Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EQMA-652P5L |
Resumo: | Neste estudo, investigamos uma forma de correção de textos escritos em inglês conhecida por correção com os pares. Nosso objetivo foi compreender este tipo de correção dialógica e verificar sua influência na aprendizagem de língua inglesa, bem como investigar as percepções dos alunos sobre suas participações em tais atividades de correção.Participaram deste estudo de caso dez alunos formandos de inglês da UFG. Os princípios da pesquisa qualitativa foram utilizados para a coleta e a análise dos dados, tendo sido utilizado também, na análise, algum recurso quantitativo. Adotamos, como eixo orientador deste estudo, as teorias sobre escrita, erro e correção em segunda língua. Baseamo-nos, também, na teoria sociocultural e nas teorias sobre a aprendizagem colaborativa, que partem do pressuposto de que a aprendizagem é facilitada pela interação e colaboração entre as pessoas.Com base nesses pressupostos, demonstramos, através da análise dos dados, que as atividades de correção com os pares não promovem apenas melhorias aos textos escritos, mas também tornam os alunos mais motivados e confiantes à medida que percebem que podem ajudar um ao outro a resolver os erros existentes em seus textos e quando começam a compreender a correção como uma forma de aprender e não como uma forma punitiva.Acreditamos que, a partir da compreensão das atividades de correção com os pares, podemos desenvolver práticas de ensinoaprendizagem de segunda língua nas quais os alunos, por meio da interação e colaboração com o colega, se tornem mais confiantes, motivados e reflexivos. |
id |
UFMG_438b32bed9f81fedcadc09f24da686bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EQMA-652P5L |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vera Lucia M de Oliveira e PaivaMarita Pôrto CavalcanteJohn Robert SchmitzLaura Stella MiccoliKevin John KeysFrancisco Jose Quaresma de Figueiredo2019-08-12T03:15:08Z2019-08-12T03:15:08Z2001-02-19http://hdl.handle.net/1843/EQMA-652P5LNeste estudo, investigamos uma forma de correção de textos escritos em inglês conhecida por correção com os pares. Nosso objetivo foi compreender este tipo de correção dialógica e verificar sua influência na aprendizagem de língua inglesa, bem como investigar as percepções dos alunos sobre suas participações em tais atividades de correção.Participaram deste estudo de caso dez alunos formandos de inglês da UFG. Os princípios da pesquisa qualitativa foram utilizados para a coleta e a análise dos dados, tendo sido utilizado também, na análise, algum recurso quantitativo. Adotamos, como eixo orientador deste estudo, as teorias sobre escrita, erro e correção em segunda língua. Baseamo-nos, também, na teoria sociocultural e nas teorias sobre a aprendizagem colaborativa, que partem do pressuposto de que a aprendizagem é facilitada pela interação e colaboração entre as pessoas.Com base nesses pressupostos, demonstramos, através da análise dos dados, que as atividades de correção com os pares não promovem apenas melhorias aos textos escritos, mas também tornam os alunos mais motivados e confiantes à medida que percebem que podem ajudar um ao outro a resolver os erros existentes em seus textos e quando começam a compreender a correção como uma forma de aprender e não como uma forma punitiva.Acreditamos que, a partir da compreensão das atividades de correção com os pares, podemos desenvolver práticas de ensinoaprendizagem de segunda língua nas quais os alunos, por meio da interação e colaboração com o colega, se tornem mais confiantes, motivados e reflexivos.In this study, we investigate the text correction strategy for written English known as peer correction. Our aim was to better understand this kind of dialogical correction and to verify its influence on the learning of English, as well as to investigate students perception of their participation in these kinds of correction activities.Ten 5 th year students who take English as a major at the Universidade Federal de Goiás took part in this case study. The principles of the qualitative research method were adopted to collect and to analyze the data, but quantitative analyses were used too.We used, as the basis for this study, theories about second language writing, error and correction. We also used, as a way to comprehend the peer correction activities, sociocultural theory and theories about collaborative learning. These theories assume that learning is facilitated through interaction and collaboration.Taking that assumption into account, we demonstrate, through data analysis, that not only do the peer correction activities promote some improvements in the written texts, but they also make the students become more motivated and confident as they realize that they are able to help each other correct the errors in their texts. They also become moremotivated as they start perceiving correction as a way of learning and not as a kind of punishment.We believe that, from the understanding of peer correction activities, we can develop second language teaching and learning practices in which students, through interaction and collaboration with peers, become more confident, motivated and reflexive.