Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaela de Andrade Paiva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAERX9
Resumo: Para Lakoff e Johnson (1980), o sistema cognitivo dos seres humanos é, na maioria das vezes, metafórico. Para os autores, as metáforas estruturam o nosso pensamento e fazem parte da nossa concepção e definição da realidade. Essa dissertação de mestrado teve como objetivo propor o desenvolvimento de um estudo qualitativo de cunho interpretativista que buscou investigar as metáforas mais recorrentes utilizadas por professores de português para conceptualizar o uso de dispositivos móveis em sala de aula. Os dados da pesquisa foram gerados a partir das respostas obtidas em um questionário inicial e final realizado com professores de Português participantes de uma formação oferecida inteiramente via WhatsApp, denominada Taba Móvel Redigir. Como procedimento metodológico, primeiramente, foram feitas leituras dos questionários, identificação das expressões metafóricas, categorização e agrupamento das metáforas de acordo com sua regularidade de adomínios fonte. Para a análise das metáforas, foi utilizada a Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010) e os Esquemas Imagéticos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010; GIBBS; COLSTON, 2006). A análise dos dados revela, de maneira geral, a conceptualização da aprendizagem móvel como um desafio, um meio de inserir e aproximar a escola no contexto sociocultural do aluno. Ademais, foi possível perceber certo despreparo do professor para lidar com a tecnologia móvel, sendo necessária a oferta de formação complementar para trabalhar as tecnologias móveis em sala de aula.
id UFMG_4125085b492c9ea06e5e163fcedddc78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BAERX9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Junia de Carvalho Fidelis BragaRonaldo Corrêa Gomes JúniorRonaldo Corrêa Gomes JúniorMarina Morena dos Santos e SilvaLuciana de Oliveira SilvaRafaela de Andrade Paiva2019-08-10T14:28:30Z2019-08-10T14:28:30Z2019-02-14http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAERX9Para Lakoff e Johnson (1980), o sistema cognitivo dos seres humanos é, na maioria das vezes, metafórico. Para os autores, as metáforas estruturam o nosso pensamento e fazem parte da nossa concepção e definição da realidade. Essa dissertação de mestrado teve como objetivo propor o desenvolvimento de um estudo qualitativo de cunho interpretativista que buscou investigar as metáforas mais recorrentes utilizadas por professores de português para conceptualizar o uso de dispositivos móveis em sala de aula. Os dados da pesquisa foram gerados a partir das respostas obtidas em um questionário inicial e final realizado com professores de Português participantes de uma formação oferecida inteiramente via WhatsApp, denominada Taba Móvel Redigir. Como procedimento metodológico, primeiramente, foram feitas leituras dos questionários, identificação das expressões metafóricas, categorização e agrupamento das metáforas de acordo com sua regularidade de adomínios fonte. Para a análise das metáforas, foi utilizada a Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010) e os Esquemas Imagéticos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010; GIBBS; COLSTON, 2006). A análise dos dados revela, de maneira geral, a conceptualização da aprendizagem móvel como um desafio, um meio de inserir e aproximar a escola no contexto sociocultural do aluno. Ademais, foi possível perceber certo despreparo do professor para lidar com a tecnologia móvel, sendo necessária a oferta de formação complementar para trabalhar as tecnologias móveis em sala de aula.To Lakoff and Johnson (1980), human beings cognitive system is, in most cases, metaphorical. For those authors, metaphors structure our thoughts and are part of our conception and definition of reality. This master thesis had as a goal to propose the development of a qualitative survey with an interpretative strand, which aimed to investigate the most common metaphors used by Portuguese teacher to conceptualize the use of mobile equipment in the classroom. In this perspective, this researchs data was generated from the answers got through initial and final questionnaires applied to Portuguese teachers who participated in a formation offered entirely by WhatsApp named Taba Móvel Redigir. As a methodological procedure, firstly, we read the questionnaire aiming to the identification of the metaphorical expressions, the categorization and grouping of metaphors according to the regularity. For the analyses of the metaphors, we used the Theory of Conceptual Metaphor (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010) and Image Schemas (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010; GIBBS; COLSTON, 2006). The analysis of the data revealed, in a general way, the conceptualization of mobile learning as a challenge, a way of inserting and approximating the school to the students sociocultural context. Thus, it was possible to notice that the teachers are, somehow, unprepared to deal with mobile technology, being necessary that they get a specialization to work with mobile technology in the classroom.