O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Braz Franceschini Junior
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A6UL3J
Resumo: O objetivo central desse trabalho é aproximar o viés dialógico enunciado pelo pensador russo Mikhail Bakhtin das obras do compositor ítalo-americano Mario Castelnuovo-Tedesco. Nesse sentido, conceituei genericamente o dialogismo apontando, em seguida, diversos exemplos na música erudita e na música popular brasileira. Escolhi como corpus da pesquisa o ciclo para coro e violão Romancero gitano op. 152 baseado em poemas do livro Poema del cante jondo do artista espanhol Federico Garcia Lorca. O livro de Lorca resultou de uma pesquisa sobre cantos folclóricos andaluzes realizadas juntamente com o compositor Manuel de Falla. Depois de analisar diversas obras de Castelnuovo-Tedesco, além da leitura de biografias, excertos de uma autobiografia e artigos de próprio punho do compositor, conclui que o opus de Tedesco é genuinamente imbuído do dialogismo. Procedi, em seguida, a uma verificação de afinidade entre os escritos de Lorca, do compositor Manuel de Falla e do seu mentor Felipe Pedrell, além dos escritos do compositor florentino e, em conjunto com uma análise musical, demonstro que o ciclo tedesciano promove uma contundente homenagem à música e cultura espanholas.
id UFMG_4255594a4499b90470d966d5d6006a8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A6UL3J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Oiliam Jose LannaCecilia Nazare de LimaLuciana Monteiro de Castro Silva DutraLuiz Braz Franceschini Junior2019-08-09T23:36:31Z2019-08-09T23:36:31Z2014-09-29http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A6UL3JO objetivo central desse trabalho é aproximar o viés dialógico enunciado pelo pensador russo Mikhail Bakhtin das obras do compositor ítalo-americano Mario Castelnuovo-Tedesco. Nesse sentido, conceituei genericamente o dialogismo apontando, em seguida, diversos exemplos na música erudita e na música popular brasileira. Escolhi como corpus da pesquisa o ciclo para coro e violão Romancero gitano op. 152 baseado em poemas do livro Poema del cante jondo do artista espanhol Federico Garcia Lorca. O livro de Lorca resultou de uma pesquisa sobre cantos folclóricos andaluzes realizadas juntamente com o compositor Manuel de Falla. Depois de analisar diversas obras de Castelnuovo-Tedesco, além da leitura de biografias, excertos de uma autobiografia e artigos de próprio punho do compositor, conclui que o opus de Tedesco é genuinamente imbuído do dialogismo. Procedi, em seguida, a uma verificação de afinidade entre os escritos de Lorca, do compositor Manuel de Falla e do seu mentor Felipe Pedrell, além dos escritos do compositor florentino e, em conjunto com uma análise musical, demonstro que o ciclo tedesciano promove uma contundente homenagem à música e cultura espanholas.The main objective of this work is to approximate the dialogical bias statement by Russian thinker Mikhail Bakhtin of the works of the Italian-American composer Mario Castelnuovo-Tedesco. In this sense, I generally conceptualized dialogism pointing, then, several examples in classical music and Brazilian popular music. Chosen as the corpus of the research the cycle for choir and guitar Romancero gitano op. 152 based on poems Poema del cante jondo book by Spanish artist Federico Garcia Lorca. The book of Lorca resulted of a research on Andalusian folk songs performed with the composer Manuel de Falla. After reviewing several works by Castelnuovo-Tedesco, besides reading biographies, excerpts from an autobiography and articles handle the composer himself, concluded that the Tedesco opus is genuinely imbued with the dialogism. I proceeded then to verification of affinity between the writings of Lorca, the composer Manuel de Falla and his mentor Felipe Pedrell, besides the writings of the Florentine composer and together with a musical analysis, I show that the tedesciano cycle promotes a resounding tribute to the music and Spanish culture.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica Analise, apreciaçãoMusicaMusica Espanha  música espanholaCoroviolãoanálise musicaldialogismoO dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedescoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacaoromancerogitano.pdfapplication/pdf10429745https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A6UL3J/1/dissertacaoromancerogitano.pdf424a4cbf341970f816e28873d2b14565MD51TEXTdissertacaoromancerogitano.pdf.txtdissertacaoromancerogitano.pdf.txtExtracted texttext/plain228898https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A6UL3J/2/dissertacaoromancerogitano.pdf.txtba880082d2a4bd0f482f7ba17e507b56MD521843/AAGS-A6UL3J2019-11-14 07:45:29.836oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A6UL3JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:45:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
title O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
spellingShingle O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
Luiz Braz Franceschini Junior
música espanhola
Coro
violão
análise musical
dialogismo
Musica Analise, apreciação
Musica
Musica Espanha  
title_short O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
title_full O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
title_fullStr O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
title_full_unstemmed O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
title_sort O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
author Luiz Braz Franceschini Junior
author_facet Luiz Braz Franceschini Junior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oiliam Jose Lanna
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cecilia Nazare de Lima
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Braz Franceschini Junior
contributor_str_mv Oiliam Jose Lanna
Cecilia Nazare de Lima
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv música espanhola
Coro
violão
análise musical
dialogismo
topic música espanhola
Coro
violão
análise musical
dialogismo
Musica Analise, apreciação
Musica
Musica Espanha  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica Analise, apreciação
Musica
Musica Espanha  
description O objetivo central desse trabalho é aproximar o viés dialógico enunciado pelo pensador russo Mikhail Bakhtin das obras do compositor ítalo-americano Mario Castelnuovo-Tedesco. Nesse sentido, conceituei genericamente o dialogismo apontando, em seguida, diversos exemplos na música erudita e na música popular brasileira. Escolhi como corpus da pesquisa o ciclo para coro e violão Romancero gitano op. 152 baseado em poemas do livro Poema del cante jondo do artista espanhol Federico Garcia Lorca. O livro de Lorca resultou de uma pesquisa sobre cantos folclóricos andaluzes realizadas juntamente com o compositor Manuel de Falla. Depois de analisar diversas obras de Castelnuovo-Tedesco, além da leitura de biografias, excertos de uma autobiografia e artigos de próprio punho do compositor, conclui que o opus de Tedesco é genuinamente imbuído do dialogismo. Procedi, em seguida, a uma verificação de afinidade entre os escritos de Lorca, do compositor Manuel de Falla e do seu mentor Felipe Pedrell, além dos escritos do compositor florentino e, em conjunto com uma análise musical, demonstro que o ciclo tedesciano promove uma contundente homenagem à música e cultura espanholas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T23:36:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T23:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A6UL3J
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A6UL3J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A6UL3J/1/dissertacaoromancerogitano.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A6UL3J/2/dissertacaoromancerogitano.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 424a4cbf341970f816e28873d2b14565
ba880082d2a4bd0f482f7ba17e507b56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589243786756096