Informações estratégicas para o processo de fusões e aquisições na saúde suplementar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Alexandre Correa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8JB8
Resumo: O presente trabalho abordou a necessidade da gestão de informações, sobretudo estratégicas, nos processos de fusões e aquisições de empresas com foco no mercado de saúde suplementar. O objetivo desta pesquisa foi identificar o que motiva as organizações a apostar nestes processos e quais as informações são importantes para a tomada de decisão neste sentido. Este trabalho foi motivado pelo impacto que operações de fusões e aquisições vêm provocando na economia brasileira, principalmente em um mercado de grande risco como é o da saúde suplementar. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva que estudou o caso da incorporação de uma operadora de planos de saúde por outra operadora de maior porte. Para auxiliar na compreensão do tema foi levantado o que alguns autores escreveram sobre fusões e aquisições, o mercado de saúde suplementar e a gestão de informações com foco na tomada de decisão. Foi utilizado um esquema de classificação de informações, proposto por alguns autores, para auxiliar na avaliação de aspectos que poderiam ter impacto no sucesso de uma operação de fusão ou aquisição. Pelos estudos realizados é possível concluir que há diversas motivações para a realização de processos de fusões e aquisições, desde aspectos mercadológicos e operacionais, até aspectos especulativos e que no mercado de saúde suplementar o risco deste tipo de operação é ainda maior. Porém, também foi possível concluir que a adequada Gestão de Informações pode auxiliar neste processo, contribuindo para a melhor análise deste tipo de operação e promovendo maior segurança na tomada de decisão.
id UFMG_47cd286a3e786421f8a3805d0de4afae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E8JB8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marta Araujo Tavares FerreiraRodrigo Alexandre Correa2019-08-12T09:29:54Z2019-08-12T09:29:54Z2013-04-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8JB8O presente trabalho abordou a necessidade da gestão de informações, sobretudo estratégicas, nos processos de fusões e aquisições de empresas com foco no mercado de saúde suplementar. O objetivo desta pesquisa foi identificar o que motiva as organizações a apostar nestes processos e quais as informações são importantes para a tomada de decisão neste sentido. Este trabalho foi motivado pelo impacto que operações de fusões e aquisições vêm provocando na economia brasileira, principalmente em um mercado de grande risco como é o da saúde suplementar. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva que estudou o caso da incorporação de uma operadora de planos de saúde por outra operadora de maior porte. Para auxiliar na compreensão do tema foi levantado o que alguns autores escreveram sobre fusões e aquisições, o mercado de saúde suplementar e a gestão de informações com foco na tomada de decisão. Foi utilizado um esquema de classificação de informações, proposto por alguns autores, para auxiliar na avaliação de aspectos que poderiam ter impacto no sucesso de uma operação de fusão ou aquisição. Pelos estudos realizados é possível concluir que há diversas motivações para a realização de processos de fusões e aquisições, desde aspectos mercadológicos e operacionais, até aspectos especulativos e que no mercado de saúde suplementar o risco deste tipo de operação é ainda maior. Porém, também foi possível concluir que a adequada Gestão de Informações pode auxiliar neste processo, contribuindo para a melhor análise deste tipo de operação e promovendo maior segurança na tomada de decisão.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGerenciamento da informação  Processo decisório  Seguro-saude  Tomada de decisãoGestão de informaçõesSaúde suplementarEstratégiaFusões e aquisiçõesInformações estratégicas para o processo de fusões e aquisições na saúde suplementarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_rodrigo_corr_a_v2.pdfapplication/pdf468343https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E8JB8/1/tcc_rodrigo_corr_a_v2.pdfe50aebe3475d2593f7088ee016d49292MD51TEXTtcc_rodrigo_corr_a_v2.pdf.txttcc_rodrigo_corr_a_v2.pdf.txtExtracted texttext/plain98819https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E8JB8/2/tcc_rodrigo_corr_a_v2.pdf.txtbe6c690e9d865b9dd13c5467eea8ea47MD521843/BUBD-9E8JB82019-11-14 16:05:00.862oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E8JB8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informações estratégicas para o processo de fusões e aquisições na saúde suplementar
title Informações estratégicas para o processo de fusões e aquisições na saúde suplementar
spellingShingle Informações estratégicas para o processo de fusões e aquisições na saúde suplementar
Rodrigo Alexandre Correa
Tomada de decisão
Gestão de informações
Saúde suplementar
Estratégia
Fusões e aquisições
Gerenciamento da informação  
Processo decisório  
Seguro-saude  
title_short Informações estratégicas para o processo de fusões e aquisições na saúde suplementar
title_full Informações estratégicas para o processo de fusões e aquisições na saúde suplementar
title_fullStr Informações estratégicas para o processo de fusões e aquisições na saúde suplementar
title_full_unstemmed Informações estratégicas para o processo de fusões e aquisições na saúde suplementar
title_sort Informações estratégicas para o processo de fusões e aquisições na saúde suplementar
author Rodrigo Alexandre Correa
author_facet Rodrigo Alexandre Correa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marta Araujo Tavares Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Alexandre Correa
contributor_str_mv Marta Araujo Tavares Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de decisão
Gestão de informações
Saúde suplementar
Estratégia
Fusões e aquisições
topic Tomada de decisão
Gestão de informações
Saúde suplementar
Estratégia
Fusões e aquisições
Gerenciamento da informação  
Processo decisório  
Seguro-saude  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Gerenciamento da informação  
Processo decisório  
Seguro-saude  
description O presente trabalho abordou a necessidade da gestão de informações, sobretudo estratégicas, nos processos de fusões e aquisições de empresas com foco no mercado de saúde suplementar. O objetivo desta pesquisa foi identificar o que motiva as organizações a apostar nestes processos e quais as informações são importantes para a tomada de decisão neste sentido. Este trabalho foi motivado pelo impacto que operações de fusões e aquisições vêm provocando na economia brasileira, principalmente em um mercado de grande risco como é o da saúde suplementar. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva que estudou o caso da incorporação de uma operadora de planos de saúde por outra operadora de maior porte. Para auxiliar na compreensão do tema foi levantado o que alguns autores escreveram sobre fusões e aquisições, o mercado de saúde suplementar e a gestão de informações com foco na tomada de decisão. Foi utilizado um esquema de classificação de informações, proposto por alguns autores, para auxiliar na avaliação de aspectos que poderiam ter impacto no sucesso de uma operação de fusão ou aquisição. Pelos estudos realizados é possível concluir que há diversas motivações para a realização de processos de fusões e aquisições, desde aspectos mercadológicos e operacionais, até aspectos especulativos e que no mercado de saúde suplementar o risco deste tipo de operação é ainda maior. Porém, também foi possível concluir que a adequada Gestão de Informações pode auxiliar neste processo, contribuindo para a melhor análise deste tipo de operação e promovendo maior segurança na tomada de decisão.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T09:29:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T09:29:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8JB8
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8JB8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E8JB8/1/tcc_rodrigo_corr_a_v2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E8JB8/2/tcc_rodrigo_corr_a_v2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e50aebe3475d2593f7088ee016d49292
be6c690e9d865b9dd13c5467eea8ea47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589558890135552