O interesse de professores pelo estudo da Biologia: manifestações atuais e memórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ines Mendes Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9M2MBV
Resumo: Nesta pesquisa, buscamos compreender as relações entre os interesses pessoais pelo estudo de diferentes temas de Biologia c as experiências vivcnciadas na aprendizagem de Ciências ao longo da vida de professores de Ciências e dc Biologia. Com esse propósito, realizamos estudos teóricos e empíricos que integram métodos qualitativos e quantitativos sobre: a) tradução e adaptação do Study Interest Questionnaire (SIQ) para o Questionário dc Interesse Pelo Estudo de Temas de Biologia (QIETB) e o perfil de interesses de professores pelo estudo de temas dc Biologia; b) aspectos individuais e situacionais de episódios rememorados sobre aprendizagem dc Ciências ao longo da vida; c) estruturas individuais c situacionais nos episódios rememorados sobre aprendizagem de Biologia; d) correlações entre os interesses pessoais atuais pelo estudo dc temas de Biologia c as estruturas individuais c situacionais nos episódios rememorados sobre aprendizagem de Biologia. Os participantes dapesquisa atualmente atuam como professores dc Ciências c Biologia no ensino fundamental e médio, em escolas públicas dc várias cidades do estado de Minas Gerais. Os temas de estudo de maior interesse dos professores são, em ordem decrescente: Ecologia, Genética/Evolução,Seres Vivos, Anatomia/Fisiologia c Citologia/1 listologia. O interesse pelo estudo de diferentes temas de Biologia tem distribuição muito parecida entre professores de Ciências c de Biologia. As fortes correlações entre os interesses indicam a existência de um interessegeral pelo estudo de Biologia, que captura o que tem de comum em todos os interesses e representa o interesse dos professores pela área dc Ciências Biológicas. O questionário de identiíicação c de mcnsuração de interesses pessoais pelos temas de Biologia, utilizado nesta pesquisa, pode ser aprimorado para ser utilizado futuramente em estudos comparativos internacionais. Os episódios rememorados pelos professores foram analisados, considerando os aspectos pessoais afctivo-emocionais c os aspectos situacionais relativos ao tempo, local ccaracterísticas do ambiente de aprendizagem. Na estrutura dos episódios, são identillcadas as dimensões denominadas de Motivação, Autocficácia, Ecologismo, Dcsmotivação e Constrangimento. A importância das atividades desenvolvidas no ensino fundamental,rememoradas nos episódios, aponta para a necessidade de aprimoramento das atividades de Ciências nos primeiros anos escolares. As correlações entre as estruturas dos interesses atuais e as estruturas individuais e situacionais nos episódios são analisadas nos grupos definidos por área dc atuação profissional, gênero e tempo de magistério. As fortes correlações entre interesses pessoais pelo estudo de temas de Biologia e a dimensão lícologismo sugerem maioraproximação entre o conhecimento científico e a vida. Apesar de iicologismo ser, no resultado de nossas pesquisas, uma dimensão familiar, ela fornece orientação para intervenções escolares que podem favorecer a origem e o desenvolvimento de interesses pelo estudo detemas curriculares de Biologia. O estudo de correlações que realizamos indica uma relação simétrica entre as estruturas dos interesses e as dimensões dos episódios, entretanto não estabelece obrigatoriamente um lluxo de causalidade, o qual poderá ser investigado futuramente numa investigação intraindividual longitudinal mais detalhada.