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguística aplicadaInovações tecnológicasWhatsApp (Recursos eletrônicos)MetáforaTecnologia educacionalProfessores de português FormaçãoAprendizagem móvelFormação de professoresMetáforaMetáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1998m.pdfapplication/pdf2228349https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAERX9/1/1998m.pdf8f1dee515ef16dceb9cab8762ac7a874MD51TEXT1998m.pdf.txt1998m.pdf.txtExtracted texttext/plain206030https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAERX9/2/1998m.pdf.txt3e11f437cc4323fad6df202180ed43e4MD521843/LETR-BAERX92019-11-14 09:16:29.137oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BAERX9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:16:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel
title Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel
spellingShingle Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel
Rafaela de Andrade Paiva
Aprendizagem móvel
Formação de professores
Metáfora
Linguística aplicada
Inovações tecnológicas
WhatsApp (Recursos eletrônicos)
Metáfora
Tecnologia educacional
Professores de português Formação
title_short Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel
title_full Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel
title_fullStr Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel
title_full_unstemmed Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel
title_sort Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel
author Rafaela de Andrade Paiva
author_facet Rafaela de Andrade Paiva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junia de Carvalho Fidelis Braga
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ronaldo Corrêa Gomes Júnior
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ronaldo Corrêa Gomes Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marina Morena dos Santos e Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luciana de Oliveira Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafaela de Andrade Paiva
contributor_str_mv Junia de Carvalho Fidelis Braga
Ronaldo Corrêa Gomes Júnior
Ronaldo Corrêa Gomes Júnior
Marina Morena dos Santos e Silva
Luciana de Oliveira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem móvel
Formação de professores
Metáfora
topic Aprendizagem móvel
Formação de professores
Metáfora
Linguística aplicada
Inovações tecnológicas
WhatsApp (Recursos eletrônicos)
Metáfora
Tecnologia educacional
Professores de português Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Linguística aplicada
Inovações tecnológicas
WhatsApp (Recursos eletrônicos)
Metáfora
Tecnologia educacional
Professores de português Formação
description Para Lakoff e Johnson (1980), o sistema cognitivo dos seres humanos é, na maioria das vezes, metafórico. Para os autores, as metáforas estruturam o nosso pensamento e fazem parte da nossa concepção e definição da realidade. Essa dissertação de mestrado teve como objetivo propor o desenvolvimento de um estudo qualitativo de cunho interpretativista que buscou investigar as metáforas mais recorrentes utilizadas por professores de português para conceptualizar o uso de dispositivos móveis em sala de aula. Os dados da pesquisa foram gerados a partir das respostas obtidas em um questionário inicial e final realizado com professores de Português participantes de uma formação oferecida inteiramente via WhatsApp, denominada Taba Móvel Redigir. Como procedimento metodológico, primeiramente, foram feitas leituras dos questionários, identificação das expressões metafóricas, categorização e agrupamento das metáforas de acordo com sua regularidade de adomínios fonte. Para a análise das metáforas, foi utilizada a Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010) e os Esquemas Imagéticos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010; GIBBS; COLSTON, 2006). A análise dos dados revela, de maneira geral, a conceptualização da aprendizagem móvel como um desafio, um meio de inserir e aproximar a escola no contexto sociocultural do aluno. Ademais, foi possível perceber certo despreparo do professor para lidar com a tecnologia móvel, sendo necessária a oferta de formação complementar para trabalhar as tecnologias móveis em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T14:28:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T14:28:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAERX9
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAERX9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAERX9/1/1998m.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAERX9/2/1998m.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f1dee515ef16dceb9cab8762ac7a874
3e11f437cc4323fad6df202180ed43e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589431485005824