Uma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís Henrique da Silva Novais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39144
Resumo: Neste trabalho considera-se a hipótese de que, ao longo do tempo, a crítica tem obliterado, ao tratar da trilogia Alma da África, de Antonio Olinto, questões pertinentes à fatura de uma linguagem artística potente, capaz de sustentar as respectivas tramas dos romances, garantindo-lhes sentido de unidade, em um nível mais profundo que aquele verificado imediatamente na superfície das histórias que compõem a trilogia Alma da África. Embora o tema do retorno de afro-brasileiros à África seja inescapável, pois se trata de ponto fundamental na trilogia, entende-se que é metodologicamente necessário evitar o diapasão entre essa temática e os processos de que o escritor se vale para elaborar uma linguagem narrativa particular. Nesse sentido é que se investigaram os mecanismos que formalizam uma exigência interna da linguagem romanesca, promovendo o desdobramento do romance olintiano em trilogia. Destaca-se, nesse contexto, a operação da dobra (DELEUZE, 1991), elemento importante para que fossem formulados teoricamente os contornos da noção de expansão e de transbordamento da linguagem do romance. Buscou-se, seguindo a trilha indicada por Pereira (2017) e Risério (2012), aproximação teórico-crítica entre a operação da dobra e elementos específicos da mitologia e da cultura iorubá, fundamentais para a elaboração da trilogia. Por meio da figura de Exu e da espacialidade dos mercados de Keto, por exemplo, foi verificada uma economia narrativa pautada pelos sentidos de ambivalência e de impureza, também identificados nos processos de negociação cultural entre África, Europa e Brasil. Assim, indica-se a indissociabilidade entre o plano formal e os sentidos mais amplos que o literário pode alcançar.
id UFMG_483f4269541235db2d631ca46492b181
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/39144
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Myrian Corrêa de Araújo Ávilahttp://lattes.cnpq.br/9844832726033883Elisa Maria Amorim VieiraMarcia Regina Jaschke MachadoTerezinha Taborda MoreiraEdimilson de Almeida Pereirahttp://lattes.cnpq.br/8128988175845194Luís Henrique da Silva Novais2022-01-21T21:24:52Z2022-01-21T21:24:52Z2021-08-18http://hdl.handle.net/1843/39144Neste trabalho considera-se a hipótese de que, ao longo do tempo, a crítica tem obliterado, ao tratar da trilogia Alma da África, de Antonio Olinto, questões pertinentes à fatura de uma linguagem artística potente, capaz de sustentar as respectivas tramas dos romances, garantindo-lhes sentido de unidade, em um nível mais profundo que aquele verificado imediatamente na superfície das histórias que compõem a trilogia Alma da África. Embora o tema do retorno de afro-brasileiros à África seja inescapável, pois se trata de ponto fundamental na trilogia, entende-se que é metodologicamente necessário evitar o diapasão entre essa temática e os processos de que o escritor se vale para elaborar uma linguagem narrativa particular. Nesse sentido é que se investigaram os mecanismos que formalizam uma exigência interna da linguagem romanesca, promovendo o desdobramento do romance olintiano em trilogia. Destaca-se, nesse contexto, a operação da dobra (DELEUZE, 1991), elemento importante para que fossem formulados teoricamente os contornos da noção de expansão e de transbordamento da linguagem do romance. Buscou-se, seguindo a trilha indicada por Pereira (2017) e Risério (2012), aproximação teórico-crítica entre a operação da dobra e elementos específicos da mitologia e da cultura iorubá, fundamentais para a elaboração da trilogia. Por meio da figura de Exu e da espacialidade dos mercados de Keto, por exemplo, foi verificada uma economia narrativa pautada pelos sentidos de ambivalência e de impureza, também identificados nos processos de negociação cultural entre África, Europa e Brasil. Assim, indica-se a indissociabilidade entre o plano formal e os sentidos mais amplos que o literário pode alcançar.This work considers the hypothesis that, over time, critics have obliterated,when dealing with Soul of Africa trilogy, from Antonio Olinto, issues relating to the making of a potent artistic language, capable of sustaining the respective plots of the novels, ensuring them a sense of Unity, on a deeper leven than the one found immediately on the surface of the stories that form the Soul of Africa trilogy. Although the theme of the return of Afro-Brazilians to Africa is inescapable, due to being a fundamental point in the trilogy, it is understood that is methodologically necessary to avoid the distance between this theme and the processes chosen by the writer to elaborate a particular narrative language. In this sense, the mechanisms that formalize an internal necessity of the novel´s language were investigated, promoting the unfolding of the Olitian novel in a trilogy. It stands out, in this context, the operation of the fold (DELEUZE, 1991), an important element for theoretically formulating the contours of the expansion notion and the overflow of the language of the novel. It was aimed in this work, following the path recommended for Almeida (2017) and Risério (2012), the theoretical-critical approach between the operation of the fold and specific elements of Yoruba mythology and culture, fundamental to the trilogy´s elaboration.Through the figure of Exu and the spatiality of Keto´s markets, for instance, it was verified a narrative saving guided by the senses of ambivalence and impurity, that are also identified in the processes of the cultural negotiation among Africa, Europe and Brazil. Therefore, it is indicated the inseparability between the formal plan and the broader senses that a literary may reach.