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Com esse propósito, realizamos estudos teóricos e empíricos que integram métodos qualitativos e quantitativos sobre: a) tradução e adaptação do Study Interest Questionnaire (SIQ) para o Questionário dc Interesse Pelo Estudo de Temas de Biologia (QIETB) e o perfil de interesses de professores pelo estudo de temas dc Biologia; b) aspectos individuais e situacionais de episódios rememorados sobre aprendizagem dc Ciências ao longo da vida; c) estruturas individuais c situacionais nos episódios rememorados sobre aprendizagem de Biologia; d) correlações entre os interesses pessoais atuais pelo estudo dc temas de Biologia c as estruturas individuais c situacionais nos episódios rememorados sobre aprendizagem de Biologia. Os participantes dapesquisa atualmente atuam como professores dc Ciências c Biologia no ensino fundamental e médio, em escolas públicas dc várias cidades do estado de Minas Gerais. Os temas de estudo de maior interesse dos professores são, em ordem decrescente: Ecologia, Genética/Evolução,Seres Vivos, Anatomia/Fisiologia c Citologia/1 listologia. O interesse pelo estudo de diferentes temas de Biologia tem distribuição muito parecida entre professores de Ciências c de Biologia. As fortes correlações entre os interesses indicam a existência de um interessegeral pelo estudo de Biologia, que captura o que tem de comum em todos os interesses e representa o interesse dos professores pela área dc Ciências Biológicas. O questionário de identiíicação c de mcnsuração de interesses pessoais pelos temas de Biologia, utilizado nesta pesquisa, pode ser aprimorado para ser utilizado futuramente em estudos comparativos internacionais. Os episódios rememorados pelos professores foram analisados, considerando os aspectos pessoais afctivo-emocionais c os aspectos situacionais relativos ao tempo, local ccaracterísticas do ambiente de aprendizagem. Na estrutura dos episódios, são identillcadas as dimensões denominadas de Motivação, Autocficácia, Ecologismo, Dcsmotivação e Constrangimento. A importância das atividades desenvolvidas no ensino fundamental,rememoradas nos episódios, aponta para a necessidade de aprimoramento das atividades de Ciências nos primeiros anos escolares. As correlações entre as estruturas dos interesses atuais e as estruturas individuais e situacionais nos episódios são analisadas nos grupos definidos por área dc atuação profissional, gênero e tempo de magistério. As fortes correlações entre interesses pessoais pelo estudo de temas de Biologia e a dimensão lícologismo sugerem maioraproximação entre o conhecimento científico e a vida. Apesar de iicologismo ser, no resultado de nossas pesquisas, uma dimensão familiar, ela fornece orientação para intervenções escolares que podem favorecer a origem e o desenvolvimento de interesses pelo estudo detemas curriculares de Biologia. O estudo de correlações que realizamos indica uma relação simétrica entre as estruturas dos interesses e as dimensões dos episódios, entretanto não estabelece obrigatoriamente um lluxo de causalidade, o qual poderá ser investigado futuramente numa investigação intraindividual longitudinal mais detalhada.In this research, we seek lo understand the relationship between personal interests for the study of the different Biology themes and experiences in the learning of Science over the life of Biology and Science teachers. To this end, wc carried out theoretical and empirical studiesthat integrate qualitative and quantitative methods about; a) translation and adaptation of the Study Interest Questionnaire (SIQ) to the Interest for the Study of Biology fhemes Questionnaire (Questionário dc Interesse Pelo Estudo de Temas de Biologia - QlB fB) and the profile of current personal interests for the study of Biology themes; b) individual andsituational aspects in the reminded episodes on Science learning over the life; c) individual and situational structures in reminded episodes on Biology learning; d) correlation between the current personal interests for the study of Biology themes and the individual and situational structures in the reminded episodes on Biology learning over the life, 'fhe participants of the research currently work as Science and Biology teachers in elementary and high school, in public schools of various cities of Minas Gerais state (Brazil), fhe study themes of great interest for teachers are, in descending order: Ecology, Genetics/Evolution, Living Beings, Anatomy/Physiology and Cytology/Histology. The interest in the study of different Biology themes has got very similar distribution among Science and Biology teachers. The strong correlations between the interests indicate the existence of a general interest for the study of Biology that captures what it has in common to all interests and represents teachers' interest for the area of Biological Sciences. The questionnaire for the identification and measurement of personal interests for the Biology themes, used in this research, might be refined to be used in future in international comparative studies, fhe teachers' reminded episodes were analyzed, considering the personal affective-emotional aspects and the situational aspects related to time, place and characteristics of the learning environment. In the structure of the episodes, the dimensions called: Motivation, Selfefficacy,Ecology, Lack of Motivation and Embarrassment are identified, fhe importance of the activities developed in elementary school, which were reminded in the episodes, points to the need of improvement in the Science activities, at school early years. The correlations between the structures of the current interests and the individual and situational structures in the episodes are analyzed, in defined groups, taking into account the area of professional activity, gender and time of teaching. The strong correlations between personal interests for the study of Biology themes and Ecological dimension suggest great approach between scientific knowledge and life. Although the Ecology is, in the results of our research, a family dimension, it provides guidance for school interventions that might promote the origin and development of interests for the study of Biology curricula themes, fhe study of correlationshows a symmetrical relationship between the structures of the interests and the dimensions of the episodes, however it does not establish a How of causality, which might be further investigated in future, in an intra-individual longitudinal investigation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBiologia Estudo e ensinoEducaçãoInteresse pessoalProfessores Formação profissionalProfessores FormaçãoInteresse (Psicologia)Ciência Estudo e ensinoInteresse situacionalCiênciasInteresse individualEducaçãoMemória episódicaBiologiaO interesse de professores pelo estudo da Biologia: manifestações atuais e memóriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_inesmendespinto.pdfapplication/pdf8478647https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9M2MBV/1/tese_inesmendespinto.pdf7eaa77b7bc961e1db46851137540930aMD51TEXTtese_inesmendespinto.pdf.txttese_inesmendespinto.pdf.txtExtracted texttext/plain364803https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9M2MBV/2/tese_inesmendespinto.pdf.txtf34a5497723bea9ca7ad1731b9ba00c6MD521843/BUOS-9M2MBV2019-11-14 15:22:00.145oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9M2MBVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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