Aos órfãos que ficaram: estratégias e práticas educativas dos órfãos de famílias abastadas da Comarca do Rio das Velhas (1750-1800)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talítha Maria Brandao Gorgulho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAED-8RJM6D
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as estratégias e práticas educativas dos órfãos de famílias abastadas da Comarca do Rio das Velhas (Capitania de Minas Gerais) na segunda metade do século XVIII. As formas de ocupação e de exploração deram características muito peculiares à Capitania de Minas Gerais. A grande presença de negros e a dinâmica da mineração, associada a uma forte urbanização e ao mesmo tempo a uma desenvolvida agropecuária, dão formas únicas à sociedade da Comarca do Rio das Velhas, em especial no século XVIII, que constituía, nas Minas, uma sociedade cultural em constante movimento, com sujeitos ativos em sua própria história. Por esses motivos, é no contexto dessa importante Comarca que se desenvolve o tema proposto nesta pesquisa. Discutindo sobre o que era entendido como educação para o período, através da legislação e do que tem sido mostrado pela historiografia, é que se buscaram indícios das práticas educativas entendidas como toda relação em que se observa transmissão de saber e transformação de comportamento dos sujeitos envolvidos, de forma concreta e de estratégias entendidas como as ações de grupos ou indivíduos em busca dessas práticas. Para tanto foi necessário desenvolver uma pesquisa que alia método quantitativo e qualitativo de estudo. O primeiro consta da elaboração de um banco de dados com 488 inventários post morten referentes à segunda metade do século XVIII, alocados no Museu do Ouro IBRAM/Sabará-MG, e as análises feitas com dados desses documentos, o que possibilitou a composição do perfil dos sujeitos estudados, bem como das práticas educativas dos mesmos. Esses dados serviram como base para o desenvolvimento das análises qualitativas, dos estudos de caso, que vêm mostrar como se davam as estratégias dos órfãos e suas famílias em busca da educação e, em alguns casos, como essas famílias ajudavam na inserção social desses sujeitos. O estudo permite colocar em foco as estratégias e práticas educativas de um grupo ainda pouco estudado pela História da Educação: os órfãos de famílias abastadas. Mesmo que não fossem particularidades deste grupo unicamente, pôde-se observar, nesta pesquisa, que elas se diferenciavam das estratégias e práticas educativas que vêm sendo observadas para os órfãos das camadas mais pobres da mesma sociedade.
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Discutindo sobre o que era entendido como educação para o período, através da legislação e do que tem sido mostrado pela historiografia, é que se buscaram indícios das práticas educativas entendidas como toda relação em que se observa transmissão de saber e transformação de comportamento dos sujeitos envolvidos, de forma concreta e de estratégias entendidas como as ações de grupos ou indivíduos em busca dessas práticas. Para tanto foi necessário desenvolver uma pesquisa que alia método quantitativo e qualitativo de estudo. O primeiro consta da elaboração de um banco de dados com 488 inventários post morten referentes à segunda metade do século XVIII, alocados no Museu do Ouro IBRAM/Sabará-MG, e as análises feitas com dados desses documentos, o que possibilitou a composição do perfil dos sujeitos estudados, bem como das práticas educativas dos mesmos. Esses dados serviram como base para o desenvolvimento das análises qualitativas, dos estudos de caso, que vêm mostrar como se davam as estratégias dos órfãos e suas famílias em busca da educação e, em alguns casos, como essas famílias ajudavam na inserção social desses sujeitos. O estudo permite colocar em foco as estratégias e práticas educativas de um grupo ainda pouco estudado pela História da Educação: os órfãos de famílias abastadas. Mesmo que não fossem particularidades deste grupo unicamente, pôde-se observar, nesta pesquisa, que elas se diferenciavam das estratégias e práticas educativas que vêm sendo observadas para os órfãos das camadas mais pobres da mesma sociedade.This dissertation is intended to analyze strategies and educational practices of wealthy families of orphans living in the Comarca do Rio das Velhas (Capitania de Minas Gerais) in the second half of the eighteenth century. The forms of occupation and exploitation have characteristics which are peculiar to the Capitania de Minas Gerais. The large presence of african descendants and the dynamics of mining, coupled with a strong urbanization and at the same time a developed agriculture, provide unique ways to society of the Comarca do Rio das Velhas, especially in the eighteenth century, which was, in Minas, a society in constant motion, and whose individuals were active on their own history. For these reasons, the context of this substantial region develops the theme proposed in this research. The search for evidences of educational practices was done by discussing how education was seen during the period, through legislation and historiography. Understanding those practices as being any relationship where there is transmission of knowledge and changes on the behavior of the individuals involved in a concrete manner. Also, understanding strategies and actions of groups or individuals who were seeking such practices. For that matter, it was necessary to develop a research that combines quantitative and qualitative methods. The first one consists of developing a database of 488 post-mortem inventories refering to the second half of the eighteenth century, allocated in the Museu do Ouro IBRAM / Sabara, MG, and data analysis of these documents, which allowed the profile composition of the studied individuals, as well as their educational practices. These data helped developing qualitative analysis and case studies, which show the strategies of orphans and their families in search of education and, in some cases, how these families helped in the social integration of these individuals. The study makes it possible to focus on the strategies and educational practices of a group which is still poorly studied by the History of Education: orphans of wealthy families. Even not being particular to this group only, this research was able to notice that those strategies and educational practices were different from the ones related to the orphans of poorest families in the same society.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGÓrfãos  Aspectos sociaisPrática de ensino Educação História Séc XVIIIEstratégiasAbastadosPráticas educativasÓrfãosAos órfãos que ficaram: estratégias e práticas educativas dos órfãos de famílias abastadas da Comarca do Rio das Velhas (1750-1800)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapa_disserta__o_tal_tha_gorgulho.pdfapplication/pdf135226https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAED-8RJM6D/1/capa_disserta__o_tal_tha_gorgulho.pdfc40cec4fc4227a000d481f99c8b2f768MD51disserta__o_de_mestrado_detal_tha_gorgulho.pdfapplication/pdf2567954https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAED-8RJM6D/2/disserta__o_de_mestrado_detal_tha_gorgulho.pdf182600317b330288509784663042772cMD52TEXTcapa_disserta__o_tal_tha_gorgulho.pdf.txtcapa_disserta__o_tal_tha_gorgulho.pdf.txtExtracted texttext/plain19249https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAED-8RJM6D/3/capa_disserta__o_tal_tha_gorgulho.pdf.txt0bbd2c4e99c2bec060e16406cd1c7e6eMD53disserta__o_de_mestrado_detal_tha_gorgulho.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado_detal_tha_gorgulho.pdf.txtExtracted texttext/plain220175https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAED-8RJM6D/4/disserta__o_de_mestrado_detal_tha_gorgulho.pdf.txtb536cc92373181dd8e9135e719372767MD541843/FAED-8RJM6D2019-11-14 06:07:15.13oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAED-8RJM6DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:07:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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