Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agnes Laila Calixto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3DNQL
Resumo: Este trabalho tem como propósito verificar a relação existente entre a educação corporativa e as práticas gerenciais do ponto de vista dos gestores, no contexto de uma empresa de grande porte do segmento de varejo, sediada em São Paulo, e com filiais localizadas nos principais estados brasileiros. A pesquisa foi realizada com 105 gestores, que participaram de programas de educação corporativa na empresa selecionada. Considerando o objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa, na qual a coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário, utilizando escalas Likert de cinco pontos, com modo de aplicação on-line. Os dados coletados foram submetidos ao tratamento estatístico que envolveu técnicas de análise descritiva, análise fatorial e modelagem por equações estruturais. O referencial teórico do trabalho contemplou a abordagem dos princípios e práticas de educação corporativa propostos por Eboli (2004) e as práticas gerenciais adaptadas do modelo de Quinn et alii (2012). Os resultados alcançados permitiram a identificação das práticas de educação corporativa e das práticas gerenciais predominantes na empresa pesquisada. Também, verificou-se a validação do modelo de mensuração para o modelo teórico. E, por fim, os resultados da pesquisa confirmaram a existência de uma relação positiva e significativa entre educação corporativa e as práticas gerenciais. Nesse sentido, destaca-se a importância dos avanços para a pesquisa e para o desenvolvimento desse tema em outras empresas
id UFMG_4258649184d3ea155b0c582ac5b6a515
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B3DNQL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Del Maestro FilhoVictor Natanael Schwetter SilveiraBernadete Oliveira Sidney Viana DiasAgnes Laila Calixto2019-08-12T02:00:10Z2019-08-12T02:00:10Z2018-04-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3DNQLEste trabalho tem como propósito verificar a relação existente entre a educação corporativa e as práticas gerenciais do ponto de vista dos gestores, no contexto de uma empresa de grande porte do segmento de varejo, sediada em São Paulo, e com filiais localizadas nos principais estados brasileiros. A pesquisa foi realizada com 105 gestores, que participaram de programas de educação corporativa na empresa selecionada. Considerando o objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa, na qual a coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário, utilizando escalas Likert de cinco pontos, com modo de aplicação on-line. Os dados coletados foram submetidos ao tratamento estatístico que envolveu técnicas de análise descritiva, análise fatorial e modelagem por equações estruturais. O referencial teórico do trabalho contemplou a abordagem dos princípios e práticas de educação corporativa propostos por Eboli (2004) e as práticas gerenciais adaptadas do modelo de Quinn et alii (2012). Os resultados alcançados permitiram a identificação das práticas de educação corporativa e das práticas gerenciais predominantes na empresa pesquisada. Também, verificou-se a validação do modelo de mensuração para o modelo teórico. E, por fim, os resultados da pesquisa confirmaram a existência de uma relação positiva e significativa entre educação corporativa e as práticas gerenciais. Nesse sentido, destaca-se a importância dos avanços para a pesquisa e para o desenvolvimento desse tema em outras empresasThis paper aims to verify the relationship between the corporate education and management practices from the point of view of managers, in the context of a large company in the retail segment, headquartered in São Paulo, and with subsidiaries located in the main Brazilian states. The research was carried out with 105 managers, who participated in corporate education programs in the selected company. Considering the objective, it was decided to carry out a quantitative research, in which the data collection was done through a questionnaire, using five-point Likert scales, with online application mode. The collected data were submitted to the statistical treatment that involved techniques of descriptive analysis, factorial analysis and modeling by structural equations. The theoretical reference of the work contemplated the approach of the principles and practices of corporate education proposed by Eboli (2004) and the managerial practices adapted from the model of Quinn et alii (2012). The results obtained allowed the identification of the practices of corporate education and the managerial practices prevalent in the company surveyed. Also, the validation of the measurement model for the theoretical model was verified. And, finally, the research results confirmed the existence of a positive and significant relationship between corporate education and management practices. In this sense, the importance of the advances for the research and for the development of this theme in other companies stands outUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem organizacionalEducaçãoAdministração de empresasPráticas gerenciaisGestãoUniversidade corporativaEducação corporativaEducação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdfapplication/pdf2176949https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3DNQL/1/disserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf21b4ba55a255320c5a3e8224756832c2MD51TEXTdisserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf.txtdisserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf.txtExtracted texttext/plain266797https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3DNQL/2/disserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf.txt980b896726a69510e4a60d56de2e2860MD521843/BUOS-B3DNQL2019-11-14 11:09:48.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B3DNQLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:09:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo
title Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo
spellingShingle Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo
Agnes Laila Calixto
Práticas gerenciais
Gestão
Universidade corporativa
Educação corporativa
Aprendizagem organizacional
Educação
Administração de empresas
title_short Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo
title_full Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo
title_fullStr Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo
title_full_unstemmed Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo
title_sort Educação corporativa e práticas gerenciais: um modelo relacional de estudo em uma empresa do segmento de varejo
author Agnes Laila Calixto
author_facet Agnes Laila Calixto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Del Maestro Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Victor Natanael Schwetter Silveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bernadete Oliveira Sidney Viana Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Agnes Laila Calixto
contributor_str_mv Antonio Del Maestro Filho
Victor Natanael Schwetter Silveira
Bernadete Oliveira Sidney Viana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas gerenciais
Gestão
Universidade corporativa
Educação corporativa
topic Práticas gerenciais
Gestão
Universidade corporativa
Educação corporativa
Aprendizagem organizacional
Educação
Administração de empresas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Educação
Administração de empresas
description Este trabalho tem como propósito verificar a relação existente entre a educação corporativa e as práticas gerenciais do ponto de vista dos gestores, no contexto de uma empresa de grande porte do segmento de varejo, sediada em São Paulo, e com filiais localizadas nos principais estados brasileiros. A pesquisa foi realizada com 105 gestores, que participaram de programas de educação corporativa na empresa selecionada. Considerando o objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa, na qual a coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário, utilizando escalas Likert de cinco pontos, com modo de aplicação on-line. Os dados coletados foram submetidos ao tratamento estatístico que envolveu técnicas de análise descritiva, análise fatorial e modelagem por equações estruturais. O referencial teórico do trabalho contemplou a abordagem dos princípios e práticas de educação corporativa propostos por Eboli (2004) e as práticas gerenciais adaptadas do modelo de Quinn et alii (2012). Os resultados alcançados permitiram a identificação das práticas de educação corporativa e das práticas gerenciais predominantes na empresa pesquisada. Também, verificou-se a validação do modelo de mensuração para o modelo teórico. E, por fim, os resultados da pesquisa confirmaram a existência de uma relação positiva e significativa entre educação corporativa e as práticas gerenciais. Nesse sentido, destaca-se a importância dos avanços para a pesquisa e para o desenvolvimento desse tema em outras empresas
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T02:00:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T02:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3DNQL
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3DNQL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3DNQL/1/disserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3DNQL/2/disserta__o_educa__o_corporativa_e_pr_ticas_gerenciais_agnes_calixto_ufmg__2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 21b4ba55a255320c5a3e8224756832c2
980b896726a69510e4a60d56de2e2860
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589535162957824