A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diego André Resende Assis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bruna Stéfanie Pereira, Leonara Emanuelle Honório Silva, Erika Fernanda Clark, Sirley Alves da Silva Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489
http://hdl.handle.net/1843/69276
https://orcid.org/0000-0002-6018-5065
https://orcid.org/0000-0002-0686-1990
https://orcid.org/0000-0001-6056-827X
https://orcid.org/0000-0003-3503-246X
https://orcid.org/0000-0003-3705-9471
Resumo: This article aims to report the experience obtained from the realization of a Brazilian Sign Language teaching workshop and to describe how it enabled education about the deaf community and promoted practices that sought to favor the inclusion and accessibility of these people. The workshop classes were held for students from different courses in health area of a public university and were related to the health care of the deaf people. Educational videos on the subject were produced and disseminated on the University social networks, aiming at a greater dissemination of information. It was observed that many barriers still need to be overcome in terms of assistance of the deaf community. However, activities such as these can facilitate the democratization of knowledge on the subject and promote awareness of the need for communication through the Brazilian Sign Language for a qualified and humanized service for deaf people.
id UFMG_3ea8d6725825ea72e70c03ff7e2942ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/69276
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiênciaThe democratization of Libras teaching for studentsin health area: experience reportLa democratización de la enseñanza de Libras paraestudiantes del área de salud: relato de experienciaLíngua brasileira de sinaisDeficiência auditivaCiências da saúdeAcessibilidadeEducação superiorLinguagem brasileira por sinaisPerda auditivaCiências da saúdeAcessibilidadeEducação (Superior)This article aims to report the experience obtained from the realization of a Brazilian Sign Language teaching workshop and to describe how it enabled education about the deaf community and promoted practices that sought to favor the inclusion and accessibility of these people. The workshop classes were held for students from different courses in health area of a public university and were related to the health care of the deaf people. Educational videos on the subject were produced and disseminated on the University social networks, aiming at a greater dissemination of information. It was observed that many barriers still need to be overcome in terms of assistance of the deaf community. However, activities such as these can facilitate the democratization of knowledge on the subject and promote awareness of the need for communication through the Brazilian Sign Language for a qualified and humanized service for deaf people.Este trabalho possui como objetivo relatar a experiência obtida a partir da realização de uma oficina de ensino da Língua Brasileira de Sinais e descrever como esta possibilitou a educação acerca da comunidade surda e promoveu práticas que buscavam favorecer a inclusão e acessibilidade destes indivíduos. As aulas da oficina foram realizadas para alunos de diferentes cursos da área da saúde de uma universidade pública, e estavam relacionadas ao atendimento da saúde do indivíduo surdo. Vídeos educativos sobre o tema foram produzidos e divulgados nas mídias sociais da Universidade, visando maior disseminação das informações. Foi observado que muitas barreiras ainda precisam ser transpostas no que diz respeito à assistência à comunidade surda. Entretanto, atividades como essas podem facilitar a democratização de conhecimento sobre o assunto e promover a conscientização sobre a necessidade de comunicação através da língua de sinais para um atendimento qualificado e humanizado de sujeitos surdos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIAUFMG2024-06-19T20:01:53Z2024-06-19T20:01:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.394892237-5864http://hdl.handle.net/1843/69276https://orcid.org/0000-0002-6018-5065https://orcid.org/0000-0002-0686-1990https://orcid.org/0000-0001-6056-827Xhttps://orcid.org/0000-0003-3503-246Xhttps://orcid.org/0000-0003-3705-9471porRevista docência do ensino superiorDiego André Resende AssisBruna Stéfanie PereiraLeonara Emanuelle Honório SilvaErika Fernanda ClarkSirley Alves da Silva Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-06-19T20:01:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/69276Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-06-19T20:01:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência
The democratization of Libras teaching for studentsin health area: experience report
La democratización de la enseñanza de Libras paraestudiantes del área de salud: relato de experiencia
title A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência
spellingShingle A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência
Diego André Resende Assis
Língua brasileira de sinais
Deficiência auditiva
Ciências da saúde
Acessibilidade
Educação superior
Linguagem brasileira por sinais
Perda auditiva
Ciências da saúde
Acessibilidade
Educação (Superior)
title_short A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência
title_full A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência
title_fullStr A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência
title_full_unstemmed A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência
title_sort A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência
author Diego André Resende Assis
author_facet Diego André Resende Assis
Bruna Stéfanie Pereira
Leonara Emanuelle Honório Silva
Erika Fernanda Clark
Sirley Alves da Silva Carvalho
author_role author
author2 Bruna Stéfanie Pereira
Leonara Emanuelle Honório Silva
Erika Fernanda Clark
Sirley Alves da Silva Carvalho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diego André Resende Assis
Bruna Stéfanie Pereira
Leonara Emanuelle Honório Silva
Erika Fernanda Clark
Sirley Alves da Silva Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Língua brasileira de sinais
Deficiência auditiva
Ciências da saúde
Acessibilidade
Educação superior
Linguagem brasileira por sinais
Perda auditiva
Ciências da saúde
Acessibilidade
Educação (Superior)
topic Língua brasileira de sinais
Deficiência auditiva
Ciências da saúde
Acessibilidade
Educação superior
Linguagem brasileira por sinais
Perda auditiva
Ciências da saúde
Acessibilidade
Educação (Superior)
description This article aims to report the experience obtained from the realization of a Brazilian Sign Language teaching workshop and to describe how it enabled education about the deaf community and promoted practices that sought to favor the inclusion and accessibility of these people. The workshop classes were held for students from different courses in health area of a public university and were related to the health care of the deaf people. Educational videos on the subject were produced and disseminated on the University social networks, aiming at a greater dissemination of information. It was observed that many barriers still need to be overcome in terms of assistance of the deaf community. However, activities such as these can facilitate the democratization of knowledge on the subject and promote awareness of the need for communication through the Brazilian Sign Language for a qualified and humanized service for deaf people.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-06-19T20:01:53Z
2024-06-19T20:01:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489
2237-5864
http://hdl.handle.net/1843/69276
https://orcid.org/0000-0002-6018-5065
https://orcid.org/0000-0002-0686-1990
https://orcid.org/0000-0001-6056-827X
https://orcid.org/0000-0003-3503-246X
https://orcid.org/0000-0003-3705-9471
url https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489
http://hdl.handle.net/1843/69276
https://orcid.org/0000-0002-6018-5065
https://orcid.org/0000-0002-0686-1990
https://orcid.org/0000-0001-6056-827X
https://orcid.org/0000-0003-3503-246X
https://orcid.org/0000-0003-3705-9471
identifier_str_mv 2237-5864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista docência do ensino superior
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248295511719936