Africanos e crioulos no banco dos réus: justiça, sociedade e escravidão em Oliveira, MG 1840-1888
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VGRO-7YDPZ5 |
Resumo: | Foram reconstruídas e analisadas as histórias de vida e dos crimes de alguns escravos em Oliveira, interior sudoeste de Minas Gerais, no século XIX. Foram cruzadas informações constantes em inventários, processos crime de homicídio contra senhores, feitores e respectivos familiares, que tiveram estes escravos como réus, e outras fontes complementares. Foram traçados os perfis sociais destes réus, africanos e nativos, de forma semelhante à das metodologias da micro-história, analisando suas relações, tanto dentro do eito: com a sua família e com as de seus senhores, feitores, agregados e outros escravos; quanto fora de suas unidades de produção: nas relações com parentes não-consangüíneos como os padrinhos, outros livres e seus escravos. Analisando as variadas narrativas dos crimes e dos réus, foram sopesados os modos como a justiça re-construiu e julgou estes perfis, algumas vezes respeitando o disposto na letra da lei, noutras atendendo aos valores morais da cultura social vigente e aos interesses comuns a certos grupos sociais. Assim, foram encontrados perfis de escravos que viviam muito próximos da liberdade, ao mesmo tempo em que emergiram alguns aspectos de um paternalismo regional, como este foi identificado no contexto da cultura social mineira e como os escravos participaram de suas tramas. |
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Douglas Cole LibbyJose Newton Coelho MenesesIvan de Andrade VellascoEduardo Franca PaivaLeonam Maxney Carvalho2019-08-14T22:10:46Z2019-08-14T22:10:46Z2009-04-24http://hdl.handle.net/1843/VGRO-7YDPZ5Foram reconstruídas e analisadas as histórias de vida e dos crimes de alguns escravos em Oliveira, interior sudoeste de Minas Gerais, no século XIX. Foram cruzadas informações constantes em inventários, processos crime de homicídio contra senhores, feitores e respectivos familiares, que tiveram estes escravos como réus, e outras fontes complementares. Foram traçados os perfis sociais destes réus, africanos e nativos, de forma semelhante à das metodologias da micro-história, analisando suas relações, tanto dentro do eito: com a sua família e com as de seus senhores, feitores, agregados e outros escravos; quanto fora de suas unidades de produção: nas relações com parentes não-consangüíneos como os padrinhos, outros livres e seus escravos. Analisando as variadas narrativas dos crimes e dos réus, foram sopesados os modos como a justiça re-construiu e julgou estes perfis, algumas vezes respeitando o disposto na letra da lei, noutras atendendo aos valores morais da cultura social vigente e aos interesses comuns a certos grupos sociais. Assim, foram encontrados perfis de escravos que viviam muito próximos da liberdade, ao mesmo tempo em que emergiram alguns aspectos de um paternalismo regional, como este foi identificado no contexto da cultura social mineira e como os escravos participaram de suas tramas.Histories of some slaves lives and crimes from Oliveira city, interior of southwest of Minas Gerais, in the XIX century, were reconstructed and analyzed. Information from inventories, crime process with guilty slaves against lords, administrators, and respective familiars, and other complementary documents were crossed. It was traced the social profiles of these slave guilties, Africans and natives through the use of a kind of micro-history methodology in which their relationships were analyzed, as like inside the family place with their families and with their lords, administrators, aggregates, other slaves and their familiars; as outside of the production unit, where they relate themselves with not-blood relatives like godfathers, other free men and their slaves. Analyzing the varied narratives of the guiltys crimes, they were being studied like the justice re-constructed and judged these profiles, sometimes respecting the law, sometimes attending to moral values of the effective social culture and to common interests from social groups. This way, slave profiles that lived very closed to freedom were founded in the same time that some aspects of the regional paternalism (paternalismo regional) rose up how it was identified in the context of Minas Gerais social culture and how the slaves participate in its trams.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscravidãoJustiçaHistóriaLiberdadeEscravidãoSociabilidadesJustiçaLiberdadeAfricanos e crioulos no banco dos réus: justiça, sociedade e escravidão em Oliveira, MG 1840-1888info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_leonam_historia_africacrioulos.pdfapplication/pdf807012https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VGRO-7YDPZ5/1/disserta_ao_leonam_historia_africacrioulos.pdf2df9878ff9539c0966a28ab3674a5348MD51TEXTdisserta_ao_leonam_historia_africacrioulos.pdf.txtdisserta_ao_leonam_historia_africacrioulos.pdf.txtExtracted texttext/plain502219https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VGRO-7YDPZ5/2/disserta_ao_leonam_historia_africacrioulos.pdf.txt899b2e3544f26849e7b9e44e4cd34884MD521843/VGRO-7YDPZ52019-11-14 17:02:37.856oai:repositorio.ufmg.br:1843/VGRO-7YDPZ5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:02:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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