spelling |
Ana Maria Rabelo GomesVeronica Mendes Pereira2019-08-12T12:20:54Z2019-08-12T12:20:54Z2013-02-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGGYPO objetivo desta pesquisa é analisar a circulação da cultura nas escolas Xakriabá, a partir da implementação e da contínua expansão da escolarização no território indígena desse povo. Nesse processo, os professores de Uso do Território, de Práticas Culturais, de Arte e os professores de Cultura nos interessam mais detidamente, por serem eles os responsáveis por essa circulação. O professor de Cultura compõe uma modalidade profissional instituída nas escolas indígenas Xakriabá, a partir de 2005, e é o ator, entre os outros citados, o que nos interessa ainda mais, pela função singular e estratégica que assume, com relação à circulação da cultura. A opção teórico-metodológica foi uma investigação etnográfica, através da qual se buscou explicitar essa circulação. Concluímos que a cultura vem se firmando como elemento central nas escolas Xakriabá, e que a presença desses professores corrobora esse fato. Nesse sentido, a escola tem sido, e cada vez mais, o lócus para que tal circulação aconteça. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixam claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a cultura. E, dessa forma, a escola passa a ser, também, espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá e, a partir de tal categoria, pleitear direitos.This researchs objective is to analyze the culture circulation at Xakriabás schools, through the implementation and the continuous expansion of the schooling at this populations indigenous territories. During this process, we have special interest in the teachers of the disciplines Territory use, Cultural practices, Art and Culture for they are the responsibles for this circulation. The Culture teacher composes an instituted professional modality at Xakriabás indigenous schools, beginning at 2005, and is the performer, between the others mentioned, which interests us even more, for his singular and strategic assumed function, regarding the culture circulation. The theoretical-methodological option was an ethnographical investigation, through which it was sought to explain this circulation. We conclude that the culture is fixing itself as a central element in Xakriaba´s schools and that those teacher´s presence supports this fact. In that sense, the school is being more and more the place for that circulation to happen. The institution, as the teacher´s practices, enlight the intention and the presence of a renewal of the school´s place among the Xakriabá: a place to circulate it´s culture and the culture. And, this way, the school becomes, also, a space to show others Xakriabá´s indianity and, from such category, to plead rights.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Aspectos sociais ÍndiosCulturaEducação escolar indígenaCulturaEscolaA circulação da cultura na escola indigena Xakriabáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_finl_ssima_mar_o_2014.pdfapplication/pdf2652359https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JGGYP/1/tese_finl_ssima_mar_o_2014.pdf2f347136ba7160fc73b65b949d369167MD51TEXTtese_finl_ssima_mar_o_2014.pdf.txttese_finl_ssima_mar_o_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain337701https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JGGYP/2/tese_finl_ssima_mar_o_2014.pdf.txt3d17a7dc8b26d7ce6e407996868b0fddMD521843/BUOS-9JGGYP2019-11-14 17:46:53.993oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9JGGYPRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:46:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|