A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489 http://hdl.handle.net/1843/69276 https://orcid.org/0000-0002-6018-5065 https://orcid.org/0000-0002-0686-1990 https://orcid.org/0000-0001-6056-827X https://orcid.org/0000-0003-3503-246X https://orcid.org/0000-0003-3705-9471 |
Resumo: | This article aims to report the experience obtained from the realization of a Brazilian Sign Language teaching workshop and to describe how it enabled education about the deaf community and promoted practices that sought to favor the inclusion and accessibility of these people. The workshop classes were held for students from different courses in health area of a public university and were related to the health care of the deaf people. Educational videos on the subject were produced and disseminated on the University social networks, aiming at a greater dissemination of information. It was observed that many barriers still need to be overcome in terms of assistance of the deaf community. However, activities such as these can facilitate the democratization of knowledge on the subject and promote awareness of the need for communication through the Brazilian Sign Language for a qualified and humanized service for deaf people. |
id |
UFMG_3ea8d6725825ea72e70c03ff7e2942ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/69276 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiênciaThe democratization of Libras teaching for studentsin health area: experience reportLa democratización de la enseñanza de Libras paraestudiantes del área de salud: relato de experienciaLíngua brasileira de sinaisDeficiência auditivaCiências da saúdeAcessibilidadeEducação superiorLinguagem brasileira por sinaisPerda auditivaCiências da saúdeAcessibilidadeEducação (Superior)This article aims to report the experience obtained from the realization of a Brazilian Sign Language teaching workshop and to describe how it enabled education about the deaf community and promoted practices that sought to favor the inclusion and accessibility of these people. The workshop classes were held for students from different courses in health area of a public university and were related to the health care of the deaf people. Educational videos on the subject were produced and disseminated on the University social networks, aiming at a greater dissemination of information. It was observed that many barriers still need to be overcome in terms of assistance of the deaf community. However, activities such as these can facilitate the democratization of knowledge on the subject and promote awareness of the need for communication through the Brazilian Sign Language for a qualified and humanized service for deaf people.Este trabalho possui como objetivo relatar a experiência obtida a partir da realização de uma oficina de ensino da Língua Brasileira de Sinais e descrever como esta possibilitou a educação acerca da comunidade surda e promoveu práticas que buscavam favorecer a inclusão e acessibilidade destes indivíduos. As aulas da oficina foram realizadas para alunos de diferentes cursos da área da saúde de uma universidade pública, e estavam relacionadas ao atendimento da saúde do indivíduo surdo. Vídeos educativos sobre o tema foram produzidos e divulgados nas mídias sociais da Universidade, visando maior disseminação das informações. Foi observado que muitas barreiras ainda precisam ser transpostas no que diz respeito à assistência à comunidade surda. Entretanto, atividades como essas podem facilitar a democratização de conhecimento sobre o assunto e promover a conscientização sobre a necessidade de comunicação através da língua de sinais para um atendimento qualificado e humanizado de sujeitos surdos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIAUFMG2024-06-19T20:01:53Z2024-06-19T20:01:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.394892237-5864http://hdl.handle.net/1843/69276https://orcid.org/0000-0002-6018-5065https://orcid.org/0000-0002-0686-1990https://orcid.org/0000-0001-6056-827Xhttps://orcid.org/0000-0003-3503-246Xhttps://orcid.org/0000-0003-3705-9471porRevista docência do ensino superiorDiego André Resende AssisBruna Stéfanie PereiraLeonara Emanuelle Honório SilvaErika Fernanda ClarkSirley Alves da Silva Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-06-19T20:01:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/69276Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-06-19T20:01:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência The democratization of Libras teaching for studentsin health area: experience report La democratización de la enseñanza de Libras paraestudiantes del área de salud: relato de experiencia |
title |
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência |
spellingShingle |
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência Diego André Resende Assis Língua brasileira de sinais Deficiência auditiva Ciências da saúde Acessibilidade Educação superior Linguagem brasileira por sinais Perda auditiva Ciências da saúde Acessibilidade Educação (Superior) |
title_short |
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência |
title_full |
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência |
title_fullStr |
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência |
title_sort |
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência |
author |
Diego André Resende Assis |
author_facet |
Diego André Resende Assis Bruna Stéfanie Pereira Leonara Emanuelle Honório Silva Erika Fernanda Clark Sirley Alves da Silva Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Bruna Stéfanie Pereira Leonara Emanuelle Honório Silva Erika Fernanda Clark Sirley Alves da Silva Carvalho |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diego André Resende Assis Bruna Stéfanie Pereira Leonara Emanuelle Honório Silva Erika Fernanda Clark Sirley Alves da Silva Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua brasileira de sinais Deficiência auditiva Ciências da saúde Acessibilidade Educação superior Linguagem brasileira por sinais Perda auditiva Ciências da saúde Acessibilidade Educação (Superior) |
topic |
Língua brasileira de sinais Deficiência auditiva Ciências da saúde Acessibilidade Educação superior Linguagem brasileira por sinais Perda auditiva Ciências da saúde Acessibilidade Educação (Superior) |
description |
This article aims to report the experience obtained from the realization of a Brazilian Sign Language teaching workshop and to describe how it enabled education about the deaf community and promoted practices that sought to favor the inclusion and accessibility of these people. The workshop classes were held for students from different courses in health area of a public university and were related to the health care of the deaf people. Educational videos on the subject were produced and disseminated on the University social networks, aiming at a greater dissemination of information. It was observed that many barriers still need to be overcome in terms of assistance of the deaf community. However, activities such as these can facilitate the democratization of knowledge on the subject and promote awareness of the need for communication through the Brazilian Sign Language for a qualified and humanized service for deaf people. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-06-19T20:01:53Z 2024-06-19T20:01:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489 2237-5864 http://hdl.handle.net/1843/69276 https://orcid.org/0000-0002-6018-5065 https://orcid.org/0000-0002-0686-1990 https://orcid.org/0000-0001-6056-827X https://orcid.org/0000-0003-3503-246X https://orcid.org/0000-0003-3705-9471 |
url |
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489 http://hdl.handle.net/1843/69276 https://orcid.org/0000-0002-6018-5065 https://orcid.org/0000-0002-0686-1990 https://orcid.org/0000-0001-6056-827X https://orcid.org/0000-0003-3503-246X https://orcid.org/0000-0003-3705-9471 |
identifier_str_mv |
2237-5864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista docência do ensino superior |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248295511719936 |