Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/38614 https://orcid.org/0000-0001-8113-4075 |
Resumo: | A presente dissertação, entregue como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Geografia ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, que recebeu o título de Risco para quê? - A arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana, foi realizada entre os anos de 2020 e 2021. Ao longo do texto, discute-se as noções relativas ao espaço público nas cidades contemporâneas, a noção de representação em geografia e os entrelaces possíveis entre a arte, as representações e o espaço público na atualidade. Em seguida, são apresentados capítulos que buscam discutir análises de casos em três diferentes contextos urbanos na América Latina. O primeiro deles é a Comuna 13, na cidade colombiana de Medellín, onde a arte de rua, o turismo e a violência permeiam o cotidiano dos moradores da Comuna. O segundo caso é situado na cidade de São Paulo, sob a égide de conflitos políticos no que diz respeito à arte urbana e à apropriação do espaço público por meio de manifestações da cultura periférica. Finalmente, no terceiro caso, mediante uma pesquisa exploratória, a análise se coloca em Belo Horizonte, com foco para as obras de arte do Circuito Urbano de Arte e as reações da sociedade e do próprio Estado frente às obras. A partir das análises, são verificadas as relações que se estabelecem entre tais manifestações da cultura urbana e a própria produção do espaço, tendo como pergunta central: como se relacionam as obras de graffiti, mural e pixo à (re)produção social do espaço em diferentes contextos urbanos? Sob a hipótese de que a arte urbana reforça e denuncia as contradições sociais presentes na produção e na reprodução do espaço urbano, além da revisão bibliográfica, para a elaboração da pesquisa, a coleta de dados empíricos se deu por meio de entrevistas, análises documentais, grupos focais e observações não participantes. A pesquisa abre, ainda, portas para questionamentos e desdobramentos no contexto da geografia e de outros campos do conhecimento. |
id |
UFMG_47e369219f98f4d03bf269eb95f495b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/38614 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sergio Manuel Merencio Martinshttp://lattes.cnpq.br/3836604348371464Heloisa Soares de Moura CostaDoralice Barros PereiraFrederico CanutoRita de Cássia Lucena Vellosohttp://lattes.cnpq.br/9448585495837786Carolina Maria Soares Lima2021-11-08T17:32:27Z2021-11-08T17:32:27Z2021-08-18http://hdl.handle.net/1843/38614https://orcid.org/0000-0001-8113-4075A presente dissertação, entregue como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Geografia ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, que recebeu o título de Risco para quê? - A arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana, foi realizada entre os anos de 2020 e 2021. Ao longo do texto, discute-se as noções relativas ao espaço público nas cidades contemporâneas, a noção de representação em geografia e os entrelaces possíveis entre a arte, as representações e o espaço público na atualidade. Em seguida, são apresentados capítulos que buscam discutir análises de casos em três diferentes contextos urbanos na América Latina. O primeiro deles é a Comuna 13, na cidade colombiana de Medellín, onde a arte de rua, o turismo e a violência permeiam o cotidiano dos moradores da Comuna. O segundo caso é situado na cidade de São Paulo, sob a égide de conflitos políticos no que diz respeito à arte urbana e à apropriação do espaço público por meio de manifestações da cultura periférica. Finalmente, no terceiro caso, mediante uma pesquisa exploratória, a análise se coloca em Belo Horizonte, com foco para as obras de arte do Circuito Urbano de Arte e as reações da sociedade e do próprio Estado frente às obras. A partir das análises, são verificadas as relações que se estabelecem entre tais manifestações da cultura urbana e a própria produção do espaço, tendo como pergunta central: como se relacionam as obras de graffiti, mural e pixo à (re)produção social do espaço em diferentes contextos urbanos? Sob a hipótese de que a arte urbana reforça e denuncia as contradições sociais presentes na produção e na reprodução do espaço urbano, além da revisão bibliográfica, para a elaboração da pesquisa, a coleta de dados empíricos se deu por meio de entrevistas, análises documentais, grupos focais e observações não participantes. A pesquisa abre, ainda, portas para questionamentos e desdobramentos no contexto da geografia e de outros campos do conhecimento.The present master’s dissertation, submitted as a partial requirement to obtain a master's degree in geography to the Graduate Program in Geography of the Federal University of Minas Gerais, receives the title of " Risco para quê? - A arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana". The research was carried out between the years of 2020 and 2021. In the text, the author discusses the notions related to the public space in contemporary cities, the concept of representation in geography and the possible links between art, representations and space public nowadays. Following, there are chapters that seek to discuss case analyses in three different urban contexts in Latin America. The first is in Comuna 13, located in the Colombian city of Medellín, where street art, tourism and violence are part of the daily life at the Commune*. The second case is located in the city of São Paulo, on the edge of political conflicts, which says that it respects urban art and the appropriation of public space through manifestations of peripheral culture. Finally, in the third case, through exploratory research, the analysis is placed in Belo Horizonte, as a focus for the works of art of the "Circuito Urbano de Arte" and the reactions of the society and the own State against the works. From the analysis, the relationships that were established between a manifestation of urban culture and its own production of space are verified, having as a central question: How do graffiti, mural, and pixel work relate to (re) social production of space in different urban contexts? Under the hypothesis that urban art reinforces and denounces the social contradictions present in the production and reproduction of urban space, in addition to the bibliographical review, the collection of empirical data was derived through interviews, documentary analysis, focal groups and observations of non-participants. This research opens, furthermore, doors, for questions and details not only in the context of geography but also in other fields of knowledge.