Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sâmara Borges Macedo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Iury Teixeira de Sevilha Gosling, Marlusa de Sevilha Gosling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/58755
Resumo: O turismo histórico-cultural versa sobre a relação entre o contato do turista com o patrimônio artístico e arquitetônico, bem como festas tradicionais e arte contemporânea. Ao realizar um levantamento bibliométrico observou-se que estudos brasileiros sobre a temática ainda são escassos. No âmbito mundial, eles abordam a temática sobre destinos específicos, não sobre a gestão desse tipo de turismo. Considerando-se o exposto, no presente trabalho, objetivou-se compreender a visão de uma instituição privada sobre o turismo histórico-cultural e também como se promove esse tipo de turismo. A empresa escolhida foi o SESC-MG, instituição privada e mantida pelos empresários do comércio do estado de Minas Gerais. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, possibilitado por meio de uma entrevista em profundidade realizada com a gerente de turismo social de Minas Gerais e seguido por uma análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial dos destinos turísticos de Minas Gerais, que, no entanto, são subaproveitados, carecendo de fomentos. A internet mostrou-se preponderante na promoção desse tipo de turismo, assim como o conhecimento profundo sobre os consumidores para a gestão do processo.
id UFMG_453891b0fbfc2d689b3ea7b6f52a86d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/58755
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-09-18T12:49:23Z2023-09-18T12:49:23Z20191317910119806965http://hdl.handle.net/1843/58755O turismo histórico-cultural versa sobre a relação entre o contato do turista com o patrimônio artístico e arquitetônico, bem como festas tradicionais e arte contemporânea. Ao realizar um levantamento bibliométrico observou-se que estudos brasileiros sobre a temática ainda são escassos. No âmbito mundial, eles abordam a temática sobre destinos específicos, não sobre a gestão desse tipo de turismo. Considerando-se o exposto, no presente trabalho, objetivou-se compreender a visão de uma instituição privada sobre o turismo histórico-cultural e também como se promove esse tipo de turismo. A empresa escolhida foi o SESC-MG, instituição privada e mantida pelos empresários do comércio do estado de Minas Gerais. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, possibilitado por meio de uma entrevista em profundidade realizada com a gerente de turismo social de Minas Gerais e seguido por uma análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial dos destinos turísticos de Minas Gerais, que, no entanto, são subaproveitados, carecendo de fomentos. A internet mostrou-se preponderante na promoção desse tipo de turismo, assim como o conhecimento profundo sobre os consumidores para a gestão do processo.Historical-cultural tourism deals with the relationship between tourist contact with artistic and architectural heritage as well as traditional festivals and contemporary art. When carrying out a bibliometric survey it was observed that Brazilian studies on the subject are still scarce. At the global level these address the issue of specific destinations not on the management of this type of tourism. Considering the above, the present work aimed to understand the vision of a private institution on historical-cultural tourism and also how it promotes this type of tourism. The company chosen was SESC-MG, a private institution maintained by businessmen from the state of Minas Gerais. The applied methodology was the case study, made possible through an in-depth interview conducted with the Manager of Social Tourism of Minas Gerais and followed by an analysis of the contents of this one. The results point out the potential of the tourist destinations of Minas Gerais, however these are underutilized, lacking in incentives. The internet has been predominant in the promotion of this type of tourism, as well as the deep knowledge about the consumers for the management of the process.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista Acadêmica Observatório de Inovação do TurismoTurismoAdministração de empresasTurismo histórico-culturalGestão do turismoDestino turísticoEstudo de casoAnálise de conteúdoInstituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticosPrivate institution and historical - cultural tourism: the vision and management of tourist destinationsInstitución privada y el turismo histórico-cultural: la visión y la gestión de destinos turísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/indexSâmara Borges MacedoIury Teixeira de Sevilha GoslingMarlusa de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58755/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALInstituição privada e o turismo histórico.pdfInstituição privada e o turismo histórico.pdfapplication/pdf498973https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58755/2/Institui%c3%a7%c3%a3o%20privada%20e%20o%20turismo%20hist%c3%b3rico.pdf060414ca8c20b534ec8320ad4d0a68dcMD521843/587552023-09-18 09:49:23.436oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-18T12:49:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Private institution and historical - cultural tourism: the vision and management of tourist destinations
Institución privada y el turismo histórico-cultural: la visión y la gestión de destinos turísticos
title Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos
spellingShingle Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos
Sâmara Borges Macedo
Turismo histórico-cultural
Gestão do turismo
Destino turístico
Estudo de caso
Análise de conteúdo
Turismo
Administração de empresas
title_short Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos
title_full Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos
title_fullStr Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos
title_full_unstemmed Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos
title_sort Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos
author Sâmara Borges Macedo
author_facet Sâmara Borges Macedo
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Marlusa de Sevilha Gosling
author_role author
author2 Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Marlusa de Sevilha Gosling
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sâmara Borges Macedo
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Marlusa de Sevilha Gosling
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo histórico-cultural
Gestão do turismo
Destino turístico
Estudo de caso
Análise de conteúdo
topic Turismo histórico-cultural
Gestão do turismo
Destino turístico
Estudo de caso
Análise de conteúdo
Turismo
Administração de empresas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Turismo
Administração de empresas
description O turismo histórico-cultural versa sobre a relação entre o contato do turista com o patrimônio artístico e arquitetônico, bem como festas tradicionais e arte contemporânea. Ao realizar um levantamento bibliométrico observou-se que estudos brasileiros sobre a temática ainda são escassos. No âmbito mundial, eles abordam a temática sobre destinos específicos, não sobre a gestão desse tipo de turismo. Considerando-se o exposto, no presente trabalho, objetivou-se compreender a visão de uma instituição privada sobre o turismo histórico-cultural e também como se promove esse tipo de turismo. A empresa escolhida foi o SESC-MG, instituição privada e mantida pelos empresários do comércio do estado de Minas Gerais. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, possibilitado por meio de uma entrevista em profundidade realizada com a gerente de turismo social de Minas Gerais e seguido por uma análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial dos destinos turísticos de Minas Gerais, que, no entanto, são subaproveitados, carecendo de fomentos. A internet mostrou-se preponderante na promoção desse tipo de turismo, assim como o conhecimento profundo sobre os consumidores para a gestão do processo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-18T12:49:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-18T12:49:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/58755
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 19806965
identifier_str_mv 19806965
url http://hdl.handle.net/1843/58755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58755/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58755/2/Institui%c3%a7%c3%a3o%20privada%20e%20o%20turismo%20hist%c3%b3rico.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
060414ca8c20b534ec8320ad4d0a68dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589409561378816