Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3DNQL |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito verificar a relação existente entre a educação corporativa e as práticas gerenciais do ponto de vista dos gestores, no contexto de uma empresa de grande porte do segmento de varejo, sediada em São Paulo, e com filiais localizadas nos principais estados brasileiros. A pesquisa foi realizada com 105 gestores, que participaram de programas de educação corporativa na empresa selecionada. Considerando o objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa, na qual a coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário, utilizando escalas Likert de cinco pontos, com modo de aplicação on-line. Os dados coletados foram submetidos ao tratamento estatístico que envolveu técnicas de análise descritiva, análise fatorial e modelagem por equações estruturais. O referencial teórico do trabalho contemplou a abordagem dos princípios e práticas de educação corporativa propostos por Eboli (2004) e as práticas gerenciais adaptadas do modelo de Quinn et alii (2012). Os resultados alcançados permitiram a identificação das práticas de educação corporativa e das práticas gerenciais predominantes na empresa pesquisada. Também, verificou-se a validação do modelo de mensuração para o modelo teórico. E, por fim, os resultados da pesquisa confirmaram a existência de uma relação positiva e significativa entre educação corporativa e as práticas gerenciais. Nesse sentido, destaca-se a importância dos avanços para a pesquisa e para o desenvolvimento desse tema em outras empresas |
id |
UFMG_4258649184d3ea155b0c582ac5b6a515 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B3DNQL |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonio Del Maestro FilhoVictor Natanael Schwetter SilveiraBernadete Oliveira Sidney Viana DiasAgnes Laila Calixto2019-08-12T02:00:10Z2019-08-12T02:00:10Z2018-04-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3DNQLEste trabalho tem como propósito verificar a relação existente entre a educação corporativa e as práticas gerenciais do ponto de vista dos gestores, no contexto de uma empresa de grande porte do segmento de varejo, sediada em São Paulo, e com filiais localizadas nos principais estados brasileiros. A pesquisa foi realizada com 105 gestores, que participaram de programas de educação corporativa na empresa selecionada. Considerando o objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa, na qual a coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário, utilizando escalas Likert de cinco pontos, com modo de aplicação on-line. Os dados coletados foram submetidos ao tratamento estatístico que envolveu técnicas de análise descritiva, análise fatorial e modelagem por equações estruturais. O referencial teórico do trabalho contemplou a abordagem dos princípios e práticas de educação corporativa propostos por Eboli (2004) e as práticas gerenciais adaptadas do modelo de Quinn et alii (2012). Os resultados alcançados permitiram a identificação das práticas de educação corporativa e das práticas gerenciais predominantes na empresa pesquisada. Também, verificou-se a validação do modelo de mensuração para o modelo teórico. E, por fim, os resultados da pesquisa confirmaram a existência de uma relação positiva e significativa entre educação corporativa e as práticas gerenciais. Nesse sentido, destaca-se a importância dos avanços para a pesquisa e para o desenvolvimento desse tema em outras empresasThis paper aims to verify the relationship between the corporate education and management practices from the point of view of managers, in the context of a large company in the retail segment, headquartered in São Paulo, and with subsidiaries located in the main Brazilian states. The research was carried out with 105 managers, who participated in corporate education programs in the selected company. Considering the objective, it was decided to carry out a quantitative research, in which the data collection was done through a questionnaire, using five-point Likert scales, with online application mode. The collected data were submitted to the statistical treatment that involved techniques of descriptive analysis, factorial analysis and modeling by structural equations. The theoretical reference of the work contemplated the approach of the principles and practices of corporate education proposed by Eboli (2004) and the managerial practices adapted from the model of Quinn et alii (2012). The results obtained allowed the identification of the practices of corporate education and the managerial practices prevalent in the company surveyed. Also, the validation of the measurement model for the theoretical model was verified. And, finally, the research results confirmed the existence of a positive and significant relationship between corporate education and management practices. In this sense, the importance of the advances for the research and for the development of this theme in other companies stands outUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem organizacionalEducaçãoAdministração de empresasPráticas gerenciaisGestãoUniversidade corporativaEducação corporativaEducação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdfapplication/pdf2176949https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3DNQL/1/disserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf21b4ba55a255320c5a3e8224756832c2MD51TEXTdisserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf.txtdisserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf.txtExtracted texttext/plain266797https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3DNQL/2/disserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf.txt980b896726a69510e4a60d56de2e2860MD521843/BUOS-B3DNQL2019-11-14 11:09:48.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B3DNQLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:09:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo |
title |
Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo |
spellingShingle |
Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo Agnes Laila Calixto Práticas gerenciais Gestão Universidade corporativa Educação corporativa Aprendizagem organizacional Educação Administração de empresas |
title_short |
Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo |
title_full |
Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo |
title_fullStr |
Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo |
title_full_unstemmed |
Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo |
title_sort |
Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo |
author |
Agnes Laila Calixto |
author_facet |
Agnes Laila Calixto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonio Del Maestro Filho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Victor Natanael Schwetter Silveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bernadete Oliveira Sidney Viana Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agnes Laila Calixto |
contributor_str_mv |
Antonio Del Maestro Filho Victor Natanael Schwetter Silveira Bernadete Oliveira Sidney Viana Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas gerenciais Gestão Universidade corporativa Educação corporativa |
topic |
Práticas gerenciais Gestão Universidade corporativa Educação corporativa Aprendizagem organizacional Educação Administração de empresas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Educação Administração de empresas |
description |
Este trabalho tem como propósito verificar a relação existente entre a educação corporativa e as práticas gerenciais do ponto de vista dos gestores, no contexto de uma empresa de grande porte do segmento de varejo, sediada em São Paulo, e com filiais localizadas nos principais estados brasileiros. A pesquisa foi realizada com 105 gestores, que participaram de programas de educação corporativa na empresa selecionada. Considerando o objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa, na qual a coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário, utilizando escalas Likert de cinco pontos, com modo de aplicação on-line. Os dados coletados foram submetidos ao tratamento estatístico que envolveu técnicas de análise descritiva, análise fatorial e modelagem por equações estruturais. O referencial teórico do trabalho contemplou a abordagem dos princípios e práticas de educação corporativa propostos por Eboli (2004) e as práticas gerenciais adaptadas do modelo de Quinn et alii (2012). Os resultados alcançados permitiram a identificação das práticas de educação corporativa e das práticas gerenciais predominantes na empresa pesquisada. Também, verificou-se a validação do modelo de mensuração para o modelo teórico. E, por fim, os resultados da pesquisa confirmaram a existência de uma relação positiva e significativa entre educação corporativa e as práticas gerenciais. Nesse sentido, destaca-se a importância dos avanços para a pesquisa e para o desenvolvimento desse tema em outras empresas |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T02:00:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T02:00:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3DNQL |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3DNQL |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3DNQL/1/disserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3DNQL/2/disserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21b4ba55a255320c5a3e8224756832c2 980b896726a69510e4a60d56de2e2860 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589535162957824 |