Sobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gladston da Costa Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FETV
Resumo: A partir de uma inquietação trazida pela análise de textos que tratam da arte e das publicações com entrevistas e escritos de artistas, propõe-se uma investigação sobre a função que os mesmos assumem num contexto de arte como o atual, em que se torna sensivelmente perceptível a relevância que o discurso assume em meio às práticas artísticas. Tendo como disparador a filosofia da linguagem de Wittgenstein e os trabalhos teóricos de Joseph Kosuth, o objetivo deste trabalho gira em torno da possibilidade de se realizar um texto que aborde questões imediatas ao campo artístico valendo-se de uma linguagem que não se furta à condição de ser construída sobre uma gramática considerada como específica ao universo discursivo da arte. Sobre as proposições da história da arte, da hermenêutica filosófica, da filosofia da linguagem e da teoria e crítica da arte, cria-se um universo especulativo que tem como fundamento primeiro discorrer sobre a natureza dessa então gramática especifica do campo artístico e aindaseus modos de uso, num contexto em que as práticas são variadas e os objetos de investigação múltiplos. Ao partir dos conceitos de natureza da arte e de proposição nominal, o fundamento da investigação se desdobra pelo caminho de um discurso que pretende analisar nas operações de significação da arte as sentença de sentido pouco claro. E paralela a essa definição propõe-se que a pratica discursiva na arte se realize baseada em sentenças que encontram no próprio campo da arte sua significação lógica.
id UFMG_46ff72ca12ebdbd7614f0b0725160735
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A4FETV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Patricia Dias FrancaStephane Denis Albert Rene HuchetMaria Angelica Melendi de BiasizzoGladston da Costa Almeida2019-08-10T07:54:11Z2019-08-10T07:54:11Z2011-11-24http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FETVA partir de uma inquietação trazida pela análise de textos que tratam da arte e das publicações com entrevistas e escritos de artistas, propõe-se uma investigação sobre a função que os mesmos assumem num contexto de arte como o atual, em que se torna sensivelmente perceptível a relevância que o discurso assume em meio às práticas artísticas. Tendo como disparador a filosofia da linguagem de Wittgenstein e os trabalhos teóricos de Joseph Kosuth, o objetivo deste trabalho gira em torno da possibilidade de se realizar um texto que aborde questões imediatas ao campo artístico valendo-se de uma linguagem que não se furta à condição de ser construída sobre uma gramática considerada como específica ao universo discursivo da arte. Sobre as proposições da história da arte, da hermenêutica filosófica, da filosofia da linguagem e da teoria e crítica da arte, cria-se um universo especulativo que tem como fundamento primeiro discorrer sobre a natureza dessa então gramática especifica do campo artístico e aindaseus modos de uso, num contexto em que as práticas são variadas e os objetos de investigação múltiplos. Ao partir dos conceitos de natureza da arte e de proposição nominal, o fundamento da investigação se desdobra pelo caminho de um discurso que pretende analisar nas operações de significação da arte as sentença de sentido pouco claro. E paralela a essa definição propõe-se que a pratica discursiva na arte se realize baseada em sentenças que encontram no próprio campo da arte sua significação lógica.From an uneasiness brought by the analysis of texts dealing with art and publications and interviews with artists writings, it is proposed an investigation into the role that they assume a context of art like this, it becomes significantly noticeable the relevance of the discourse takes over in the artistic practices. With the trigger language philosophy of Wittgenstein and the theoretical work of Joseph Kosuth, the objective of this work revolves around the possibility of performing a text that addresses immediate issues to the field of art making use of a language that does not shirk the condition to be built on a specific grammar regarded as the discursive universe of art. Propositions on the history of art, philosophical hermeneutics, philosophy of language and theory of art, it creates a speculative universe that is based first discuss the nature of grammar then specifies the art and even his manner of use, a context in which practices are varied and multiple objects of investigation. Concepts of the nature of art and proposing face the foundation of research unfolds the way of a speech he intends to refute the significance of the art operations, any sentence meaning unclear. And parallel to this definition it is proposed that the discursive practice in the art to carry out sentences based on the actual field of art its logical nature.