Diversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: século XVIII e início do XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33544
Resumo: O presente trabalho trata da análise da policromia das esculturas sacras do século XVIII e início do XIX da cidade de Sabará, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Para o estudo analisamos 22 esculturas e dois púlpitos de cinco igrejas do centro histórico da cidade, e a escultura Santana Mestra localizada no Museu do Ouro. Durante a pesquisa procuramos relacionar os estofamentos entre si na busca de elementos que revelassem a identidade da policromia sabarense. As características identificadas, juntamente com documento de 1818 transcrito por Zoroastro Vianna Passos, indicaram o trabalho de uma oficina de policromia na cidade, possivelmente liderada por Joaquim Gonçalves da Rocha. Nossos estudos nos levaram também à hipótese de que o mesmo pintor teria policromado algumas das esculturas estudadas.
id UFMG_42398c29de505f0df4777edb24ee414c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/33544
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Regina Emery Quiteshttp://lattes.cnpq.br/1943960329335593Alessandra RosadoBeatriz Ramos de Vasconcelos Coelhohttp://lattes.cnpq.br/3239815823190828Ana Carolina Rodrigues2020-05-26T01:22:51Z2020-05-26T01:22:51Z2019-02-21http://hdl.handle.net/1843/33544O presente trabalho trata da análise da policromia das esculturas sacras do século XVIII e início do XIX da cidade de Sabará, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Para o estudo analisamos 22 esculturas e dois púlpitos de cinco igrejas do centro histórico da cidade, e a escultura Santana Mestra localizada no Museu do Ouro. Durante a pesquisa procuramos relacionar os estofamentos entre si na busca de elementos que revelassem a identidade da policromia sabarense. As características identificadas, juntamente com documento de 1818 transcrito por Zoroastro Vianna Passos, indicaram o trabalho de uma oficina de policromia na cidade, possivelmente liderada por Joaquim Gonçalves da Rocha. Nossos estudos nos levaram também à hipótese de que o mesmo pintor teria policromado algumas das esculturas estudadas.This paper deals with the analysis of polychromy of the sacred sculptures of the 18th and early 19th centuries from Sabará city, located in the metropolitan area of Belo Horizonte, MG. For the study we analyzed 22 sculptures and two pulpits of five churches in the historical center of the city, and the sculpture Saint Anne located in the Museu do Ouro. During the research we tried to relate the upholstery to each other in search of elements that revealed the identity of the Sabarense polychrome.The identified characteristics, amongst document of 1818 ranscribed by ZoroastroViannaPassos, indicated the work of a polychrome workshop in the city, possibly led by Joaquim Gonçalves da Rocha.Our studies also led us to the hypothesis that the same painter would have polychromed some of the sculptures studied.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEscultura - Conservação e restauraçãoArte sacra - Sabará (MG) - Séc. XVIII-XIXArte - Conservação e restauraçãoTeses EBAPolicromiaEscultura sacraSabaráSéculos XVIII e XIXAtribuiçãoDiversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: século XVIII e início do XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDiversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabrá_século XVIII e início do XIX_pdfA.pdfDiversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabrá_século XVIII e início do XIX_pdfA.pdfapplication/pdf26837073https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33544/4/Diversidade%20e%20singularidade%20da%20policromia%20na%20escultura%20sacra%20de%20Sabr%c3%a1_s%c3%a9culo%20XVIII%20e%20in%c3%adcio%20do%20XIX_pdfA.pdf92e32d71de0ee380536b7882948bca50MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33544/5/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33544/6/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD561843/335442020-05-25 22:22:51.435oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-05-26T01:22:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: século XVIII e início do XIX
title Diversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: século XVIII e início do XIX
spellingShingle Diversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: século XVIII e início do XIX
Ana Carolina Rodrigues
Policromia
Escultura sacra
Sabará
Séculos XVIII e XIX
Atribuição
Escultura - Conservação e restauração
Arte sacra - Sabará (MG) - Séc. XVIII-XIX
Arte - Conservação e restauração
Teses EBA
title_short Diversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: século XVIII e início do XIX
title_full Diversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: século XVIII e início do XIX
title_fullStr Diversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: século XVIII e início do XIX
title_full_unstemmed Diversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: século XVIII e início do XIX
title_sort Diversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: século XVIII e início do XIX
author Ana Carolina Rodrigues
author_facet Ana Carolina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Regina Emery Quites
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1943960329335593
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alessandra Rosado
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3239815823190828
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carolina Rodrigues
contributor_str_mv Maria Regina Emery Quites
Alessandra Rosado
Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Policromia
Escultura sacra
Sabará
Séculos XVIII e XIX
Atribuição
topic Policromia
Escultura sacra
Sabará
Séculos XVIII e XIX
Atribuição
Escultura - Conservação e restauração
Arte sacra - Sabará (MG) - Séc. XVIII-XIX
Arte - Conservação e restauração
Teses EBA
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escultura - Conservação e restauração
Arte sacra - Sabará (MG) - Séc. XVIII-XIX
Arte - Conservação e restauração
Teses EBA
description O presente trabalho trata da análise da policromia das esculturas sacras do século XVIII e início do XIX da cidade de Sabará, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Para o estudo analisamos 22 esculturas e dois púlpitos de cinco igrejas do centro histórico da cidade, e a escultura Santana Mestra localizada no Museu do Ouro. Durante a pesquisa procuramos relacionar os estofamentos entre si na busca de elementos que revelassem a identidade da policromia sabarense. As características identificadas, juntamente com documento de 1818 transcrito por Zoroastro Vianna Passos, indicaram o trabalho de uma oficina de policromia na cidade, possivelmente liderada por Joaquim Gonçalves da Rocha. Nossos estudos nos levaram também à hipótese de que o mesmo pintor teria policromado algumas das esculturas estudadas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-26T01:22:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-26T01:22:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/33544
url http://hdl.handle.net/1843/33544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33544/4/Diversidade%20e%20singularidade%20da%20policromia%20na%20escultura%20sacra%20de%20Sabr%c3%a1_s%c3%a9culo%20XVIII%20e%20in%c3%adcio%20do%20XIX_pdfA.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33544/5/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33544/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 92e32d71de0ee380536b7882948bca50
00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589203140804608