Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_45d08e0616d1726e9434d07f3e84bbe8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-8CSLXS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Denise Morado NascimentoMaria Lucia MalardMaria Ines Mafra GoulartMarcelo Otavio de Amorim2019-08-14T00:09:10Z2019-08-14T00:09:10Z2010-08-27http://hdl.handle.net/1843/RAAO-8CSLXSPretendeu-se identificar, através desta avaliação pós ocupação realizada nas Unidades Municipais de Educação Infantil UMEIs, escolas para crianças de zero até cinco anos e oito meses, que vêm sendo construídas em Belo Horizonte desde 2002, conflitos e problemas que atingem seus usuários e suas necessidades, oriundos de sua construção a partir da utilização de um projeto arquitetônico padrão. Inicialmente será apresentado um breve histórico do processo de construção da rede pública de ensino em Belo Horizonte, desde sua fundação, e apontadas algumas tendências detectadas nesse percurso. Exporemos os motivos que impulsionaram a construção das UMEIs assim como todo o processo gerador da concepção do projeto arquitetônico das escolas infantis e suas tipologias. Dentre as varias concebidas desde a construção da primeira unidade, em 2003, decidiu-se investigar apenas a Tipologia 1, por conter todas as premissas presentes nas outras. Considerando-se a ainda grande demanda por vagas na educação infantil e a previsão de construção de inúmeras outras UMEIs, tornou-se imprescindível a identificação dos motivos causadores desses problemas e conflitos, evitando-se a sua reprodução indefinidamente. Por fim apresentaremos as conclusões gerais após a avaliação pós ocupação realizada e as recomendações visando ajustar o futuro das ações de projeto e a satisfação das demandas e necessidades dos usuários das escolas infantis publicas em Belo Horizonte.This research was made intending to identify, through this post occupation evaluation units held in municipal education program for children (Unidades Municipais de Educação Infantil UMEI's), schools for children to zero up to five years and eight months, that have been constructed in Belo Horizonte since 2002, conflicts and problems that reach their users and their needs, from its construction from the use of one architectonic project pattern. Initially shall be exposed a brief history of the process of construction of public education buildings in Belo Horizonte, since the city foundation, and indicated some trends detected along this path. Then we will expose the reasons that led to the construction of UMEI's as well the whole process of generating design of the architectural design of schools for children and their types. Among the many types designed since the construction of the first unit, in 2003, we decided to investigate only the typology 1, wich contains all the assumptions presents on the other. Considering the still great demand for vacancies in child education and the estimates for the construction of many others UMEI's, its essential to identify the reasons causing these problems and conflicts, avoiding their reproduction indefinitely. Lastly we shall present the general conclusions after post occupation evaluation carried out and the recommendations in order to adjust the future of the actions of project and the satisfaction of the demands and needs of users of public schools for children in Belo Horizonte.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Edifícios Belo Horizonte (MG)Projeto arquitetônicoEducação de criançasEdifícios escolaresArquiteturaEducação infantilArquitetura escolarAs unidades municipais de educação infantil em Belo Horizonte: investigações sobre um padrão arquitetônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarcelo_mestrado_final.pdfapplication/pdf8034705https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-8CSLXS/1/marcelo_mestrado_final.pdff52aeacf75bb51c55ae84ec6865d25c4MD51TEXTmarcelo_mestrado_final.pdf.txtmarcelo_mestrado_final.pdf.txtExtracted texttext/plain242488https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-8CSLXS/2/marcelo_mestrado_final.pdf.txt4867b66f9c362e58a045f9baf8be9fb4MD521843/RAAO-8CSLXS2019-11-14 15:48:44.985oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-8CSLXSRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:48:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547926105882624