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua Inglesa Estudo ensinoLíngua Inglesa Ensino aprendizagemcorreção com os paresensino-aprendizagemtextos escritosCorreção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_de_francisco_jos__quaresma_de_figueiredo.pdfapplication/pdf5883494https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EQMA-652P5L/1/tese_de_francisco_jos__quaresma_de_figueiredo.pdf5e3c2b2528ee793eb400c654272a3abcMD51TEXTtese_de_francisco_jos__quaresma_de_figueiredo.pdf.txttese_de_francisco_jos__quaresma_de_figueiredo.pdf.txtExtracted texttext/plain849315https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EQMA-652P5L/2/tese_de_francisco_jos__quaresma_de_figueiredo.pdf.txt417189b6c2dd67b7278c62e876315c25MD521843/EQMA-652P5L2019-11-14 07:47:19.175oai:repositorio.ufmg.br:1843/EQMA-652P5LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:47:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa |
title |
Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa |
spellingShingle |
Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa Francisco Jose Quaresma de Figueiredo correção com os pares ensino-aprendizagem textos escritos Língua Inglesa Estudo ensino Língua Inglesa Ensino aprendizagem |
title_short |
Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa |
title_full |
Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa |
title_fullStr |
Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa |
title_sort |
Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa |
author |
Francisco Jose Quaresma de Figueiredo |
author_facet |
Francisco Jose Quaresma de Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vera Lucia M de Oliveira e Paiva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marita Pôrto Cavalcante |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
John Robert Schmitz |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Laura Stella Miccoli |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Kevin John Keys |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Jose Quaresma de Figueiredo |
contributor_str_mv |
Vera Lucia M de Oliveira e Paiva Marita Pôrto Cavalcante John Robert Schmitz Laura Stella Miccoli Kevin John Keys |
dc.subject.por.fl_str_mv |
correção com os pares ensino-aprendizagem textos escritos |
topic |
correção com os pares ensino-aprendizagem textos escritos Língua Inglesa Estudo ensino Língua Inglesa Ensino aprendizagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Língua Inglesa Estudo ensino Língua Inglesa Ensino aprendizagem |
description |
Neste estudo, investigamos uma forma de correção de textos escritos em inglês conhecida por correção com os pares. Nosso objetivo foi compreender este tipo de correção dialógica e verificar sua influência na aprendizagem de língua inglesa, bem como investigar as percepções dos alunos sobre suas participações em tais atividades de correção.Participaram deste estudo de caso dez alunos formandos de inglês da UFG. Os princípios da pesquisa qualitativa foram utilizados para a coleta e a análise dos dados, tendo sido utilizado também, na análise, algum recurso quantitativo. Adotamos, como eixo orientador deste estudo, as teorias sobre escrita, erro e correção em segunda língua. Baseamo-nos, também, na teoria sociocultural e nas teorias sobre a aprendizagem colaborativa, que partem do pressuposto de que a aprendizagem é facilitada pela interação e colaboração entre as pessoas.Com base nesses pressupostos, demonstramos, através da análise dos dados, que as atividades de correção com os pares não promovem apenas melhorias aos textos escritos, mas também tornam os alunos mais motivados e confiantes à medida que percebem que podem ajudar um ao outro a resolver os erros existentes em seus textos e quando começam a compreender a correção como uma forma de aprender e não como uma forma punitiva.Acreditamos que, a partir da compreensão das atividades de correção com os pares, podemos desenvolver práticas de ensinoaprendizagem de segunda língua nas quais os alunos, por meio da interação e colaboração com o colega, se tornem mais confiantes, motivados e reflexivos. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T03:15:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T03:15:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EQMA-652P5L |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EQMA-652P5L |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EQMA-652P5L/1/tese_de_francisco_jos__quaresma_de_figueiredo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EQMA-652P5L/2/tese_de_francisco_jos__quaresma_de_figueiredo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e3c2b2528ee793eb400c654272a3abc 417189b6c2dd67b7278c62e876315c25 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589394063425536 |