Perseguição, nobilitação e a mácula de sangue cristão-novo: a trajetória da família Pessoa Tavares (1706-1816)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gislaine Goncalves Dias Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BC6F6C
Resumo: Esta dissertação trata da trajetória de uma família de mercadores cristãos-novos que foi perseguida pelo Tribunal do Santo Ofício, em Portugal, ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII. Alguns membros desta família conquistaram grande poder econômico em finais do século XVIII e início do XIX. Este poder econômico proporcionou-lhes uma substancial mudança de status social, pois diversos de seus membros receberam títulos honoríficos, por meio de mercês régias, em troca de serviços prestados à Coroa. Tendo esta família como objeto de pesquisa, nossa dissertação abordará diversas questões, sendo que uma delas concerne ao modo como a perseguição aos cristãos-novos se reproduziu tanto nas instituições quanto na sociedade civil principalmente entre a nobreza de modo a dificultar a integração dos descendentes de cristãos-novos nos quadros deste estado num período em que a própria distinção entre conversos e cristãos-velhos já estava extinta. Nosso objetivo é analisar a trajetória desta família para que possamos discutir sua ascensão social e problematizar acerca dos processos de nobilitação de seus membros. Desta forma, analisaremos a inserção dos judeus e cristãos-novos na sociedade portuguesa, na Época Moderna, e debater sobre a criação e consolidação do Tribunal do Santo Ofício principalmente no que se refere à perseguição aos cristãos-novos. Para tal, apresentaremos os processos inquisitoriais (provenientes do fundo Tribunal do Santo Ofício, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo) movidos contra os membros da família Pessoa Tavares. Nosso marco temporal tem como início o ano de 1706 quando do processo de Sancho Pessoa. Discutiremos, também, a questão da mobilidade social e a integração dos descentes de cristãos-novos na nobreza. Para isso analisaremos os processos de Habilitação na Ordem de Cristo (1775) e o Auto de Justificação de Nobreza (1792) (ambos resguardados no fundo Registro Geral de Mercês, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo) de Gaspar Pessoa Tavares imiscuindo tal análise à legislação vigente e às questões sociais que envolviam esses tipos de processos. Chegaremos, por fim, até o ano de 1716, quando analisaremos um processo difamatório pelo qual passou Gaspar Pessoa, quando ele pretendeu casar sua filha com um rapaz de nobreza mais antiga. Os pontos centrais da dissertação são os seguintes: a disputa ideológica acerca dos elementos que caracterizavam um indivíduo como nobre ou que o descaracterizam; quais os elementos filosóficos e culturais orbitavam a questão da mobilidade social no Antigo Regime; a trajetória de Gaspar Pessoa Tavares; a necessidade de busca de uma origem nobre em tempos que as inquirições de genere não poderiam impedir o acesso de um descendente de cristão-novo à nobreza; a não identificação social entre os nobres de linhagem e os nobilitados. Tais pontos serão fundamentais para a apresentação de nossa tese, qual seja: a perpetuação do preconceito de sangue contra os descendentes de cristãos-novos na sociedade portuguesa após Leis de 1773 e 1774.
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Tendo esta família como objeto de pesquisa, nossa dissertação abordará diversas questões, sendo que uma delas concerne ao modo como a perseguição aos cristãos-novos se reproduziu tanto nas instituições quanto na sociedade civil principalmente entre a nobreza de modo a dificultar a integração dos descendentes de cristãos-novos nos quadros deste estado num período em que a própria distinção entre conversos e cristãos-velhos já estava extinta. Nosso objetivo é analisar a trajetória desta família para que possamos discutir sua ascensão social e problematizar acerca dos processos de nobilitação de seus membros. Desta forma, analisaremos a inserção dos judeus e cristãos-novos na sociedade portuguesa, na Época Moderna, e debater sobre a criação e consolidação do Tribunal do Santo Ofício principalmente no que se refere à perseguição aos cristãos-novos. Para tal, apresentaremos os processos inquisitoriais (provenientes do fundo Tribunal do Santo Ofício, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo) movidos contra os membros da família Pessoa Tavares. Nosso marco temporal tem como início o ano de 1706 quando do processo de Sancho Pessoa. Discutiremos, também, a questão da mobilidade social e a integração dos descentes de cristãos-novos na nobreza. Para isso analisaremos os processos de Habilitação na Ordem de Cristo (1775) e o Auto de Justificação de Nobreza (1792) (ambos resguardados no fundo Registro Geral de Mercês, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo) de Gaspar Pessoa Tavares imiscuindo tal análise à legislação vigente e às questões sociais que envolviam esses tipos de processos. Chegaremos, por fim, até o ano de 1716, quando analisaremos um processo difamatório