spelling |
Raquel Oliveira PratesAna Maria Pereira CardosoEduardo Magno Lages FigueiredoEmanuelly de Freitas Morais Barros2019-08-10T04:22:49Z2019-08-10T04:22:49Z2014-02-27http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9Q3LSGOs Sistemas Colaborativos (SiCos) têm se tornado bastante presentes no cotidiano das pessoas devido à popularização da informática, das redes sociais e da computação em nuvem, que favorecem o desenvolvimento desse tipo de sistema. Ao mesmo tempo em que os sistemas computacionais se tornam mais populares, a preocupação com o usuário também aumenta, havendo a necessidade de buscar estratégias para facilitar a interação do usuário com o mesmo. A área de Interação Humano-Computador (IHC) visa apoiar o desenvolvimento de sistemas com alta qualidade de uso, principalmente alta usabilidade e alta comunicabilidade. A Engenharia Semiótica é uma teoria de IHC que encara a interface como uma mensagem do projetista (designer) ao usuário, em que ele transmite sua percepção sobre quem o usuário é, o que ele gostaria de fazer, de que forma e por quê. Existem dois modelos baseados em Engenharia Semiótica que visam auxiliar o designer na elaboração da interface: Manas e MoLIC. Este trabalho visa aplicá-los em dois SiCos e contrastar os resultados intramodelos e intermodelos, avaliando em que aspectos cada um alcançou resultados mais relevantes, o que poderia ser melhorado em cada um deles e possibilidade de uso combinado.Collaborative systems have become very present in daily life duo to the popularization of computers, social networks and cloud computing, which favor the development of this type of system. At the same time the computing systems become more popular , the concern with the user also increases, hence the need to seek strategies to facilitate user interaction with it. The field of Human Computer Interaction (HCI) aims to support the development of systems with high-quality use primarily high usability and high communicability. Semiotic Engineering is a theory of HCI that views the interface as a message from the designer to the user, in which he conveys his perception of who the user is, what he would do, how and why. There are two models based on Semiotic Engineering aimed to assist the designer in designing the interface: Manas and MoLIC. This work seeks to apply them in two collaborative systems and contrast the results between models and within each model, assessing which relevant results were obtained by each model, if and how they could be improved and if they couçd be combined.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInteração homem-máquinaComputaçãoSistemas colaborativosEngenharia semióticaMoLICIHCManasModelagemModelo de comunicaçãoSistemas ColaborativosModelo de interaçãoModelagem de sistemas colaborativosEstudo comparativo de modelos fundamentados na engenharia semiótica propostos para apoio ao projeto de sistemas colaborativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALemanuellydefreitas.pdfapplication/pdf6269354https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-9Q3LSG/1/emanuellydefreitas.pdf1a55fa48418a3980502ee4a3bd89a793MD51TEXTemanuellydefreitas.pdf.txtemanuellydefreitas.pdf.txtExtracted texttext/plain353011https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-9Q3LSG/2/emanuellydefreitas.pdf.txte15b27fe72ff4409346745ac7a68c301MD521843/ESBF-9Q3LSG2019-11-14 03:11:01.052oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESBF-9Q3LSGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:11:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|