Amor, poder e violência em contos de Nélida Piñon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joyce Glenda Barros Amorim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9WVG5X
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo a articulação entre três aspectos recorrentes na obra contística de Nélida Piñon, que são o amor, o poder e a violência. Para analisar as narrativas 'Fraternidade' e 'A moça e seu fruto' - do livro 'Tempo das frutas' (1966) -, 'Colheita', 'Sangue esclarecido' e 'Luz' - de 'Sala de armas' (1973) -, bem como 'O Jardim das Oliveiras' e 'O revólver da paixão' - de O calor das coisas (1980) -, foram tomados por base conceitos de Erich Fromm, Gérard Lebrun, Roland Barthes, Heleieth Saffioti, Nilo Odalia, Denis de Rougemont, R. Howard Bloch, Francesco Alberoni, Marcel Conche, Karl Erich Schollhammer, Márcio Seligmann-Silva, Maria Rita Kehl, Jaime Ginzburg, dentre outros. Nos contos selecionados, constata-se que há a sugestão de que o amor (ou sua ausência e negação) é uma forma de poder, de domínio sobre o outro, de influenciar comportamentos. Constata-se, ainda, que o poder se instaura por meio de formas de punição e violência (psíquica e/ou física), o que ocorre principalmente devido a psicopatologias nas quais os personagens sentem prazer em dominar e/ou agredir outros seres humanos, (re)afirmando suas identidades ao fazê-lo
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