Desenvolvimento profissional de professores: a influência da vivência em um grupo colaborativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85FHKV |
Resumo: | Avaliou-se a influência da vivência em um grupo colaborativo de professores de física no desenvolvimento profissional de seus membros, utilizando-se uma abordagem crítica etnometodológica, a partir da análise de múltiplas fontes de dados das reuniões desse grupo e de registros das interações de alguns de seus membros com outros professores, para sustentar a tese de que a vivência em espaços dialógicos possibilita o desenvolvimento de uma consciência crítica da condição docente capaz de promover o desenvolvimento profissional do professor. As fontes de dados foram submetidas a três tipos de abordagem: uma análise global da concepção e da trajetória do grupo; uma análise comparativa de argumentações de professores membros e não membros do grupo em relação ao conteúdo de ensino de física; e uma avaliação do estágio de consciência de alguns professores membros do grupo. Constataram-se indícios da transitividade de um estágio de consciência ingênua para um estágio de consciência crítica nas argumentações dos professores analisados que podem ser considerados como influência da vivência no grupo investigado: alienação/conscientização, polêmica/diálogo e omissão/colaboração. Conclui-se que o grupo analisado apresenta uma dialogicidade característica que pode ajudar nortear projetos de formação e de desenvolvimento profissional docente. |
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Arnaldo de Moura Vaz da SilvaDario FiorentiniGlória Regina Pessôa CampelloOrlando Gomes de Aguiar JuniorPaulo Henrique Dias Menezes2019-08-12T06:25:12Z2019-08-12T06:25:12Z2010-03-31http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85FHKVAvaliou-se a influência da vivência em um grupo colaborativo de professores de física no desenvolvimento profissional de seus membros, utilizando-se uma abordagem crítica etnometodológica, a partir da análise de múltiplas fontes de dados das reuniões desse grupo e de registros das interações de alguns de seus membros com outros professores, para sustentar a tese de que a vivência em espaços dialógicos possibilita o desenvolvimento de uma consciência crítica da condição docente capaz de promover o desenvolvimento profissional do professor. As fontes de dados foram submetidas a três tipos de abordagem: uma análise global da concepção e da trajetória do grupo; uma análise comparativa de argumentações de professores membros e não membros do grupo em relação ao conteúdo de ensino de física; e uma avaliação do estágio de consciência de alguns professores membros do grupo. Constataram-se indícios da transitividade de um estágio de consciência ingênua para um estágio de consciência crítica nas argumentações dos professores analisados que podem ser considerados como influência da vivência no grupo investigado: alienação/conscientização, polêmica/diálogo e omissão/colaboração. Conclui-se que o grupo analisado apresenta uma dialogicidade característica que pode ajudar nortear projetos de formação e de desenvolvimento profissional docente.We evaluated the influence of experience in a collaborative group of physics teachers in professional development for its members, using a critical ethnomethodological from the analysis of multiple data sources of the meetings of this group and records the interactions of some of its members with other teachers to support the view that the experience in dialogic spaces allows us to develop a critical awareness of the condition of teachers able to promote the professional development of teachers. The data sources were subjected to three types of approach: a comprehensive review of the design and the group's history, a comparative analysis of arguments teacher members and non members of the group on the content of physics education, and an evaluation stage awareness of some faculty members. They found indications of the transitivity of a naive stage of consciousness to a stage of critical consciousness in the argument of the teachers considered that can be considered as the influence of experience in the group studied: alienation/consciousness, controversy/dialogue and omission/collaboration. It follows that the group presents a dialogical feature that can help guide design of training and professional development.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoGrupos de trabalhoGrupos de professoresInterações entre professoresDesenvolvimento do professor de físicaTransitividade de consciênciaDesenvolvimento profissional de professores: a influência da vivência em um grupo colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_paulo_menezes.pdfapplication/pdf1886302https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85FHKV/1/tese_paulo_menezes.pdf1756f23a2d36ac6b72f48e0ceff5d95aMD51TEXTtese_paulo_menezes.pdf.txttese_paulo_menezes.pdf.txtExtracted texttext/plain495020https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85FHKV/2/tese_paulo_menezes.pdf.txt72b8d46ec16609ca8d5e8241fc0009b6MD521843/FAEC-85FHKV2019-11-14 10:14:22.728oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85FHKVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:14:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Avaliou-se a influência da vivência em um grupo colaborativo de professores de física no desenvolvimento profissional de seus membros, utilizando-se uma abordagem crítica etnometodológica, a partir da análise de múltiplas fontes de dados das reuniões desse grupo e de registros das interações de alguns de seus membros com outros professores, para sustentar a tese de que a vivência em espaços dialógicos possibilita o desenvolvimento de uma consciência crítica da condição docente capaz de promover o desenvolvimento profissional do professor. As fontes de dados foram submetidas a três tipos de abordagem: uma análise global da concepção e da trajetória do grupo; uma análise comparativa de argumentações de professores membros e não membros do grupo em relação ao conteúdo de ensino de física; e uma avaliação do estágio de consciência de alguns professores membros do grupo. Constataram-se indícios da transitividade de um estágio de consciência ingênua para um estágio de consciência crítica nas argumentações dos professores analisados que podem ser considerados como influência da vivência no grupo investigado: alienação/conscientização, polêmica/diálogo e omissão/colaboração. Conclui-se que o grupo analisado apresenta uma dialogicidade característica que pode ajudar nortear projetos de formação e de desenvolvimento profissional docente. |
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