pelo qual passou Gaspar Pessoa, quando ele pretendeu casar sua filha com um rapaz de nobreza mais antiga. Os pontos centrais da dissertação são os seguintes: a disputa ideológica acerca dos elementos que caracterizavam um indivíduo como nobre ou que o descaracterizam; quais os elementos filosóficos e culturais orbitavam a questão da mobilidade social no Antigo Regime; a trajetória de Gaspar Pessoa Tavares; a necessidade de busca de uma origem nobre em tempos que as inquirições de genere não poderiam impedir o acesso de um descendente de cristão-novo à nobreza; a não identificação social entre os nobres de linhagem e os nobilitados. Tais pontos serão fundamentais para a apresentação de nossa tese, qual seja: a perpetuação do preconceito de sangue contra os descendentes de cristãos-novos na sociedade portuguesa após Leis de 1773 e 1774.This dissertation is about a trajectory of a family of Christian-New merchants that was persecuted by the Holy Office in Portugal, during the sixteenth, seventeenth and eighteenth centuries. Some members of this family conquered mighty power in the late eighteenth and early nineteenth centuries. This economic power provided a substantial change in social status so that they would receive honorific titles through royal favors in exchange for services rendered to Crown. With this family as the object of our research, our dissertation will have a several questions, one of which is related to the way a persecution of the New Christians has been reproduced as much in relations as in civil society - especially among the nobility - in order to Integration of the Descendants of New Christians into the cadres of this state in the period when the very distinction between converts and Old Christians was already extinct. Our objective is to analyze the trajectory of this family so that we can discuss their trajectory of social ascension and to problematize your processes of nobilitation. In this way, we will analyze the insertion of Jews and New Christians in Portuguese society in the Modern Era, and discuss the creation and consolidation of the Court of the Office - especially with regard to the persecution of New Christians. For the investigation processes (of the archival fund Tribunal do Santo Ofício, of the Arquivo Nacional da Torre do Tombo) filed against the members of the Tavares family. Our timeframe as beginning and year 1706 - when the process of Sancho Pessoa. We will also discuss the issue of social mobility and the integration of the descendants of New Christians into the nobility. For this purpose, we will analyze the processes of habilitation in the Order of Christ (1775) and the Auto de Justification de Nobreza (1792) (both kept in the archival fund Registro Geral de Mercês, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo) by Gaspar Pessoa Tavares interconnect such analysis to the current legislation and to the social issues that involved these types of processes. We will finally reach the year 1716, when we will analyze a slanderous process through which Gaspar Pessoa passed, when he intended to marry his daughter with an older boy of nobility. The central points of the dissertation are: the ideological dispute about the elements that characterized an individual as noble - or that de-characterize it; Which philosophical and cultural elements orbited the question of social mobility in the Old Regime; The trajectory of Gaspar Pessoa Tavares; The need to search for a noble origin in times that the inquiries of genere could not prevent the access of a descendant of new-christian to the nobility; The nonsocial identification between noblemen of lineage and the noble ones. These points will be fundamental for the presentation of our thesis: the perpetuation of blood prejudice against the descendants of new-christians, in Portuguese society, after Laws of 1773 and 1774.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConvertidos ao cristianismo do judaísmoInquisiçãoHistóriaCristãos-NovosNobilitaçãoInquisiçãoPerseguição, nobilitação e a mácula de sangue cristão-novo: a trajetória da família Pessoa Tavares (1706-1816)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___persegui__o__nobilita__o_e_a_m_cula_de_sangue_crist_o_novo.pdfapplication/pdf1892957https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BC6F6C/1/disserta__o___persegui__o__nobilita__o_e_a_m_cula_de_sangue_crist_o_novo.pdf242fdcbbe7d8c173be46add2ee94f18dMD51TEXTdisserta__o___persegui__o__nobilita__o_e_a_m_cula_de_sangue_crist_o_novo.pdf.txtdisserta__o___persegui__o__nobilita__o_e_a_m_cula_de_sangue_crist_o_novo.pdf.txtExtracted texttext/plain404133https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BC6F6C/2/disserta__o___persegui__o__nobilita__o_e_a_m_cula_de_sangue_crist_o_novo.pdf.txtcd06fe6ae0a09e1515fc3931d2481411MD521843/BUOS-BC6F6C2019-11-14 21:25:41.606oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BC6F6CRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:25:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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