Uma escrita que acerta o ponto do curau: a geografia do acolhimento em contos de Lílian Paula Serra e Deus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wellington Marçal de Carvalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mirian Lucia Brandão Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54596
https://orcid.org/0000-0002-8881-6850
https://orcid.org/0000-0002-9550-7837
Resumo: O presente trabalho mergulha em parte da obra de Lílian e Deus tomando como mote as diferentes configurações da violência que os corpos negros enfrentam na vida cotidiana, expressos na literatura em prosa dessa escritora afro-brasileira. Ressaltam-se elementos que auxiliem a entender a forma como se constrói, na escrita literária em tela, um esforço de elaboração e questionamento da realidade cotidiana, alimentada pelo cruzamento persistente de violências (de raça, gênero, pertença social), que a permite trazer à enunciação a crueza de relações sociais agenciadoras da reprodução de seres humanos considerados meros objetos. Assim, esta reflexão envereda por alguns contos selecionados da obra, publicada em 2020, Não é preciso ter útero para ser mulher, especificamente os intitulados “Fake News”, “Ligação” e “Putas”. Em termos de métodos e técnicas, o presente trabalho pode ser enquadrado como monográfico quanto aos métodos, que indicam os meios técnicos da investigação e, por conseguinte, aprofundou a pesquisa bibliográfica enquanto técnica de pesquisa. A incursão realizada em parte dos textos em prosa de Lílian Paula Serra e Deus permitiu a observação de aspectos de um projeto literário que se faz em uma vertente negritudinista. Ao mobilizar vozes femininas em permanente denúncia, uma escrita afrocentrada desenha uma estética da resistência e, ao mesmo tempo, agencia uma poética negra.
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Assim, esta reflexão envereda por alguns contos selecionados da obra, publicada em 2020, Não é preciso ter útero para ser mulher, especificamente os intitulados “Fake News”, “Ligação” e “Putas”. Em termos de métodos e técnicas, o presente trabalho pode ser enquadrado como monográfico quanto aos métodos, que indicam os meios técnicos da investigação e, por conseguinte, aprofundou a pesquisa bibliográfica enquanto técnica de pesquisa. A incursão realizada em parte dos textos em prosa de Lílian Paula Serra e Deus permitiu a observação de aspectos de um projeto literário que se faz em uma vertente negritudinista. Ao mobilizar vozes femininas em permanente denúncia, uma escrita afrocentrada desenha uma estética da resistência e, ao mesmo tempo, agencia uma poética negra.The present work delves into part of the work of Lílian and Deus, taking as its motto the different configurations of violence that black bodies face in everyday life expressed in the prose literature of this Afro-Brazilian writer. Elements are highlightedin the literary writing on screen that help to understand the way in which an effort to elaborate and question the everyday reality, fueled by the persistent crossing of (race, gender, social belonging) violence. Such effort allows to bring to the enunciation the rawness of social relations that promote the reproduction of human beings considered as mere objects. Thus, this reflection follows some selected short stories from the work, published in 2020, Não é preciso ter útero para ser mulher, specifically, the ones entitled “Fake News”, “Ligação” and “Putas”. In terms of methods and techniques, the present work can be framed as monographic regarding the methods that indicate the technical means of investigation and, therefore, it deepened the bibliographical research as a research technique. The incursion carried out in part of the prose texts by Lílian Paula Serra e Deus allowed the observation of aspects of a literary project that is carried out in a blackness way. By mobilizing female voices in permanentdenunciation, an Afro-centered writing draws an aesthetics of resistance and, at the same time, manages a black poetics.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilVETER - ESCOLA DE VETERINARIAIgarapé: Revista de Estudos de Literatura, Cultura e AlteridadeViolência contra as mulheresNegros na literatura - BrasilRelações étnicasRelações raciasCultura afro-brasileiraViolência contra as mulheresLiteratura afro-brasileira - crítica e interpretaçãoRelações étnico-raciaisNegritudeBranquitudeUma escrita que acerta o ponto do curau: a geografia do acolhimento em contos de Lílian Paula Serra e DeusA writing that gets the point right on the curau: the geography: the geography of welcome in tales by Lílian Paula Serra e Deusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/6740Wellington Marçal de CarvalhoMirian Lucia Brandão Mendesapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54596/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALUma escrita que acerta o ponto do curau a geografia do acolhimento em contos de Lílian Paula Serra e Deus.pdfUma escrita que acerta o ponto do curau a geografia do acolhimento em contos de Lílian Paula Serra e Deus.pdfapplication/pdf368937https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54596/2/Uma%20escrita%20que%20acerta%20o%20ponto%20do%20curau%20a%20geografia%20do%20acolhimento%20em%20contos%20de%20L%c3%adlian%20Paula%20Serra%20e%20Deus.pdf93e1f7674a0d088f4a8fb78b42728867MD521843/545962023-06-06 17:05:12.342oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-06T20:05:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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