Kellen Ribeiro Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação Direção Ator Cinema |
topic |
Atuação Direção Ator Cinema Filmes de Plástico No Coração do Mundo (Filme : 2019) Cinema brasileiro Atores e atrizes de cinema Representação cinematográfica Cinema - Produção e direção Indústria cinematográfica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Filmes de Plástico No Coração do Mundo (Filme : 2019) Cinema brasileiro Atores e atrizes de cinema Representação cinematográfica Cinema - Produção e direção Indústria cinematográfica |
description |
Ao percorrer os trajetos históricos do cinema brasileiro, pode-se entender como, nos últimos anos, novos agentes surgiram na cena audiovisual. Entre eles, a Filmes de Plástico, renomada produtora com mais de 50 prêmios em seu currículo. O último filme lançado pela produtora, No Coração do Mundo (2019) de Maurílio Martins e Gabriel Martins, é responsável por juntar caros temas à cinematografia nacional, presentes desde o Cinema Novo e Cinema Marginal até o Novíssimo Cinema Brasileiro, e afirmar um lugar próprio. Uma de suas características mais ricas está na composição do seu elenco e no modo como os diretores conseguiram atingir atuações orgânicas e personagens vívidos e complexos com atores com formações e experiências profissionais tão diferentes entre si. No Coração do Mundo é uma rica experiência cinematográfica, capaz de atualizar paradigmas dos estudos e da prática de direção de atores no cinema. Sua multiplicidade de atores e a capacidade técnica dos diretores de equalizá-los no mesmo tom para criar uma obra dotada de unicidade é o impulso da presente pesquisa. Nela foram utilizados sobretudo os postulados de Ismail Xavier, Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet, Lia Bahia e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira para falar sobre história do cinema brasileiro e as circunstâncias que facilitaram a emergência da Filmes de Plástico enquanto agente cultural. De Ismail Xavier e Denilson Lopes para analisar os elementos estéticos do filme. De Walmeri Kellen Ribeiro, Constantin Stanislavski e Vsevolod Pudovkin para teorizar sobre atuação para cinema e delimitar seus percursos ao longo da história do cinema mundial e brasileiro. De Jacques Aumont e outros autores para o estudo sobre encenação, dramatização e desdramatização para entender o lugar híbrido no qual No Coração do Mundo pode ser encontrado. E de dados sobre o processo de direção de atores do filme para ilustrar, reforçar ou contestar postulados sobre atuação de atores cinematográficos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-18T18:04:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-18T18:04:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/40249 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/40249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/1/Dissertacao%20Final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc8e5f10f761e877132d161cf8dc24f0 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589532051832832 |