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Jose Alfredo Oliveira DebortoliAdmir Soares de Almeida JuniorAmauri Carlos FerreiraIsabel de Oliveira e SilvaLana Mara de Castro SimanRegina Rosa dos Santos Leal2019-08-11T01:53:41Z2019-08-11T01:53:41Z2016-09-29http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6JPVEste estudo é o resultado de uma investigação na linha de pesquisa sobre lazer e sociedade do Programa do Doutorado Interdisciplinar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa com observação participante numa abordagem qualitativa, realizada com um grupo de crianças de quatro escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Participaram do estudo crianças matriculadas na Educação Infantil, com faixa etária de 4-5 anos, e das séries iniciais do Ensino fundamental, com faixa etária de 8-9 anos. A pesquisa realizou-se no espaço temporal do segundo semestre do ano de 2014, quando as crianças, com suas respectivas escolas, foram conhecer, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, os museus: Espaço do Conhecimento UFMG e Memorial Minas Gerais Vale. O objeto de estudo da pesquisa encontra-se na singularidade das experiências de lazer das crianças, a partir do entrelaçamento escola e museus num diálogo que se deu em três momentos: antes, durante e depois delas conhecerem os museus. O recorte da pesquisa teve como foco as experiências das crianças observadas nos diferentes espaços e tempos das escolas e museus da cidade de Belo Horizonte que compõe a Rede Internacional e Brasileira das Cidades Educadoras. As questões levantadas como problema da pesquisa foram: Que linguagens são acionadas pelas crianças no ato de viver e de relatar suas experiências de lazer nos espaços entrelaçados da escola e museu? Que sentidos e significados são atribuídos a essas experiências? Essas experiências podem se configurar como lazer da criança? A pesquisa teve como objetivo central ampliar o debate sobre o lazer da criança e sua interdependência com a escola, museu, cultura lúdica e os processos educativos. Para esse fim, foram considerados os projetos: Educando a Cidade para Educar e o Programa Escola Integrada (PEI) da Secretaria Municipal de Educação, (SMED). O marco teórico da pesquisa encontra-se na interface do campo do lazer com Marcellino (2000, 2005, 2012), o campo da Filosofia da Educação, com Larrosa (2010, 2015), entre outros autores contemporâneos que pesquisam sobre educação, cultura e lazer. A pesquisa empírica teve como marco metodológico a antropologia urbana de Magnani (2012). Buscou-se, nas singularidades das experiências das crianças, um sentindo de viver no museu, na escola e na cidade, a cultura lúdica da criança. Os procedimentos metodológicos foram pautados por revisão bibliográfica, entrevistas e observação participante. Definiu-se, como categorias de análise: temporalidades, espacialidades e linguagens do protagonismo da criança. Os resultados da pesquisa mostraram que, no espaço entrelaçado da escola, do museu e da cidade, as crianças vivem experiências lúdicas, sendo essas favoráveis à aprendizagem escolar, ao processo da formação humana e a cultura lúdica que constitui o lazer da criançaThis study is the result of an investigation in the line of research on leisure and society of the Interdisciplinary Doctoral Program of the School of Physical Education, Physical Therapy and Occupational Therapy, Universidade Federal de Minas Gerais. This is a survey of participant observation in a qualitative approach, carried out with a group of children from four schools of the Municipal Belo Horizonte. Study participants were children enrolled in kindergarten, aged 4-5 years, and the early grades of elementary school, aged 8-9 years. The research took place in the timeline of the second half of 2014, when the children, with their respective schools to get know at the Cultural Circuit Praça da Liberdade, museums UFMG Knowledge Center and Memorial Minas Gerais Valley. The research object of study lies in the uniqueness of children's leisure experiences from the interlacing school and museums in a dialogue that took place in three stages: before, during and after they know the museums. The research focused on trimming the experiences of children observed in different spaces and times of schools and museums of the city of Belo Horizonte that make up the International and Brazilian Network of Educating Cities. The issues raised as a problem of the research were: What languages are driven by children in the act of living and report their leisure experiences in the intertwined areas of school and museum? What meanings and significanses attributed to these experiences? These experiences can be configured as the child's pleasure? The research was mainly aimed to broaden the debate on children's leisure and the interdependence with the school, museum, playful culture and educational processes. To this end, the projects were considered: Educating City to educate and Integrated School Program (IEP) of the Municipal Department of Education (SMED). The theoretical research in March is in the leisure field interface Marcellino (2000, 2005, 2012) and the field of Philosophy of Education, with Larrosa (2010, 2015), among other contemporary authors who research on education, culture and leisure. Empirical research was methodological framework urban anthropology Magnani (2012). It is sought, the singularities of children's experiences, a sense of living in the museum, in school and in the city, the child's play culture. The methodological procedures were based on literature review, interviews and participant observation. It is defined as categories of analysis: temporality, spatiality and child role of languages. The survey results showed that in school interlaced space, the museum and the city, children live recreational experiences, and those in favor of school learning, of human formation and playful cultural constituting the child's leisure processUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGMuseus e escolasMuseus para criançasLazerMuseuCriançasEscolaExperiênciasLazerCidadeCrianças no museu: experiências de educação, cultura e lazer no Circuito Cultural Praça da Liberdade na Cidade de Belo Horizonte - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___regina_leal___crian_as_no_museu.pdfapplication/pdf4956103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6JPV/1/tese___regina_leal___crian_as_no_museu.pdf69a86fa97ceb13dcf17c1d552c7e07fdMD51TEXTtese___regina_leal___crian_as_no_museu.pdf.txttese___regina_leal___crian_as_no_museu.pdf.txtExtracted texttext/plain339593https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6JPV/2/tese___regina_leal___crian_as_no_museu.pdf.txt3bbadb695459b43d6bf364ccf05a89c0MD521843/EEFF-BB6JPV2019-11-14 09:56:36.378oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB6JPVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:56:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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