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASOlinto, Antônio, 1919- – Alma da África – Crítica e interpretaçãoFicção brasileira – História e críticaAntonio OlintoAlma da ÁfricanarrativaagenciamentodobraUma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olintoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALLuís Novais_Uma trilogia na encruzilhada_tese_revisada_final (1) repositório.pdfLuís Novais_Uma trilogia na encruzilhada_tese_revisada_final (1) repositório.pdfapplication/pdf1619293https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39144/1/Lu%c3%ads%20Novais_Uma%20trilogia%20na%20encruzilhada_tese_revisada_final%20%281%29%20reposit%c3%b3rio.pdf5dc776e89aa2a7651ab9761473f3cc7cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39144/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/391442022-01-21 18:24:53.672oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-01-21T21:24:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olinto
title Uma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olinto
spellingShingle Uma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olinto
Luís Henrique da Silva Novais
Antonio Olinto
Alma da África
narrativa
agenciamento
dobra
Olinto, Antônio, 1919- – Alma da África – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
title_short Uma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olinto
title_full Uma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olinto
title_fullStr Uma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olinto
title_full_unstemmed Uma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olinto
title_sort Uma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olinto
author Luís Henrique da Silva Novais
author_facet Luís Henrique da Silva Novais
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Myrian Corrêa de Araújo Ávila
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9844832726033883
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elisa Maria Amorim Vieira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcia Regina Jaschke Machado
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Terezinha Taborda Moreira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Edimilson de Almeida Pereira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8128988175845194
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís Henrique da Silva Novais
contributor_str_mv Myrian Corrêa de Araújo Ávila
Elisa Maria Amorim Vieira
Marcia Regina Jaschke Machado
Terezinha Taborda Moreira
Edimilson de Almeida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Antonio Olinto
Alma da África
narrativa
agenciamento
dobra
topic Antonio Olinto
Alma da África
narrativa
agenciamento
dobra
Olinto, Antônio, 1919- – Alma da África – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Olinto, Antônio, 1919- – Alma da África – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
description Neste trabalho considera-se a hipótese de que, ao longo do tempo, a crítica tem obliterado, ao tratar da trilogia Alma da África, de Antonio Olinto, questões pertinentes à fatura de uma linguagem artística potente, capaz de sustentar as respectivas tramas dos romances, garantindo-lhes sentido de unidade, em um nível mais profundo que aquele verificado imediatamente na superfície das histórias que compõem a trilogia Alma da África. Embora o tema do retorno de afro-brasileiros à África seja inescapável, pois se trata de ponto fundamental na trilogia, entende-se que é metodologicamente necessário evitar o diapasão entre essa temática e os processos de que o escritor se vale para elaborar uma linguagem narrativa particular. Nesse sentido é que se investigaram os mecanismos que formalizam uma exigência interna da linguagem romanesca, promovendo o desdobramento do romance olintiano em trilogia. Destaca-se, nesse contexto, a operação da dobra (DELEUZE, 1991), elemento importante para que fossem formulados teoricamente os contornos da noção de expansão e de transbordamento da linguagem do romance. Buscou-se, seguindo a trilha indicada por Pereira (2017) e Risério (2012), aproximação teórico-crítica entre a operação da dobra e elementos específicos da mitologia e da cultura iorubá, fundamentais para a elaboração da trilogia. Por meio da figura de Exu e da espacialidade dos mercados de Keto, por exemplo, foi verificada uma economia narrativa pautada pelos sentidos de ambivalência e de impureza, também identificados nos processos de negociação cultural entre África, Europa e Brasil. Assim, indica-se a indissociabilidade entre o plano formal e os sentidos mais amplos que o literário pode alcançar.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-21T21:24:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-21T21:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/39144
url http://hdl.handle.net/1843/39144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39144/1/Lu%c3%ads%20Novais_Uma%20trilogia%20na%20encruzilhada_tese_revisada_final%20%281%29%20reposit%c3%b3rio.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39144/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5dc776e89aa2a7651ab9761473f3cc7c
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589279722504192