A divulgação científica em periódicos: um estudo da produção dos professores do Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Valeria de Abreu
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAEMBM
Resumo: Esta pesquisa busca discutir a divulgação da ciência em periódicos especificamente as revistas do campo da Educação, tomando como corpus a produção bibliográfica dos professores do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG registrada na Plataforma Lattes. Foi realizado um levantamento dos dados dessa produção e a posterior análise dos tipos de publicações, gêneros e suportes buscando compreender seus significados e representações para a disseminação das pesquisas dos professores pesquisadores. A análise se baseou em alguns pressupostos da análise do discurso, em estudos críticos sobre a divulgação de pesquisas e nos estudos de Pierre Bourdieu sobre o funcionamento do campo acadêmico. A supervalorização do discurso científico em detrimento de outros discursos de divulgação dificulta o acesso às pesquisas por um público essencial no cenário educacional: o educador escolar. O discurso científico tem um léxico próprio à área e ao universo acadêmico, o que o torna quase que intransponível ao profissional da educação que não está imerso no universo acadêmico. Quando voltamos nosso olhar para as produções bibliográficas dos professores pesquisadores da Pós-Graduação, nos damos conta de que, mesmo que exista algum movimento em direção à produção de gêneros acadêmicos de divulgação dos conteúdos das pesquisas da área, esse movimento ainda é bastante tímido e inibido pelas instituições e órgãos reguladores dos programas, de modo que o discurso que aqui chamamos de científico-pedagógico, embora encontre espaço significativo e voz nas produções dos docentes universitários, não é valorizado pelos órgãos e instituições financiadoras de pesquisas. Isso deve ser objeto de reflexão uma vez que os problemas da educação e do ensino são, em geral, o que alimenta as pesquisas, sendo uma das justificativas para o governo e as instituições investirem em estudos dessa natureza. Este estudo se localiza na área interdisciplinar da Educação, Comunicação e Linguagem, de modo que visamos compreender a convergência entre as pesquisas e a divulgação da ciência, buscando por meio da análise das produções dos professores entender melhor como se instala o modus acadêmico de regulamentação da produção e da divulgação das pesquisas
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A supervalorização do discurso científico em detrimento de outros discursos de divulgação dificulta o acesso às pesquisas por um público essencial no cenário educacional: o educador escolar. O discurso científico tem um léxico próprio à área e ao universo acadêmico, o que o torna quase que intransponível ao profissional da educação que não está imerso no universo acadêmico. Quando voltamos nosso olhar para as produções bibliográficas dos professores pesquisadores da Pós-Graduação, nos damos conta de que, mesmo que exista algum movimento em direção à produção de gêneros acadêmicos de divulgação dos conteúdos das pesquisas da área, esse movimento ainda é bastante tímido e inibido pelas instituições e órgãos reguladores dos programas, de modo que o discurso que aqui chamamos de científico-pedagógico, embora encontre espaço significativo e voz nas produções dos docentes universitários, não é valorizado pelos órgãos e instituições financiadoras de pesquisas. Isso deve ser objeto de reflexão uma vez que os problemas da educação e do ensino são, em geral, o que alimenta as pesquisas, sendo uma das justificativas para o governo e as instituições investirem em estudos dessa natureza. Este estudo se localiza na área interdisciplinar da Educação, Comunicação e Linguagem, de modo que visamos compreender a convergência entre as pesquisas e a divulgação da ciência, buscando por meio da análise das produções dos professores entender melhor como se instala o modus acadêmico de regulamentação da produção e da divulgação das pesquisasThis research aims to discuss the science in periodical publications specifically the magazines of the Education Field, taking as corpus the production of teachers of the pos-graduation programs of the University of Education of UFGM registered in the Lattes platform. The data of this publication was investigated and a posterior analysis of the publication format, support, discusses, significance and representations of the divulgation of the researches of the analytical teachers. The over valorization of the scientific language over others disseminating languages hampers the access to researches of a very essential public of the educational scenario: the school educator. The scientific language uses a lexicon near to its fields and academic universe, being a matchless barrier for the educational professional that is not part of the academic universe. When the gaze is turned towards the bibliography of the analytical teachers of the pos-graduation programs, it is noted that, even with the existence of a tendency towards the didactic formation of the topics inside the field, this attitude is too shy and constrained by institutions and controlling organizations, in such way that the discuss called here of scientific-pedagogic, does not finds a relevant space or representation in the production of the faculty, generating a deficiency and hindering the actual educational scenario of the country. The problems of the education and teachings are, usually, what incentives the studies, being one of the justifications for the government and institutions to invest on the researches. This work is an interdisciplinary work on the fields of Education, Communication and language, searching to understand the converge between the researches and the divulgation of the science looking thru the language of the teachers productions, understanding better how is settled the academic modus of production guidelines and divulgations of researchesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGPesquisa educacional EstatisticaPeriódicosPos-graduação EducaçãoDivulgaçao cientificaProfessores universitários Periódicos BibliometriaUniversidade Federal de Minas Gerais  Faculdade de Educação Pós-Graduação Professores BibliometriaBibliometriaProdução docente na pós-graduaçãoDivulgação científicaPeriódicosA divulgação científica em periódicos: um estudo da produção dos professores do Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgeduca__o_conhecimento_e_inclus_o__social_julianaval_riaabreu_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf3669823https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BAEMBM/1/ppgeduca__o_conhecimento_e_inclus_o__social_julianaval_riaabreu_dissertacaomestrado.pdf329c8c71063f6f56ca6dd6f602387fd4MD51TEXTppgeduca__o_conhecimento_e_inclus_o__social_julianaval_riaabreu_dissertacaomestrado.pdf.txtppgeduca__o_conhecimento_e_inclus_o__social_julianaval_riaabreu_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain282824https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BAEMBM/2/ppgeduca__o_conhecimento_e_inclus_o__social_julianaval_riaabreu_dissertacaomestrado.pdf.txt4ac812e2a4a6a0642ddaad406eb28182MD521843/BUOS-BAEMBM2019-11-14 07:35:08.857oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BAEMBMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:35:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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