spelling |
Dacle Vilma CarvalhoLindalva Carvalho ArmondMicaeli Aparecida da Silva2019-08-14T07:55:43Z2019-08-14T07:55:43Z2012-03-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVFQ9Na área da saúde, em decorrência da evolução rápida da ciência e da tecnologia, é necessário que os profissionais acompanhem esta evolução para atuarem de forma efetiva. Portanto é fundamental que se busque qualificação durante toda vida profissional. Essa qualificação pode ser realizada de várias maneiras destacando a educação continuada e educação permanente. Essas expressões muitas vezes são empregadas como sinônimas, mas na verdade são conceitos bem distintos. Para elucidar este equívoco foi realizado este trabalho com o objetivo de identificar as diferenças conceituais entre educação continuada e educação permanente. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura desenvolvida com uma amostra de 19 artigos publicados em português e no período de 2003 a 2010, identificados nas bases de dados SCIELO, BDENF, LILACS e MINISTÉRIO DA SAÚDE. Pela análise dos conceitos apresentados pelos diversos autores conclui-se que educação continuada e educação permanente são conceitos diferentes, ambas visam a qualificação profissional, porém com características diferentes. As duas modalidades buscam impulsionar a autonomia, o crescimento pessoal, profissional e organizacional.In the health area, due to the rapid evolution of science and technology, it is necessary that professionals keep pace with these developments to act effectively. Therefore, it is essential to seek professional qualifications throughout life. This qualification can be achieved in several ways by highlighting the continuing education and permanent education. These expressions are often used interchangeably, but are actually quite distinct concepts. To elucidate this mistake was made this work in order to identify the conceptual differences between continuing education and permanent education. It is an integrative literature review conducted with a sample of 19 articles published in portuguese and in the period 2003 to 2010, identified in the databases SCIELO, BDENF, LILACS and the Health Ministry. For the analysis of the concepts presented by different authors conclude that continuing education and permanent educations are different concepts, both are aimed at professional qualification but with different characteristics. Both methods seek to boost the autonomy, personal growth, professional and organizational.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnfermagemConceitosEducação continuadaEducação permanenteEducação continuada e educação permanente: divergências conceituaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc____13_03_12_versao_final.pdfapplication/pdf510854https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVFQ9/1/tcc____13_03_12_versao_final.pdfec37c6e40c7db264f960b3c634d5e27cMD51TEXTtcc____13_03_12_versao_final.pdf.txttcc____13_03_12_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain59351https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVFQ9/2/tcc____13_03_12_versao_final.pdf.txt304b97e5bf08838e313500627fff0982MD521843/BUBD-9DVFQ92019-11-14 15:06:27.437oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVFQ9Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:06:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|