Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Maria Soares Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/38614
https://orcid.org/0000-0001-8113-4075
Resumo: A presente dissertação, entregue como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Geografia ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, que recebeu o título de Risco para quê? - A arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana, foi realizada entre os anos de 2020 e 2021. Ao longo do texto, discute-se as noções relativas ao espaço público nas cidades contemporâneas, a noção de representação em geografia e os entrelaces possíveis entre a arte, as representações e o espaço público na atualidade. Em seguida, são apresentados capítulos que buscam discutir análises de casos em três diferentes contextos urbanos na América Latina. O primeiro deles é a Comuna 13, na cidade colombiana de Medellín, onde a arte de rua, o turismo e a violência permeiam o cotidiano dos moradores da Comuna. O segundo caso é situado na cidade de São Paulo, sob a égide de conflitos políticos no que diz respeito à arte urbana e à apropriação do espaço público por meio de manifestações da cultura periférica. Finalmente, no terceiro caso, mediante uma pesquisa exploratória, a análise se coloca em Belo Horizonte, com foco para as obras de arte do Circuito Urbano de Arte e as reações da sociedade e do próprio Estado frente às obras. A partir das análises, são verificadas as relações que se estabelecem entre tais manifestações da cultura urbana e a própria produção do espaço, tendo como pergunta central: como se relacionam as obras de graffiti, mural e pixo à (re)produção social do espaço em diferentes contextos urbanos? Sob a hipótese de que a arte urbana reforça e denuncia as contradições sociais presentes na produção e na reprodução do espaço urbano, além da revisão bibliográfica, para a elaboração da pesquisa, a coleta de dados empíricos se deu por meio de entrevistas, análises documentais, grupos focais e observações não participantes. A pesquisa abre, ainda, portas para questionamentos e desdobramentos no contexto da geografia e de outros campos do conhecimento.
id UFMG_47e369219f98f4d03bf269eb95f495b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/38614
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sergio Manuel Merencio Martinshttp://lattes.cnpq.br/3836604348371464Heloisa Soares de Moura CostaDoralice Barros PereiraFrederico CanutoRita de Cássia Lucena Vellosohttp://lattes.cnpq.br/9448585495837786Carolina Maria Soares Lima2021-11-08T17:32:27Z2021-11-08T17:32:27Z2021-08-18http://hdl.handle.net/1843/38614https://orcid.org/0000-0001-8113-4075A presente dissertação, entregue como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Geografia ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, que recebeu o título de Risco para quê? - A arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana, foi realizada entre os anos de 2020 e 2021. Ao longo do texto, discute-se as noções relativas ao espaço público nas cidades contemporâneas, a noção de representação em geografia e os entrelaces possíveis entre a arte, as representações e o espaço público na atualidade. Em seguida, são apresentados capítulos que buscam discutir análises de casos em três diferentes contextos urbanos na América Latina. O primeiro deles é a Comuna 13, na cidade colombiana de Medellín, onde a arte de rua, o turismo e a violência permeiam o cotidiano dos moradores da Comuna. O segundo caso é situado na cidade de São Paulo, sob a égide de conflitos políticos no que diz respeito à arte urbana e à apropriação do espaço público por meio de manifestações da cultura periférica. Finalmente, no terceiro caso, mediante uma pesquisa exploratória, a análise se coloca em Belo Horizonte, com foco para as obras de arte do Circuito Urbano de Arte e as reações da sociedade e do próprio Estado frente às obras. A partir das análises, são verificadas as relações que se estabelecem entre tais manifestações da cultura urbana e a própria produção do espaço, tendo como pergunta central: como se relacionam as obras de graffiti, mural e pixo à (re)produção social do espaço em diferentes contextos urbanos? Sob a hipótese de que a arte urbana reforça e denuncia as contradições sociais presentes na produção e na reprodução do espaço urbano, além da revisão bibliográfica, para a elaboração da pesquisa, a coleta de dados empíricos se deu por meio de entrevistas, análises documentais, grupos focais e observações não participantes. A pesquisa abre, ainda, portas para questionamentos e desdobramentos no contexto da geografia e de outros campos do conhecimento.The present master’s dissertation, submitted as a partial requirement to obtain a master's degree in geography to the Graduate Program in Geography of the Federal University of Minas Gerais, receives the title of " Risco para quê? - A arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana". The research was carried out between the years of 2020 and 2021. In the text, the author discusses the notions related to the public space in contemporary cities, the concept of representation in geography and the possible links between art, representations and space public nowadays. Following, there are chapters that seek to discuss case analyses in three different urban contexts in Latin America. The first is in Comuna 13, located in the Colombian city of Medellín, where street art, tourism and violence are part of the daily life at the Commune*. The second case is located in the city of São Paulo, on the edge of political conflicts, which says that it respects urban art and the appropriation of public space through manifestations of peripheral culture. Finally, in the third case, through exploratory research, the analysis is placed in Belo Horizonte, as a focus for the works of art of the "Circuito Urbano de Arte" and the reactions of the society and the own State against the works. From the analysis, the relationships that were established between a manifestation of urban culture and its own production of space are verified, having as a central question: How do graffiti, mural, and pixel work relate to (re) social production of space in different urban contexts? Under the hypothesis that urban art reinforces and denounces the social contradictions present in the production and reproduction of urban space, in addition to the bibliographical review, the collection of empirical data was derived through interviews, documentary analysis, focal groups and observations of non-participants. This research opens, furthermore, doors, for questions and details not only in the context of geography but also in other fields of knowledge.