O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A6UL3J |
Resumo: | O objetivo central desse trabalho é aproximar o viés dialógico enunciado pelo pensador russo Mikhail Bakhtin das obras do compositor ítalo-americano Mario Castelnuovo-Tedesco. Nesse sentido, conceituei genericamente o dialogismo apontando, em seguida, diversos exemplos na música erudita e na música popular brasileira. Escolhi como corpus da pesquisa o ciclo para coro e violão Romancero gitano op. 152 baseado em poemas do livro Poema del cante jondo do artista espanhol Federico Garcia Lorca. O livro de Lorca resultou de uma pesquisa sobre cantos folclóricos andaluzes realizadas juntamente com o compositor Manuel de Falla. Depois de analisar diversas obras de Castelnuovo-Tedesco, além da leitura de biografias, excertos de uma autobiografia e artigos de próprio punho do compositor, conclui que o opus de Tedesco é genuinamente imbuído do dialogismo. Procedi, em seguida, a uma verificação de afinidade entre os escritos de Lorca, do compositor Manuel de Falla e do seu mentor Felipe Pedrell, além dos escritos do compositor florentino e, em conjunto com uma análise musical, demonstro que o ciclo tedesciano promove uma contundente homenagem à música e cultura espanholas. |
id |
UFMG_4255594a4499b90470d966d5d6006a8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A6UL3J |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Oiliam Jose LannaCecilia Nazare de LimaLuciana Monteiro de Castro Silva DutraLuiz Braz Franceschini Junior2019-08-09T23:36:31Z2019-08-09T23:36:31Z2014-09-29http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A6UL3JO objetivo central desse trabalho é aproximar o viés dialógico enunciado pelo pensador russo Mikhail Bakhtin das obras do compositor ítalo-americano Mario Castelnuovo-Tedesco. Nesse sentido, conceituei genericamente o dialogismo apontando, em seguida, diversos exemplos na música erudita e na música popular brasileira. Escolhi como corpus da pesquisa o ciclo para coro e violão Romancero gitano op. 152 baseado em poemas do livro Poema del cante jondo do artista espanhol Federico Garcia Lorca. O livro de Lorca resultou de uma pesquisa sobre cantos folclóricos andaluzes realizadas juntamente com o compositor Manuel de Falla. Depois de analisar diversas obras de Castelnuovo-Tedesco, além da leitura de biografias, excertos de uma autobiografia e artigos de próprio punho do compositor, conclui que o opus de Tedesco é genuinamente imbuído do dialogismo. Procedi, em seguida, a uma verificação de afinidade entre os escritos de Lorca, do compositor Manuel de Falla e do seu mentor Felipe Pedrell, além dos escritos do compositor florentino e, em conjunto com uma análise musical, demonstro que o ciclo tedesciano promove uma contundente homenagem à música e cultura espanholas.The main objective of this work is to approximate the dialogical bias statement by Russian thinker Mikhail Bakhtin of the works of the Italian-American composer Mario Castelnuovo-Tedesco. In this sense, I generally conceptualized dialogism pointing, then, several examples in classical music and Brazilian popular music. Chosen as the corpus of the research the cycle for choir and guitar Romancero gitano op. 152 based on poems Poema del cante jondo book by Spanish artist Federico Garcia Lorca. The book of Lorca resulted of a research on Andalusian folk songs performed with the composer Manuel de Falla. After reviewing several works by Castelnuovo-Tedesco, besides reading biographies, excerpts from an autobiography and articles handle the composer himself, concluded that the Tedesco opus is genuinely imbued with the dialogism. I proceeded then to verification of affinity between the writings of Lorca, the composer Manuel de Falla and his mentor Felipe Pedrell, besides the writings of the Florentine composer and together with a musical analysis, I show that the tedesciano cycle promotes a resounding tribute to the music and Spanish culture.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica Analise, apreciaçãoMusicaMusica Espanha música espanholaCoroviolãoanálise musicaldialogismoO dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedescoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacaoromancerogitano.pdfapplication/pdf10429745https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A6UL3J/1/dissertacaoromancerogitano.pdf424a4cbf341970f816e28873d2b14565MD51TEXTdissertacaoromancerogitano.pdf.txtdissertacaoromancerogitano.pdf.txtExtracted texttext/plain228898https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A6UL3J/2/dissertacaoromancerogitano.pdf.txtba880082d2a4bd0f482f7ba17e507b56MD521843/AAGS-A6UL3J2019-11-14 07:45:29.836oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A6UL3JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:45:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco |
title |
O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco |
spellingShingle |
O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco Luiz Braz Franceschini Junior música espanhola Coro violão análise musical dialogismo Musica Analise, apreciação Musica Musica Espanha |
title_short |
O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco |
title_full |
O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco |
title_fullStr |
O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco |
title_full_unstemmed |
O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco |
title_sort |
O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco |
author |
Luiz Braz Franceschini Junior |
author_facet |
Luiz Braz Franceschini Junior |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oiliam Jose Lanna |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cecilia Nazare de Lima |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz Braz Franceschini Junior |
contributor_str_mv |
Oiliam Jose Lanna Cecilia Nazare de Lima Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
música espanhola Coro violão análise musical dialogismo |
topic |
música espanhola Coro violão análise musical dialogismo Musica Analise, apreciação Musica Musica Espanha |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Musica Analise, apreciação Musica Musica Espanha |
description |
O objetivo central desse trabalho é aproximar o viés dialógico enunciado pelo pensador russo Mikhail Bakhtin das obras do compositor ítalo-americano Mario Castelnuovo-Tedesco. Nesse sentido, conceituei genericamente o dialogismo apontando, em seguida, diversos exemplos na música erudita e na música popular brasileira. Escolhi como corpus da pesquisa o ciclo para coro e violão Romancero gitano op. 152 baseado em poemas do livro Poema del cante jondo do artista espanhol Federico Garcia Lorca. O livro de Lorca resultou de uma pesquisa sobre cantos folclóricos andaluzes realizadas juntamente com o compositor Manuel de Falla. Depois de analisar diversas obras de Castelnuovo-Tedesco, além da leitura de biografias, excertos de uma autobiografia e artigos de próprio punho do compositor, conclui que o opus de Tedesco é genuinamente imbuído do dialogismo. Procedi, em seguida, a uma verificação de afinidade entre os escritos de Lorca, do compositor Manuel de Falla e do seu mentor Felipe Pedrell, além dos escritos do compositor florentino e, em conjunto com uma análise musical, demonstro que o ciclo tedesciano promove uma contundente homenagem à música e cultura espanholas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T23:36:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T23:36:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A6UL3J |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A6UL3J |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A6UL3J/1/dissertacaoromancerogitano.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A6UL3J/2/dissertacaoromancerogitano.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
424a4cbf341970f816e28873d2b14565 ba880082d2a4bd0f482f7ba17e507b56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589243786756096 |