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCritica de arteLinguagem FilosofiaArtesArte FilosofiaFilosofia moderna Séc XXArte ConceitualLinguagemHistória da ArteFilosofia da LinguagemWittgensteinSobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_gladston_costa_almeida._eba_ufmg.pdfapplication/pdf5821079https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FETV/1/disserta__o_gladston_costa_almeida._eba_ufmg.pdf831ac52b77fab04a39a0a55e23dcc341MD51TEXTdisserta__o_gladston_costa_almeida._eba_ufmg.pdf.txtdisserta__o_gladston_costa_almeida._eba_ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain219100https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FETV/2/disserta__o_gladston_costa_almeida._eba_ufmg.pdf.txt8f116e15254ad9bace59e3626fb32be6MD521843/EBAC-A4FETV2019-11-14 11:27:57.687oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A4FETVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:27:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artístico
title Sobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artístico
spellingShingle Sobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artístico
Gladston da Costa Almeida
Arte Conceitual
Linguagem
História da Arte
Filosofia da Linguagem
Wittgenstein
Critica de arte
Linguagem Filosofia
Artes
Arte Filosofia
Filosofia moderna Séc XX
title_short Sobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artístico
title_full Sobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artístico
title_fullStr Sobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artístico
title_full_unstemmed Sobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artístico
title_sort Sobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artístico
author Gladston da Costa Almeida
author_facet Gladston da Costa Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Dias Franca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Angelica Melendi de Biasizzo
dc.contributor.author.fl_str_mv Gladston da Costa Almeida
contributor_str_mv Patricia Dias Franca
Stephane Denis Albert Rene Huchet
Maria Angelica Melendi de Biasizzo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Conceitual
Linguagem
História da Arte
Filosofia da Linguagem
Wittgenstein
topic Arte Conceitual
Linguagem
História da Arte
Filosofia da Linguagem
Wittgenstein
Critica de arte
Linguagem Filosofia
Artes
Arte Filosofia
Filosofia moderna Séc XX
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Critica de arte
Linguagem Filosofia
Artes
Arte Filosofia
Filosofia moderna Séc XX
description A partir de uma inquietação trazida pela análise de textos que tratam da arte e das publicações com entrevistas e escritos de artistas, propõe-se uma investigação sobre a função que os mesmos assumem num contexto de arte como o atual, em que se torna sensivelmente perceptível a relevância que o discurso assume em meio às práticas artísticas. Tendo como disparador a filosofia da linguagem de Wittgenstein e os trabalhos teóricos de Joseph Kosuth, o objetivo deste trabalho gira em torno da possibilidade de se realizar um texto que aborde questões imediatas ao campo artístico valendo-se de uma linguagem que não se furta à condição de ser construída sobre uma gramática considerada como específica ao universo discursivo da arte. Sobre as proposições da história da arte, da hermenêutica filosófica, da filosofia da linguagem e da teoria e crítica da arte, cria-se um universo especulativo que tem como fundamento primeiro discorrer sobre a natureza dessa então gramática especifica do campo artístico e aindaseus modos de uso, num contexto em que as práticas são variadas e os objetos de investigação múltiplos. Ao partir dos conceitos de natureza da arte e de proposição nominal, o fundamento da investigação se desdobra pelo caminho de um discurso que pretende analisar nas operações de significação da arte as sentença de sentido pouco claro. E paralela a essa definição propõe-se que a pratica discursiva na arte se realize baseada em sentenças que encontram no próprio campo da arte sua significação lógica.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T07:54:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T07:54:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FETV
url http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FETV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FETV/1/disserta__o_gladston_costa_almeida._eba_ufmg.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FETV/2/disserta__o_gladston_costa_almeida._eba_ufmg.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 831ac52b77fab04a39a0a55e23dcc341
8f116e15254ad9bace59e3626fb32be6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589562171129856