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Haydee Ribeiro CoelhoEduardo de Assis DuarteEliana Lourenco de Lima ReisMaria Nazareth Soares FonsecaLaura Cavalcante PadilhaAntelene Campos Tavares Bastos2019-08-13T08:42:31Z2019-08-13T08:42:31Z2006-02-14http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WEP5HAo realizar um estudo comparatista das obras "Mazanga" , de Alberto Oliveira Pinto, e "O último vôo do flamingo", de Mia Couto, esta tese objetiva abordar o tema da viagem associado ao conceito de 'viagem para dentro' , de Edward Said. Ao analisar, nesses textos, a narração da viagem associada à estratégia da 'viagem para dentro, esta abordagem permite fazer uma reflexão sobre a identidade , com base no hibridismo. Os deslocamentos espaciais estão relacionados, nos referidos textos, à construção da memória, à 'polifonia' de vozes e ao entralaçamento entre História e literatura. Esse processo implica , nos termos aqui propostos, a 'viagem para dentro', cuja elaboração contrapontual, resultante do trabalho com a escrita, possibilita um reexame da herança do poder colonial, à luz de alguns aspectos sobre o pós-colonial. Em "Mazanga", o passado se torna matéria de reflexão por meio da 'memoria operadora da diferença', cuja construção apresenta a identidade como 'entrelugar' que é decorrente de um jogo a partir do qual se observa a tensão entre a voz e a letra. Com base no jogo de vozes, o 'entrelugar' se relaciona a um processo de transculturação. O livro ainda relaciona o tema de entrelaçamento e de cisão. No livro "O último vôo do flamingo" , o tema da viagem se associa ao processo memorialístico, sendo este analisado com base nas noções 'constelação' , 'mônada' e 'alegoria', de Walter Benjamin. Ao se organizar de forma constelacional, a memória se constitui como 'mônada', remetente metimicamente ao espaço de ruínas da nação. O caráter de melancolia, constituidor do olhar que focaliza o espaço de ruinas, propicia uma 'exegese alegórica da escrita'. Nesse sentido,ao apresentar o tema da viagem, por meio da memória, manifesta-se o processo polifônico que permite um questionamento da nação, vista como espaço liminar. Nesse espaço, a identidade cultural se constitui de forma híbrida, com base no processo de tradução cultural.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMemória e literaturaPós-colonialismo (Literatura)Pinto, Alberto Oliveira Mazanga Crítica e interpretaçãoRelações culturaisTransculturaçãoPolifoniaCouto, Mia, 1955- O último vôo do flamingo Crítica e interpretaçãoIdentidade na literaturaLiteratura africana (Português) História e críticaLiteratura e históriaHibridismoViagem na literaturatransculturação'viagem para dentro'identidade culturalViagem e identidade em "Mazanga" e "O último vôo do flamingo"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdoutoradoantelene.pdfapplication/pdf830345https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6WEP5H/1/doutoradoantelene.pdf306ca294b97007cfbfe86862a64fa081MD51TEXTdoutoradoantelene.pdf.txtdoutoradoantelene.pdf.txtExtracted texttext/plain344302https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6WEP5H/2/doutoradoantelene.pdf.txt0f8c04c587248cab91516f77845cb97fMD521843/ALDR-6WEP5H2019-11-14 22:09:08.673oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6WEP5HRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:09:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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