A transferência no processo pedagógico: quando fenômenos subjetivos interferem na relação de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacia Maria Soares dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GTXZ
Resumo: Esta pesquisa teve como tema a transferência no campo da educação ou, mais precisamente, a possível interferência desse fenômeno descrito no campo da psicanálise, mas que se manifesta também nas relações pedagógicas, podendo gerar dificuldades que inviabilizam o processo de ensino-aprendizagem. Na psicanálise freudiana, a transferência é definida como uma reedição de impulsos e fantasias despertadas e tornadas conscientes durante o desenvolvimento da análise e que trazem como característica a substituição de uma pessoa anterior pela pessoa do médico. Na relação professor-aluno, tal como na análise, a transferência reedita os impulsos e fantasias impressas nos primeiros anos de vida, a partir das relações parentais e fraternais que foram determinantes para o sujeito na sua constituição. É o estabelecimento da transferência, nessa relação, que torna possível a aprendizagem. Neste trabalho, porém, interessou-nos verificar, a partir do relato de alunos e professores, os casos em que a transferência não se estabelece devido à interferência de dois fenômenos antagônicos: o amor demasiado e a recusa. Para isso, adotamos como metodologia a Conversação, proposta pelo psicanalista Jacques-Alain Miller, a qual se revelou um método para a aplicação da psicanálise aos sintomas da modernidade, entre os quais se podem localizar os sintomas escolares. Com as conversações foi possível confirmar que, na transferência escolar, há um engano sobre a pessoa: o professor é tomado pelo aluno como um substituto de alguma figura do seu passado infantil. O inédito neste trabalho, porém, foi constatar que isso tem gerado mal estar no professor, na medida em que, não aceitando esse engano, age como se os afetos despertados pelos alunos fossem dirigidos especificamente à sua pessoa.
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Na relação professor-aluno, tal como na análise, a transferência reedita os impulsos e fantasias impressas nos primeiros anos de vida, a partir das relações parentais e fraternais que foram determinantes para o sujeito na sua constituição. É o estabelecimento da transferência, nessa relação, que torna possível a aprendizagem. Neste trabalho, porém, interessou-nos verificar, a partir do relato de alunos e professores, os casos em que a transferência não se estabelece devido à interferência de dois fenômenos antagônicos: o amor demasiado e a recusa. Para isso, adotamos como metodologia a Conversação, proposta pelo psicanalista Jacques-Alain Miller, a qual se revelou um método para a aplicação da psicanálise aos sintomas da modernidade, entre os quais se podem localizar os sintomas escolares. Com as conversações foi possível confirmar que, na transferência escolar, há um engano sobre a pessoa: o professor é tomado pelo aluno como um substituto de alguma figura do seu passado infantil. O inédito neste trabalho, porém, foi constatar que isso tem gerado mal estar no professor, na medida em que, não aceitando esse engano, age como se os afetos despertados pelos alunos fossem dirigidos especificamente à sua pessoa.Cette recherche présente comme thème le transfert dans le champ de l´éducation ou, plus exactement, une possible intervention de ce phénomène décrit dans le champ de la psychanalyse mais que se manifeste aussi dans le rapports pédagogiques pouvant produire des difficultés que ne favorisent pas le processus d´enseignement / apprendissage. Dans la psychanalyse freudienne, le transfert est défini comme une « réédition d´impulsions et de fantaisies éveillées et devenues conscientes pendant le développement de l´analyse apportant comme caractéristique le remplacement d´une personne antèrieure par la personne du médecin. » Dans le rapport enseignant / élève, tel que dans l´analyse, le transfert réédite les impulsions et les fantaisies imprimées dans les premières années de vie à partir des rapports parentaux et fraternels qu´ont été déterminants pour l´individu dans sa constitution. C`est l´établissement du transfert dans ce rapport que rend possible l´apprendissage. Mais il nous intéresse dans ce travail vérifier , d´après le rapport des élèves et des enseignants, les cas où le transfert ne s´installe pas à cause de l ´intervention de deux phénomènes antagoniques : l´amour excessive et le refus. C´est pour cela que nous avons adopté comme méthodologie la conversation proposée par le psychanalyste Jacques-Alain Miller. La conversation s´est révélée une méthode pour l´application de la psychanalyse aux symptômes scolaires. Ce fut possible avec les conversations confirmer que dans le transfert scolaire il y a une erreur ( on se trompe de personne) : l´enseignant est vu par l´èlève en tant qu´un remplaçant d´une figure de son passé infantile. L´apport inédit de ce travail fut constater que cet erreur cause un malaise à l´enseignant que ne l´accepte pas et par conséquent l´enseignant se comporte comme si les affections éveillées par les élèves étaient attachées uniquement à lui. Ainsi les enseignants ont une tendance à incarner le côté illusoire du transfert.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPsicanálisePsicologiaEnsinoAprendizagemProcesso pedagógicoA transferência no processo pedagógico: quando fenômenos subjetivos interferem na relação de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_jacia.pdfapplication/pdf463586https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GTXZ/1/disserta__o_jacia.pdf3ec0c37a9b63f5ede0a40aae80912588MD51TEXTdisserta__o_jacia.pdf.txtdisserta__o_jacia.pdf.txtExtracted texttext/plain191532https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GTXZ/2/disserta__o_jacia.pdf.txt11771aa6b89b7a466d7a91b51c5e2786MD521843/FAEC-84GTXZ2019-11-14 14:26:02.804oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84GTXZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:26:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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