História e produção da escrita entre os xakriabá e os pataxoop de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.20435/tellus.vi43.697 http://hdl.handle.net/1843/59582 https://orcid.org/0000-0001-8312-2262 |
Resumo: | This paper analyzes recent processes of production of written materials among the Xakriabá and the Pataxoop (MG), whose products have taken different formats, seeking to stress central aspects that outline the characteristics of the content and the final form of the editorial product. Both are indigenous peoples who have Portuguese as their mother tongue. The case of the Pataxoop illustrates an original reworking of writing in association with other expressive forms, such as singing and drawing. The case of the Xakriabá reveals the use of writing inserted in the process of elaboration on the history of struggle, with a negotiated collective authorship procedure in which memory enters into a cross exercise of academic and political meaning and with epistemological implications. |
id |
UFMG_42c253da507cb3352b726fe5ca25b947 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/59582 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
História e produção da escrita entre os xakriabá e os pataxoop de Minas GeraisHistory and writing production among the Xakriabá and the Pataxoop of Minas GeraisEducação indígenaEscrita indígenaXakriabáPataxó/PataxoopIndígenas - educaçãoÍndios xakriabáÍndios pataxóLíngua pataxóThis paper analyzes recent processes of production of written materials among the Xakriabá and the Pataxoop (MG), whose products have taken different formats, seeking to stress central aspects that outline the characteristics of the content and the final form of the editorial product. Both are indigenous peoples who have Portuguese as their mother tongue. The case of the Pataxoop illustrates an original reworking of writing in association with other expressive forms, such as singing and drawing. The case of the Xakriabá reveals the use of writing inserted in the process of elaboration on the history of struggle, with a negotiated collective authorship procedure in which memory enters into a cross exercise of academic and political meaning and with epistemological implications.Neste artigo, analisamos processos recentes de produção de materiais escritos entre os Xakriabá e os Pataxoop (MG), cujos produtos assumiram diferentes formatos, buscando trazer aspectos centrais que delineiam as características do conteúdo e da forma final do produto editorial. Ambos são povos indígenas que têm o português como língua materna. O caso dos Pataxoop ilustra uma reelaboração original da escrita em associação com outras formas expressivas, como o canto e o desenho. O caso dos Xakriabá revela o uso da escrita inserido em processo de elaboração sobre a história de luta, com um procedimento de autoria coletiva negociada no qual a memória ingressa num exercício cruzado de sentido acadêmico e político e com repercussões epistemológicas.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOUFMG2023-10-17T23:37:50Z2023-10-17T23:37:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.20435/tellus.vi43.6972359-1943http://hdl.handle.net/1843/59582https://orcid.org/0000-0001-8312-2262porRevista TellusShirley Aparecida de MirandaAna Maria Rabelo GomesCélia Nunes Correainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-10-17T23:37:51Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/59582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-10-17T23:37:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e produção da escrita entre os xakriabá e os pataxoop de Minas Gerais History and writing production among the Xakriabá and the Pataxoop of Minas Gerais |
title |
História e produção da escrita entre os xakriabá e os pataxoop de Minas Gerais |
spellingShingle |
História e produção da escrita entre os xakriabá e os pataxoop de Minas Gerais Shirley Aparecida de Miranda Educação indígena Escrita indígena Xakriabá Pataxó/Pataxoop Indígenas - educação Índios xakriabá Índios pataxó Língua pataxó |
title_short |
História e produção da escrita entre os xakriabá e os pataxoop de Minas Gerais |
title_full |
História e produção da escrita entre os xakriabá e os pataxoop de Minas Gerais |
title_fullStr |
História e produção da escrita entre os xakriabá e os pataxoop de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
História e produção da escrita entre os xakriabá e os pataxoop de Minas Gerais |
title_sort |
História e produção da escrita entre os xakriabá e os pataxoop de Minas Gerais |
author |
Shirley Aparecida de Miranda |
author_facet |
Shirley Aparecida de Miranda Ana Maria Rabelo Gomes Célia Nunes Correa |
author_role |
author |
author2 |
Ana Maria Rabelo Gomes Célia Nunes Correa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shirley Aparecida de Miranda Ana Maria Rabelo Gomes Célia Nunes Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação indígena Escrita indígena Xakriabá Pataxó/Pataxoop Indígenas - educação Índios xakriabá Índios pataxó Língua pataxó |
topic |
Educação indígena Escrita indígena Xakriabá Pataxó/Pataxoop Indígenas - educação Índios xakriabá Índios pataxó Língua pataxó |
description |
This paper analyzes recent processes of production of written materials among the Xakriabá and the Pataxoop (MG), whose products have taken different formats, seeking to stress central aspects that outline the characteristics of the content and the final form of the editorial product. Both are indigenous peoples who have Portuguese as their mother tongue. The case of the Pataxoop illustrates an original reworking of writing in association with other expressive forms, such as singing and drawing. The case of the Xakriabá reveals the use of writing inserted in the process of elaboration on the history of struggle, with a negotiated collective authorship procedure in which memory enters into a cross exercise of academic and political meaning and with epistemological implications. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-10-17T23:37:50Z 2023-10-17T23:37:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.20435/tellus.vi43.697 2359-1943 http://hdl.handle.net/1843/59582 https://orcid.org/0000-0001-8312-2262 |
url |
http://dx.doi.org/10.20435/tellus.vi43.697 http://hdl.handle.net/1843/59582 https://orcid.org/0000-0001-8312-2262 |
identifier_str_mv |
2359-1943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Tellus |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829801913122816 |