Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAERX9 |
Resumo: | Para Lakoff e Johnson (1980), o sistema cognitivo dos seres humanos é, na maioria das vezes, metafórico. Para os autores, as metáforas estruturam o nosso pensamento e fazem parte da nossa concepção e definição da realidade. Essa dissertação de mestrado teve como objetivo propor o desenvolvimento de um estudo qualitativo de cunho interpretativista que buscou investigar as metáforas mais recorrentes utilizadas por professores de português para conceptualizar o uso de dispositivos móveis em sala de aula. Os dados da pesquisa foram gerados a partir das respostas obtidas em um questionário inicial e final realizado com professores de Português participantes de uma formação oferecida inteiramente via WhatsApp, denominada Taba Móvel Redigir. Como procedimento metodológico, primeiramente, foram feitas leituras dos questionários, identificação das expressões metafóricas, categorização e agrupamento das metáforas de acordo com sua regularidade de adomínios fonte. Para a análise das metáforas, foi utilizada a Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010) e os Esquemas Imagéticos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010; GIBBS; COLSTON, 2006). A análise dos dados revela, de maneira geral, a conceptualização da aprendizagem móvel como um desafio, um meio de inserir e aproximar a escola no contexto sociocultural do aluno. Ademais, foi possível perceber certo despreparo do professor para lidar com a tecnologia móvel, sendo necessária a oferta de formação complementar para trabalhar as tecnologias móveis em sala de aula. |
id |
UFMG_4125085b492c9ea06e5e163fcedddc78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BAERX9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Junia de Carvalho Fidelis BragaRonaldo Corrêa Gomes JúniorRonaldo Corrêa Gomes JúniorMarina Morena dos Santos e SilvaLuciana de Oliveira SilvaRafaela de Andrade Paiva2019-08-10T14:28:30Z2019-08-10T14:28:30Z2019-02-14http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAERX9Para Lakoff e Johnson (1980), o sistema cognitivo dos seres humanos é, na maioria das vezes, metafórico. Para os autores, as metáforas estruturam o nosso pensamento e fazem parte da nossa concepção e definição da realidade. Essa dissertação de mestrado teve como objetivo propor o desenvolvimento de um estudo qualitativo de cunho interpretativista que buscou investigar as metáforas mais recorrentes utilizadas por professores de português para conceptualizar o uso de dispositivos móveis em sala de aula. Os dados da pesquisa foram gerados a partir das respostas obtidas em um questionário inicial e final realizado com professores de Português participantes de uma formação oferecida inteiramente via WhatsApp, denominada Taba Móvel Redigir. Como procedimento metodológico, primeiramente, foram feitas leituras dos questionários, identificação das expressões metafóricas, categorização e agrupamento das metáforas de acordo com sua regularidade de adomínios fonte. Para a análise das metáforas, foi utilizada a Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010) e os Esquemas Imagéticos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010; GIBBS; COLSTON, 2006). A análise dos dados revela, de maneira geral, a conceptualização da aprendizagem móvel como um desafio, um meio de inserir e aproximar a escola no contexto sociocultural do aluno. Ademais, foi possível perceber certo despreparo do professor para lidar com a tecnologia móvel, sendo necessária a oferta de formação complementar para trabalhar as tecnologias móveis em sala de aula.To Lakoff and Johnson (1980), human beings cognitive system is, in most cases, metaphorical. For those authors, metaphors structure our thoughts and are part of our conception and definition of reality. This master thesis had as a goal to propose the development of a qualitative survey with an interpretative strand, which aimed to investigate the most common metaphors used by Portuguese teacher to conceptualize the use of mobile equipment in the classroom. In this perspective, this researchs data was generated from the answers got through initial and final questionnaires applied to Portuguese teachers who participated in a formation offered entirely by WhatsApp named Taba Móvel Redigir. As a methodological procedure, firstly, we read the questionnaire aiming to the identification of the metaphorical expressions, the categorization and grouping of metaphors according to the regularity. For the analyses of the metaphors, we used the Theory of Conceptual Metaphor (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010) and Image Schemas (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010; GIBBS; COLSTON, 2006). The analysis of the data revealed, in a general way, the conceptualization of mobile learning as a challenge, a way of inserting and approximating the school to the students sociocultural context. Thus, it was possible to notice that the teachers are, somehow, unprepared to deal with mobile technology, being necessary that they get a specialization to work with mobile technology in the classroom.