A biblioteca escolar e os nativos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raquel Miranda Vilela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCVN84
Resumo: Ainda que os dados do Censo Escolar apontem melhoras na realidade da biblioteca escolar (BE), esse espaço ainda não está presente em todas as escolas brasileiras. Os debates sobre a biblioteca escolar tiveram início na década de 1970, mas muitos temas ainda se encontram mais na teoria que na prática. A bibliografia sobre biblioteca escolar demonstra que, apesar desse espaço nem sempre existir, sua importância é afirmada em todas as teorias. A presente tese tem como um de seus pressupostos que o papel da biblioteca escolar vai além da tradicional formação de leitores. A função pedagógica da biblioteca escolar é um tema que merece mais debates para ser assumida pelos profissionais presentes nesse espaço. Essas reflexões estão presentes nos estudos sobre letramento informacional. Os bibliotecários atuantes nas bibliotecas escolares, além do seu papel como educadores, têm que se preocupar em adequar sua atuação aos alunos a serem atendidos. Diante da necessidade da biblioteca presente no contexto escolar assumir sua função pedagógica e se preparar para atuar com os jovens nativos digitais, o projeto acredita ser fundamental conhecer esse novo público, que se encontra inserido na Sociedade da Informação e imerso em tecnologia. Para uma atuação mais eficaz acredita-se ser necessário compreender como esses alunos pensam e lidam com a biblioteca e com as informações. A pesquisa investigou o que os alunos atuais, os nativos digitais, pensam sobre a contribuição da biblioteca escolar e do bibliotecário na sua formação. Consequentemente, esperou-se como contribuição, ao se resolver este problema, apresentar indícios e sugestões que respondam a questão adjacente: como a biblioteca escolar deve se adequar para atender as expectativas desses alunos em relação aos seus serviços de informação? O aporte teórico que embasa a pesquisa possui pontos que contribuem para a compreensão da questão e inclui: a biblioteca escolar e sua atuação no Brasil; o letramento informacional e o papel educativo da BE, a formação e atuação do bibliotecário no contexto escolar e os Nativos Digitais. Foi realizada uma pesquisa do ponto de vista etnográfico. A coleta de dados foi realizada através de notas de campo/diário de campo e gravações. Neste momento, usou-se as teorias de Wolcott (1994), utilizando o quadro de descrição, análise e interpretação para organização e tratamento dessas informações coletadas. O trabalho foi realizado em três escolas, sendo uma pública e duas privadas. Essas escolas apresentam três realidades distintas de biblioteca, além de formas de ensino diferentes entre si. O trabalho apontou que esses alunos, nativos digitais, possuem características próprias, como citadas por Prensky (2011) e Palfrey; Gasser (2011) já haviam elencado. Diante dessas características, conclui-se, entre outras coisas, que muito além de mudar o espaço da biblioteca escolar, se faz necessário mudar a postura do bibliotecário atuante nesse contexto
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Essas reflexões estão presentes nos estudos sobre letramento informacional. Os bibliotecários atuantes nas bibliotecas escolares, além do seu papel como educadores, têm que se preocupar em adequar sua atuação aos alunos a serem atendidos. Diante da necessidade da biblioteca presente no contexto escolar assumir sua função pedagógica e se preparar para atuar com os jovens nativos digitais, o projeto acredita ser fundamental conhecer esse novo público, que se encontra inserido na Sociedade da Informação e imerso em tecnologia. Para uma atuação mais eficaz acredita-se ser necessário compreender como esses alunos pensam e lidam com a biblioteca e com as informações. A pesquisa investigou o que os alunos atuais, os nativos digitais, pensam sobre a contribuição da biblioteca escolar e do bibliotecário na sua formação. Consequentemente, esperou-se como contribuição, ao se resolver este problema, apresentar indícios e sugestões que respondam a questão adjacente: como a biblioteca escolar deve se adequar para atender as expectativas desses alunos em relação aos seus serviços de informação? O aporte teórico que embasa a pesquisa possui pontos que contribuem para a compreensão da questão e inclui: a biblioteca escolar e sua atuação no Brasil; o letramento informacional e o papel educativo da BE, a formação e atuação do bibliotecário no contexto escolar e os Nativos Digitais. Foi realizada uma pesquisa do ponto de vista etnográfico. A coleta de dados foi realizada através de notas de campo/diário de campo e gravações. Neste momento, usou-se