Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_47eefe71305427a3c7bc5fd16a02f2ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-ALAHF2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Andrea Machado de Almeida MattosClarissa Menezes JordãoLeandro Rodrigues Alves DinizNara Nilia Marques Nogueira2019-08-09T21:05:41Z2019-08-09T21:05:41Z2017-03-08http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALAHF2A escrita discente tem sido amplamente enfocada em pesquisas científicas na área de Estudos Linguísticos; no entanto, práticas de letramento docentes não têm ainda recebido a mesma ênfase. Neste estudo, temos como objetivo voltar a atenção às últimas, a fim desinalizar que, em relação à escrita acadêmica da língua inglesa, o conhecimento é constantemente buscado por todos. A presente pesquisa teve o intuito de investigar práticas de letramento acadêmico ocorridas em uma instituição brasileira de ensino superior e o impacto de tais práticas em sua internacionalização, pela ótica de professoresuniversitários. A investigação ocorreu no contexto do Workshop Researcher Connect, uma oficina oferecida para auxiliar acadêmicos que necessitam comunicar-se em inglês em cenários internacionais e multiculturais. Dezessete participantes estiveram presentes no workshop, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A geração e coleta de dados consistiu-se na aplicação de questionários, antes do workshop, e na realização de entrevistas, após o workshop. Alguns dados apontaram para mudanças acadêmicas recentes, como é o caso do formato alternativo de teses e dissertações, e isso resultou na utilização desse formato nesta dissertação. As descobertas do estudo foram divididas em quatro artigos científicos. O primeiro traz reflexões e exemplos no que diz respeito ao formato alternativo, assim como evidencia requerimentos de produtividade presentes no mundo acadêmico. O segundo artigo mostra que nem alunos, nem professores estarão totalmente preparados para escrever e publicar em inglês. O terceiro descreve dimensões que estão comumente escondidas no processo de internacionalização. Finalmente, o quarto artigo revela que a colaboração é fundamental na produção e divulgação de pesquisa. As práticas de letramento acadêmico, atividades intrinsecamente sociais, são vistas como indispensáveis a processos de internacionalização eficazes e integradores.The writing of students has been widely focused in scientific research in the area ofLinguistic Studies, whereas teachers´ literacy practices have not yet deserved the sameemphasis. In this study, we aim at turning the attention to the latter, in order to show thatwhen it comes to academic writing, learning is constantly sought by all. The presentresearch had the purpose of investigating academic literacy practices occurred in aBrazilian higher education institution and the impact of such practices on itsinternationalization process, through the lens of university professors. The research wasconducted in the context of the Workshop Researcher Connect, a workshop designed toassist academic professionals who are required to communicate in English in internationaland multicultural settings. Seventeen people attended the workshop, which took place atUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG). The data collection for this case studyconsisted in applying questionnaires prior to the workshop and doing interviews after it.Some data pointed to recent academic changes, such as the alternative format of thesesand dissertations, and this resulted in the use of such format in this thesis. The discoveriesof this study have been divided in four scientific articles. The first brings reflections andexamples concerning the alternative format, as well as highlights productivityrequirements present in the academic world. The second article shows that neitherteachers, nor students are going to be fully prepared to write and publish in English. Thethird depicts features that are commonly hidden in the internationalization process.Finally, the fourth article demonstrates that collaboration is paramount in the producingand sharing of research. The academic literacy practices, intrinsically social activities, areseen as indispensable to effective and integrative internationalization processes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes de português BrasilEnsino superior BrasilLetramentoRedação acadêmicaGlobalizaçãoAquisição da segunda linguagemInternacionalização do ensino superiorLetramento academicoWorkshop Researcher connectDocentesFormato Alternativo deUm novo jeito de se fazer dissertação: letramentos acadêmicos e internacionalizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1816m.pdfapplication/pdf1781796https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-ALAHF2/1/1816m.pdf94d0d64b3904f40363e0d2f19d930a4fMD51TEXT1816m.pdf.txt1816m.pdf.txtExtracted texttext/plain346915https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-ALAHF2/2/1816m.pdf.txt3572b157c0f4f0301f91c1b1607aea85MD521843/RMSA-ALAHF22019-11-14 07:37:19.122oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-ALAHF2Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:37:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547855749578752