Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_464f21f3e8ef71ff0bb9856cad054c43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FEG95
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Jussara Bueno de Queiroz PaschoalinoHormindo Pereira de Souza JuniorKarla Tereza Ocelli Costa2019-08-13T21:54:52Z2019-08-13T21:54:52Z2011-01-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEG95Este estudo propôs analisar criticamente o PPP de uma escola municipal, tendo como foco norteador a avaliação escolar em sua construção e realização. Esta análise foi feita priorizando dois momentos: um deles, a partir da proposta inicial do PPP, construída em 2003, em que definiram os resultados obtidos. No outro momento, traz a reflexão da dimensão de sua efetivação nos anos seguintes até a proposta atual, construída em 2010. Após a análise, chega-se à conclusão de que a proposta inicial, pautada na participação efetiva de todos os atores da escola foi pontual e progressivamente abandonada nos anos seguintes, privilegiando uma avaliação centrada no aluno. Nesse percurso de ambivalências de conceitos e ações a escola tomou consciência do retrocesso da avaliação, e buscou, em 2010, voltar seu olhar para o passado, resgatando as propostas construídas pelo grupo de 2003. Surgiu então a proposta atual de avaliação, conivente com o processo educativo. A avaliação passa a ser praticada em outros moldes mais democráticos, com ênfase na clareza dos objetivos de aprendizagem que se pretende atingir, na busca de uma escola de qualidade, que esteja implicada na formação crítica, criativa, ética e transformadora de seus alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlunos AvaliaçãoEscolas Organização e AdministraçãoParticipação coletivaEducação de qualidadeAvaliaçãoSujeitos/atoresAvaliação escolar: limites e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_karla_tereza_ocelli_costa.pdfapplication/pdf215758https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FEG95/1/monografia_karla_tereza_ocelli_costa.pdf4e7317ebb06d72f183ff4563ccdd3424MD51TEXTmonografia_karla_tereza_ocelli_costa.pdf.txtmonografia_karla_tereza_ocelli_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain84890https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FEG95/2/monografia_karla_tereza_ocelli_costa.pdf.txt595fee12e297f48137ed094c83923aabMD521843/BUBD-9FEG952019-11-14 21:58:22.913oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FEG95Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:58:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548025109282816