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFMGBrasilIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessGeografia urbanaPlanejamento urbanoArte públicaExclusão socialArte PúblicaEspaço PúblicoExclusãoProdução Do EspaçoRisco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALCarolina Lima - Final.pdfCarolina Lima - Final.pdfArquivo da Dissertação Finalapplication/pdf4187762https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/1/Carolina%20Lima%20-%20Final.pdfc235f520655b92ea50e6f211ddb56d1aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/386142021-11-08 14:32:27.961oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-11-08T17:32:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana |
title |
Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana |
spellingShingle |
Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana Carolina Maria Soares Lima Arte Pública Espaço Público Exclusão Produção Do Espaço Geografia urbana Planejamento urbano Arte pública Exclusão social |
title_short |
Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana |
title_full |
Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana |
title_fullStr |
Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana |
title_full_unstemmed |
Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana |
title_sort |
Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana |
author |
Carolina Maria Soares Lima |
author_facet |
Carolina Maria Soares Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sergio Manuel Merencio Martins |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3836604348371464 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Heloisa Soares de Moura Costa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Doralice Barros Pereira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Frederico Canuto |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rita de Cássia Lucena Velloso |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9448585495837786 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carolina Maria Soares Lima |
contributor_str_mv |
Sergio Manuel Merencio Martins Heloisa Soares de Moura Costa Doralice Barros Pereira Frederico Canuto Rita de Cássia Lucena Velloso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Pública Espaço Público Exclusão Produção Do Espaço |
topic |
Arte Pública Espaço Público Exclusão Produção Do Espaço Geografia urbana Planejamento urbano Arte pública Exclusão social |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Geografia urbana Planejamento urbano Arte pública Exclusão social |
description |
A presente dissertação, entregue como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Geografia ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, que recebeu o título de Risco para quê? - A arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana, foi realizada entre os anos de 2020 e 2021. Ao longo do texto, discute-se as noções relativas ao espaço público nas cidades contemporâneas, a noção de representação em geografia e os entrelaces possíveis entre a arte, as representações e o espaço público na atualidade. Em seguida, são apresentados capítulos que buscam discutir análises de casos em três diferentes contextos urbanos na América Latina. O primeiro deles é a Comuna 13, na cidade colombiana de Medellín, onde a arte de rua, o turismo e a violência permeiam o cotidiano dos moradores da Comuna. O segundo caso é situado na cidade de São Paulo, sob a égide de conflitos políticos no que diz respeito à arte urbana e à apropriação do espaço público por meio de manifestações da cultura periférica. Finalmente, no terceiro caso, mediante uma pesquisa exploratória, a análise se coloca em Belo Horizonte, com foco para as obras de arte do Circuito Urbano de Arte e as reações da sociedade e do próprio Estado frente às obras. A partir das análises, são verificadas as relações que se estabelecem entre tais manifestações da cultura urbana e a própria produção do espaço, tendo como pergunta central: como se relacionam as obras de graffiti, mural e pixo à (re)produção social do espaço em diferentes contextos urbanos? Sob a hipótese de que a arte urbana reforça e denuncia as contradições sociais presentes na produção e na reprodução do espaço urbano, além da revisão bibliográfica, para a elaboração da pesquisa, a coleta de dados empíricos se deu por meio de entrevistas, análises documentais, grupos focais e observações não participantes. A pesquisa abre, ainda, portas para questionamentos e desdobramentos no contexto da geografia e de outros campos do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-08T17:32:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-08T17:32:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/38614 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8113-4075 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/38614 https://orcid.org/0000-0001-8113-4075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Geografia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/1/Carolina%20Lima%20-%20Final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c235f520655b92ea50e6f211ddb56d1a cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589313230798848 |