as teorias de Wolcott (1994), utilizando o quadro de descrição, análise e interpretação para organização e tratamento dessas informações coletadas. O trabalho foi realizado em três escolas, sendo uma pública e duas privadas. Essas escolas apresentam três realidades distintas de biblioteca, além de formas de ensino diferentes entre si. O trabalho apontou que esses alunos, nativos digitais, possuem características próprias, como citadas por Prensky (2011) e Palfrey; Gasser (2011) já haviam elencado. Diante dessas características, conclui-se, entre outras coisas, que muito além de mudar o espaço da biblioteca escolar, se faz necessário mudar a postura do bibliotecário atuante nesse contextoAlthough data from the School Census point to improvements in the reality of the school library (BE), this space is not yet present in all Brazilian schools. Debates about the school library began in the 1970s, but many themes are still more in theory than in practice. The bibliography on school library shows that, although this space does not always exist, its importance is affirmed in all theories. The present thesis has as one of its assumptions that the role of the school library goes beyond the traditional training of readers. The pedagogical function of the school library should be more debated and assumed by professionals present in this space. These reflections are present in the studies on information literacy. Librarians working in school libraries, in addition to their role as educators, have to be concerned with adjusting their performance to the students to be served. Given the need of the library present in the school context to assume its pedagogical role and prepare to work with the young digital natives, the project believes that it is fundamental to know this new public, which is inserted in the Information Society and immersed in technology. For a more effective performance it is believed to be necessary to understand how these students think and deal with the library and the information. The research investigated what current students, digital natives, think about the contribution of the school library and the librarian in their training. Consequently, it was hoped that as a solution to this problem, it would be possible to present cluesand suggestions to answer the adjacent question: how should the school library be adapted to meet the expectations of these students in relation to their information services? The theoretical contribution that bases the research has points that contribute to the understand in go of the question and includes: the school library and its work in Brazil; the information al literacy and the educational role of BE, the formation and performance of the librarian in the school context and the Digital Natives. An ethnographic research was carried out. Data collection was done through field notes / field diaries and recordings. At the moment, the theories of Wolcott (1994) were used, using the description, analysis and interpretation framework for the organization and treatment of this collected information. The work was carried out in three schools, one public and two private. These schools present three distinct library realities, as well as different teaching styles. The work pointed out that these students, digital natives, have their own characteristics, as cited by Prensky (2011) and Palfrey; Gasser (2011) had al ready listed. Given these characteristics, it is concluded, among other things, that rather than changing the space of the school library, it is necessary to change the position of the librarian in this contextUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBibliotecas escolaresTecnologia Aspectos sociaisCiência da InformaçãoNativos DigitaisBibliotecário escolarBiblioteca escolarA biblioteca escolar e os nativos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgcienciainformacao_raquelmirandavilelapaiva_tesedoutorado.pdfapplication/pdf2062531https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BCVN84/1/ppgcienciainformacao_raquelmirandavilelapaiva_tesedoutorado.pdfd990cabbf790b32894aaf6770e952e5cMD51TEXTppgcienciainformacao_raquelmirandavilelapaiva_tesedoutorado.pdf.txtppgcienciainformacao_raquelmirandavilelapaiva_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain429692https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BCVN84/2/ppgcienciainformacao_raquelmirandavilelapaiva_tesedoutorado.pdf.txt98b8028018fc75c9bc1e9e63e97d178eMD521843/BUOS-BCVN842019-11-14 16:16:22.303oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BCVN84Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:16:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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