A prática da pintura na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pamella dos Santos Batista
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2LYA
Resumo: Considerando que as Artes Visuais é elemento indissociável da cultura e da sociedade e, assim, encontra-se muito presente na vida das pessoas. A escola, instituição social, deve atentar-se para a arte como meio de aprendizagem e área de conhecimento. A proposta desse trabalho é responder a seguinte questão-problema: Qual a contribuição da arte para o ensino na Educação Infantil? Assim, esse trabalho tem por objetivo pesquisar o papel que a arte desempenha na educação infantil; e averiguar se a arte pode contribuir para um aprendizado menos pautado na construção de conhecimentos e que considere a expressão e a autonomia do aluno nesse nível de ensino. A metodologia desse trabalho consiste no estudo da pintura, por ser um conteúdo muito presente nas propostas pedagógicas da Educação Infantil, por despertar e expressar sentimentos, sentidos, imaginação e criação. Ao final é possível concluir que a arte é elemento de suma importância para o processo de educação de crianças de 0 a 5 anos, pois, permite a construção de conhecimentos embasados na sensibilidade, na criatividade e na expressividade, colaborando para a formação integral e indica um caminho de superação do aprendizado baseado na codificação e cópia de informações.
id UFMG_42f40a5939e28ab87d4f0085a6a2bbfb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2LYA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Natalia Martins CarneiroGabriela Maria GarzonPamella dos Santos Batista2019-08-11T13:12:54Z2019-08-11T13:12:54Z2013-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2LYAConsiderando que as Artes Visuais é elemento indissociável da cultura e da sociedade e, assim, encontra-se muito presente na vida das pessoas. A escola, instituição social, deve atentar-se para a arte como meio de aprendizagem e área de conhecimento. A proposta desse trabalho é responder a seguinte questão-problema: Qual a contribuição da arte para o ensino na Educação Infantil? Assim, esse trabalho tem por objetivo pesquisar o papel que a arte desempenha na educação infantil; e averiguar se a arte pode contribuir para um aprendizado menos pautado na construção de conhecimentos e que considere a expressão e a autonomia do aluno nesse nível de ensino. A metodologia desse trabalho consiste no estudo da pintura, por ser um conteúdo muito presente nas propostas pedagógicas da Educação Infantil, por despertar e expressar sentimentos, sentidos, imaginação e criação. Ao final é possível concluir que a arte é elemento de suma importância para o processo de educação de crianças de 0 a 5 anos, pois, permite a construção de conhecimentos embasados na sensibilidade, na criatividade e na expressividade, colaborando para a formação integral e indica um caminho de superação do aprendizado baseado na codificação e cópia de informações.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesPinturaEnsino de arteEducação infantilA prática da pintura na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final__pamella_para_entrega_3p.pdfapplication/pdf1031437https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2LYA/1/monografia_final__pamella_para_entrega_3p.pdfcb6c697fd9b8fb957940dae8170eaa0eMD51TEXTmonografia_final__pamella_para_entrega_3p.pdf.txtmonografia_final__pamella_para_entrega_3p.pdf.txtExtracted texttext/plain56725https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2LYA/2/monografia_final__pamella_para_entrega_3p.pdf.txt56cd71d5502c29e81878c6e9fdf7e81bMD521843/BUOS-9L2LYA2019-11-14 09:12:29.414oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2LYARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:12:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática da pintura na educação infantil
title A prática da pintura na educação infantil
spellingShingle A prática da pintura na educação infantil
Pamella dos Santos Batista
Pintura
Ensino de arte
Educação infantil
Artes
title_short A prática da pintura na educação infantil
title_full A prática da pintura na educação infantil
title_fullStr A prática da pintura na educação infantil
title_full_unstemmed A prática da pintura na educação infantil
title_sort A prática da pintura na educação infantil
author Pamella dos Santos Batista
author_facet Pamella dos Santos Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Natalia Martins Carneiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gabriela Maria Garzon
dc.contributor.author.fl_str_mv Pamella dos Santos Batista
contributor_str_mv Natalia Martins Carneiro
Gabriela Maria Garzon
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura
Ensino de arte
Educação infantil
topic Pintura
Ensino de arte
Educação infantil
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description Considerando que as Artes Visuais é elemento indissociável da cultura e da sociedade e, assim, encontra-se muito presente na vida das pessoas. A escola, instituição social, deve atentar-se para a arte como meio de aprendizagem e área de conhecimento. A proposta desse trabalho é responder a seguinte questão-problema: Qual a contribuição da arte para o ensino na Educação Infantil? Assim, esse trabalho tem por objetivo pesquisar o papel que a arte desempenha na educação infantil; e averiguar se a arte pode contribuir para um aprendizado menos pautado na construção de conhecimentos e que considere a expressão e a autonomia do aluno nesse nível de ensino. A metodologia desse trabalho consiste no estudo da pintura, por ser um conteúdo muito presente nas propostas pedagógicas da Educação Infantil, por despertar e expressar sentimentos, sentidos, imaginação e criação. Ao final é possível concluir que a arte é elemento de suma importância para o processo de educação de crianças de 0 a 5 anos, pois, permite a construção de conhecimentos embasados na sensibilidade, na criatividade e na expressividade, colaborando para a formação integral e indica um caminho de superação do aprendizado baseado na codificação e cópia de informações.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T13:12:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T13:12:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2LYA
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2LYA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2LYA/1/monografia_final__pamella_para_entrega_3p.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2LYA/2/monografia_final__pamella_para_entrega_3p.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cb6c697fd9b8fb957940dae8170eaa0e
56cd71d5502c29e81878c6e9fdf7e81b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676771425255424