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFMGBrasilIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessGeografia urbanaPlanejamento urbanoArte públicaExclusão socialArte PúblicaEspaço PúblicoExclusãoProdução Do EspaçoRisco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALCarolina Lima - Final.pdfCarolina Lima - Final.pdfArquivo da Dissertação Finalapplication/pdf4187762https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/1/Carolina%20Lima%20-%20Final.pdfc235f520655b92ea50e6f211ddb56d1aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/386142021-11-08 14:32:27.961oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-11-08T17:32:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana
title Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana
spellingShingle Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana
Carolina Maria Soares Lima
Arte Pública
Espaço Público
Exclusão
Produção Do Espaço
Geografia urbana
Planejamento urbano
Arte pública
Exclusão social
title_short Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana
title_full Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana
title_fullStr Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana
title_full_unstemmed Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana
title_sort Risco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana
author Carolina Maria Soares Lima
author_facet Carolina Maria Soares Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sergio Manuel Merencio Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3836604348371464
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Heloisa Soares de Moura Costa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Doralice Barros Pereira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Frederico Canuto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rita de Cássia Lucena Velloso
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9448585495837786
dc.contributor.author.fl_str_mv Carolina Maria Soares Lima
contributor_str_mv Sergio Manuel Merencio Martins
Heloisa Soares de Moura Costa
Doralice Barros Pereira
Frederico Canuto
Rita de Cássia Lucena Velloso
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Pública
Espaço Público
Exclusão
Produção Do Espaço
topic Arte Pública
Espaço Público
Exclusão
Produção Do Espaço
Geografia urbana
Planejamento urbano
Arte pública
Exclusão social
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Geografia urbana
Planejamento urbano
Arte pública
Exclusão social
description A presente dissertação, entregue como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Geografia ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, que recebeu o título de Risco para quê? - A arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana, foi realizada entre os anos de 2020 e 2021. Ao longo do texto, discute-se as noções relativas ao espaço público nas cidades contemporâneas, a noção de representação em geografia e os entrelaces possíveis entre a arte, as representações e o espaço público na atualidade. Em seguida, são apresentados capítulos que buscam discutir análises de casos em três diferentes contextos urbanos na América Latina. O primeiro deles é a Comuna 13, na cidade colombiana de Medellín, onde a arte de rua, o turismo e a violência permeiam o cotidiano dos moradores da Comuna. O segundo caso é situado na cidade de São Paulo, sob a égide de conflitos políticos no que diz respeito à arte urbana e à apropriação do espaço público por meio de manifestações da cultura periférica. Finalmente, no terceiro caso, mediante uma pesquisa exploratória, a análise se coloca em Belo Horizonte, com foco para as obras de arte do Circuito Urbano de Arte e as reações da sociedade e do próprio Estado frente às obras. A partir das análises, são verificadas as relações que se estabelecem entre tais manifestações da cultura urbana e a própria produção do espaço, tendo como pergunta central: como se relacionam as obras de graffiti, mural e pixo à (re)produção social do espaço em diferentes contextos urbanos? Sob a hipótese de que a arte urbana reforça e denuncia as contradições sociais presentes na produção e na reprodução do espaço urbano, além da revisão bibliográfica, para a elaboração da pesquisa, a coleta de dados empíricos se deu por meio de entrevistas, análises documentais, grupos focais e observações não participantes. A pesquisa abre, ainda, portas para questionamentos e desdobramentos no contexto da geografia e de outros campos do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-08T17:32:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-08T17:32:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/38614
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8113-4075
url http://hdl.handle.net/1843/38614
https://orcid.org/0000-0001-8113-4075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/1/Carolina%20Lima%20-%20Final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38614/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c235f520655b92ea50e6f211ddb56d1a
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676798471176192