A narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Vanucci Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQVGP2
Resumo: O presente estudo busca compreender a performance e a narrativa poético-musical do medley Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha, gravado pelo cantor, compositor e violonista João Bosco no disco ao vivo 100a Apresentação (1983), onde João Bosco e Aldir Blanc narram a história de um Jesus Cristo do Morro, através da junção de canções da dupla. Conceitos da antropologia cultural, em especial o de liminaridade, visto em Victor Turner, Van Gennep e Richard Schechner, foram centrais no desenvolvimento desta análise, assim como também o foram as referências de análise musical em Dante Grela, e poética em Paul Zumthor, além de conceitos de Jerzy Grotowski, para elucidar os aspectos musicais, textuais, culturais e performáticos que tornam esta gravação diferenciada e (possivelmente) reveladora do aspecto ritual da performance musical. A autora procura ainda avaliar o seu próprio fazer artístico, inspirada nas teorias estudadas e nos resultados obtidos nas análises, em busca de uma performance modificadora como a de João Bosco no medley em questão.
id UFMG_47ddf992f9dec25b2fc97804aec8e5c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AQVGP2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mauro RodriguesAntonio Lincoln Campos de AndradeFernando Antonio MencarelliRenata Vanucci Carvalho2019-08-09T18:54:01Z2019-08-09T18:54:01Z2017-07-18http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQVGP2O presente estudo busca compreender a performance e a narrativa poético-musical do medley Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha, gravado pelo cantor, compositor e violonista João Bosco no disco ao vivo 100a Apresentação (1983), onde João Bosco e Aldir Blanc narram a história de um Jesus Cristo do Morro, através da junção de canções da dupla. Conceitos da antropologia cultural, em especial o de liminaridade, visto em Victor Turner, Van Gennep e Richard Schechner, foram centrais no desenvolvimento desta análise, assim como também o foram as referências de análise musical em Dante Grela, e poética em Paul Zumthor, além de conceitos de Jerzy Grotowski, para elucidar os aspectos musicais, textuais, culturais e performáticos que tornam esta gravação diferenciada e (possivelmente) reveladora do aspecto ritual da performance musical. A autora procura ainda avaliar o seu próprio fazer artístico, inspirada nas teorias estudadas e nos resultados obtidos nas análises, em busca de uma performance modificadora como a de João Bosco no medley em questão.This research aims to analyze the performance and the poetical and musical narrative of the pout-pourri Gênesis, O Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha recorded by the singer, composer and guitar player João Bosco in the alive album 100a Apresentação (1983). In this masterpiece Bosco and Aldir Blanc tell the story of a Jesus Christ from the slum through the junction of the mentioned songs. Concepts drawn from Cultural Anthropology, in particular the concept of Liminality seen in Victor Turner, Van Gennep and Richard Schechner, were central for this analysis. Furthermore the references of musical analysis in Dante Grela, poetical analysis in Paul Zumthor and the concepts developed and exploited by the theorist and theater director Jerzy Grotowski were used in order to enlighten some aspects such as music, text, culture and performance that make this masterpiece exceptional and revealing of the ritual dimension of the musical performance. Inspired by the process of building this research and its results the author also intents to evaluate her own work as an artist and performer always in the quest for a transforming performance like it is the one developed by João Bosco in the pout-pourri taken as the object of this paper.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPerformance musicalMusicaMusica Analise, apreciaçãoBosco, João, 1946-Programa de Pós-Graduação em MúsicaA narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrenata_vanucci.pdfapplication/pdf1250461https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQVGP2/1/renata_vanucci.pdf484eae28440f0e8d2b9b546a2b6cfde5MD51TEXTrenata_vanucci.pdf.txtrenata_vanucci.pdf.txtExtracted texttext/plain138254https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQVGP2/2/renata_vanucci.pdf.txt2cfbe6211b5f6b36edb8b140898f7343MD521843/AAGS-AQVGP22019-11-14 10:46:25.326oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AQVGP2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:46:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentação
title A narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentação
spellingShingle A narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentação
Renata Vanucci Carvalho
Programa de Pós-Graduação em Música
Performance musical
Musica
Musica Analise, apreciação
Bosco, João, 1946-
title_short A narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentação
title_full A narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentação
title_fullStr A narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentação
title_full_unstemmed A narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentação
title_sort A narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentação
author Renata Vanucci Carvalho
author_facet Renata Vanucci Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauro Rodrigues
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Lincoln Campos de Andrade
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Vanucci Carvalho
contributor_str_mv Mauro Rodrigues
Antonio Lincoln Campos de Andrade
Fernando Antonio Mencarelli
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
topic Programa de Pós-Graduação em Música
Performance musical
Musica
Musica Analise, apreciação
Bosco, João, 1946-
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance musical
Musica
Musica Analise, apreciação
Bosco, João, 1946-
description O presente estudo busca compreender a performance e a narrativa poético-musical do medley Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha, gravado pelo cantor, compositor e violonista João Bosco no disco ao vivo 100a Apresentação (1983), onde João Bosco e Aldir Blanc narram a história de um Jesus Cristo do Morro, através da junção de canções da dupla. Conceitos da antropologia cultural, em especial o de liminaridade, visto em Victor Turner, Van Gennep e Richard Schechner, foram centrais no desenvolvimento desta análise, assim como também o foram as referências de análise musical em Dante Grela, e poética em Paul Zumthor, além de conceitos de Jerzy Grotowski, para elucidar os aspectos musicais, textuais, culturais e performáticos que tornam esta gravação diferenciada e (possivelmente) reveladora do aspecto ritual da performance musical. A autora procura ainda avaliar o seu próprio fazer artístico, inspirada nas teorias estudadas e nos resultados obtidos nas análises, em busca de uma performance modificadora como a de João Bosco no medley em questão.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:54:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQVGP2
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQVGP2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQVGP2/1/renata_vanucci.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQVGP2/2/renata_vanucci.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 484eae28440f0e8d2b9b546a2b6cfde5
2cfbe6211b5f6b36edb8b140898f7343
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589258304290816