Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Francisco Angelo CoutinhoMarcelo Diniz Monteiro de BarrosCarmen Maria De Caro MartinsPaulo Maldonado Suzi Buanga2019-08-09T18:25:25Z2019-08-09T18:25:25Z2014-08-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NYJKGÉ inquestionável a importância da Educação Ambiental (EA) no processo educativo para a formação de discentes capazes de tomar decisões fundamentadas e participar de discussões em sua comunidade no que se refere às questões ambientais. Diante dos problemas vividos em nossa sociedade, o tratamento dos problemas socioambientais no ensino superior é uma das condições que contribuem para mudanças e transformações do modelo capitalista, que estimula o consumo exagerado e reforça as desigualdades sociais. Por isso a Educação Ambiental (EA) é tida como uma das formas de enfrentamento da crise ambiental vigente: deve colaborar com a criação de uma relação justa e sustentável sociedade-sociedade e sociedade-natureza, desde as formas mais individuais e locais em que essa relação se manifesta até as mais coletivas e globais. Considerando que as reflexões sobre os problemas ambientais e as soluções dos mesmos devem considerar a relação inerente entre o local e o global, interessou-nos investigar como o currículo do curso de Ensino da Biologia contempla essas dimensões. O presente trabalho envolveu um grupo de docentes e discentes do curso de Ensino da Biologia, do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade 11 de Novembro-Cabinda/Angola, com o objetivo de identificar os entendimentos e práticas docentes com relação à dimensão local e global na temática ambiental. Por meio de pesquisa qualitativa foram analisados os conteúdos de relatos, planos de ensino e outro material como Proposta Curricular e os Cadernos do Professor. A análise efetuada indica que os docentes e discentes estão mais familiarizados com aspectos locais. Quanto aos aspectos globais, os docentes e discentes reconhecem a sua importância de articular o local e o global nas práticas de educação ambiental. Porém, os docentes não demonstraram concretizar essas relações em suas práticas e os discentes informaram não terem contato com a articulação dessas relações durante o curso. Assim, o trabalho sugere a introdução da temática nos cursos de formação docente.It is unquestionable the importance of environmental education (EE) in the educational process for the formation of students able to make informed decisions and participate in discussions in their community with regard to environmental issues. Given the problems experienced in our society, the treatment of environmental issues in higher education is one of the conditions that contribute to changes and transformations of the capitalist model, which encourages overconsumption and reinforces social inequalities. Why environmental education (EE) is considered one of the ways of coping with the current environmental crisis: should collaborate with the creation of a just and sustainable relationship between society and nature-society and society, from the individual and local ways in which this relation manifests itself to the more collective and global. Whereas the reflections on environmental problems and solutions thereof must consider the inherent relationship between the local and the global, interested in investigating how the curriculum of Teaching Biology includes these dimensions. This study involved a group of teachers and students from the School of Biology, the Institute of Education Sciences at the University of Novembro-Cabinda/Angola 11, aiming to identify teaching practices and understandings with respect to the size and location on global environmental issues. Through qualitative research the contents of reports, plans and other teaching materials as Curriculum Proposal and Notebooks Teacher were analyzed. The analysis performed indicates that teachers and students are more familiar with local issues. As for the global aspects, teachers and students recognize the importance of linking local and global in environmental education practices. However, teachers do not implement these relationships demonstrated in their practices and students reported not having contact with the articulation of these relationships during the course. Thus, the paper suggests the introduction of the subject in teacher training.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação  AngolaCurriculos  Ensino superiorProfessores  Formação  Educação ambiental  Local e globalEducação ambientalFormação do professorCurrículoFormação do professor para educação ambiental em Angola: uma análise do currículo do curso de Ensino da Biologia do Instituto Superior de Ciências da Educação, ISCED-Cabinda da Universidade 11 de Novembro, Cabinda/ Angolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___paulomaldonado.pdfapplication/pdf2355681https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NYJKG/1/disserta__o___paulomaldonado.pdf76653a623cd4e0c10298d098a4f3ab45MD51TEXTdisserta__o___paulomaldonado.pdf.txtdisserta__o___paulomaldonado.pdf.txtExtracted texttext/plain414944https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NYJKG/2/disserta__o___paulomaldonado.pdf.txt2fdc47b2bc117409a0f50b5a4433d62cMD521843/BUBD-9NYJKG2019-11-14 05:27:22.373oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9NYJKGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:27:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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