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguística aplicadaInovações tecnológicasWhatsApp (Recursos eletrônicos)MetáforaTecnologia educacionalProfessores de português FormaçãoAprendizagem móvelFormação de professoresMetáforaMetáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1998m.pdfapplication/pdf2228349https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAERX9/1/1998m.pdf8f1dee515ef16dceb9cab8762ac7a874MD51TEXT1998m.pdf.txt1998m.pdf.txtExtracted texttext/plain206030https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAERX9/2/1998m.pdf.txt3e11f437cc4323fad6df202180ed43e4MD521843/LETR-BAERX92019-11-14 09:16:29.137oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BAERX9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:16:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel |
title |
Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel |
spellingShingle |
Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel Rafaela de Andrade Paiva Aprendizagem móvel Formação de professores Metáfora Linguística aplicada Inovações tecnológicas WhatsApp (Recursos eletrônicos) Metáfora Tecnologia educacional Professores de português Formação |
title_short |
Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel |
title_full |
Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel |
title_fullStr |
Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel |
title_full_unstemmed |
Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel |
title_sort |
Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel |
author |
Rafaela de Andrade Paiva |
author_facet |
Rafaela de Andrade Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junia de Carvalho Fidelis Braga |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ronaldo Corrêa Gomes Júnior |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ronaldo Corrêa Gomes Júnior |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marina Morena dos Santos e Silva |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Luciana de Oliveira Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafaela de Andrade Paiva |
contributor_str_mv |
Junia de Carvalho Fidelis Braga Ronaldo Corrêa Gomes Júnior Ronaldo Corrêa Gomes Júnior Marina Morena dos Santos e Silva Luciana de Oliveira Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem móvel Formação de professores Metáfora |
topic |
Aprendizagem móvel Formação de professores Metáfora Linguística aplicada Inovações tecnológicas WhatsApp (Recursos eletrônicos) Metáfora Tecnologia educacional Professores de português Formação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Linguística aplicada Inovações tecnológicas WhatsApp (Recursos eletrônicos) Metáfora Tecnologia educacional Professores de português Formação |
description |
Para Lakoff e Johnson (1980), o sistema cognitivo dos seres humanos é, na maioria das vezes, metafórico. Para os autores, as metáforas estruturam o nosso pensamento e fazem parte da nossa concepção e definição da realidade. Essa dissertação de mestrado teve como objetivo propor o desenvolvimento de um estudo qualitativo de cunho interpretativista que buscou investigar as metáforas mais recorrentes utilizadas por professores de português para conceptualizar o uso de dispositivos móveis em sala de aula. Os dados da pesquisa foram gerados a partir das respostas obtidas em um questionário inicial e final realizado com professores de Português participantes de uma formação oferecida inteiramente via WhatsApp, denominada Taba Móvel Redigir. Como procedimento metodológico, primeiramente, foram feitas leituras dos questionários, identificação das expressões metafóricas, categorização e agrupamento das metáforas de acordo com sua regularidade de adomínios fonte. Para a análise das metáforas, foi utilizada a Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010) e os Esquemas Imagéticos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010; GIBBS; COLSTON, 2006). A análise dos dados revela, de maneira geral, a conceptualização da aprendizagem móvel como um desafio, um meio de inserir e aproximar a escola no contexto sociocultural do aluno. Ademais, foi possível perceber certo despreparo do professor para lidar com a tecnologia móvel, sendo necessária a oferta de formação complementar para trabalhar as tecnologias móveis em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T14:28:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T14:28:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAERX9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAERX9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAERX9/1/1998m.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAERX9/2/1998m.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f1dee515ef16dceb9cab8762ac7a874 3e11f437cc4323fad6df202180ed43e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589431485005824 |