Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Cássia de Jesus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: C.b.s. Braga, Larissa Galvão Moraes, Luciana Mendonça Alves, Vanessa de Oliveira Martins Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/60034
Resumo: This study aimed to verify the association between the resources of the family environment and teenage reading. A total of 106 adolescents of both sexes, aged between 11 and 16 years, without learning difficulties, participated in the study. For data collection, a narrative text, a multiple-choice questionnaire about the text and an adapted Family Environment Resources questionnaire were used. Descriptive and inferential analysis was performed using Spearman, Mann-Whitney and Kruskal Wallis correlation tests, with a significance level of 5%. Resources that promote proximal processes and parenting practices contributed to better reading performance. In contrast, the predictable activities category contributed negatively. Thus, the environment and resources influenced the adolescents’ reading performance. It is concluded that the elaboration of school measures and public policies is important to strengthen the family-school relationship, expand family resources and make the environment favorable to teaching.
id UFMG_48c3bffaf1172bffbd1ea74240c87324
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/60034
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentesLeituraAprendizagem escolarRelações familiaresLeituraAprendizagemRelações familiaresThis study aimed to verify the association between the resources of the family environment and teenage reading. A total of 106 adolescents of both sexes, aged between 11 and 16 years, without learning difficulties, participated in the study. For data collection, a narrative text, a multiple-choice questionnaire about the text and an adapted Family Environment Resources questionnaire were used. Descriptive and inferential analysis was performed using Spearman, Mann-Whitney and Kruskal Wallis correlation tests, with a significance level of 5%. Resources that promote proximal processes and parenting practices contributed to better reading performance. In contrast, the predictable activities category contributed negatively. Thus, the environment and resources influenced the adolescents’ reading performance. It is concluded that the elaboration of school measures and public policies is important to strengthen the family-school relationship, expand family resources and make the environment favorable to teaching.Este estudo teve como objetivo verificar a associação entre os recursos do ambiente familiar e a leitura de adolescentes. Participaram 106 adolescentes, de ambos os sexos, de 11 a 16 anos, sem queixas de dificuldades de aprendizagem. Para a coleta de dados utilizou-se um texto narrativo, o questionário de múltipla escolha sobre o texto e o de Recursos do Ambiente Familiar, adaptado. Foi realizada a análise descritiva e inferencial por meio dos testes correlação de Spearman, Mann-Whitney e Kruskal Wallis, com nível de significância de 5%. Os recursos que promovem os processos proximais e as práticas parentais contribuíram para um melhor desempenho de leitura. Em contrapartida, a categoria de atividades previsíveis contribuiu negativamente. Assim, o ambiente e os recursos influenciaram o desempenho leitor dos adolescentes. Conclui-se que é importante a elaboração de medidas escolares e de políticas públicas, para fortalecer a relação família-escola, ampliar os recursos familiares e tornar o ambiente favorável ao ensino.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIAUFMG2023-10-25T19:56:41Z2023-10-25T19:56:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.1590/2175-3539202223225321753539http://hdl.handle.net/1843/60034porPsicologia Escolar e EducacionalLuciana Cássia de JesusC.b.s. BragaLarissa Galvão MoraesLuciana Mendonça AlvesVanessa de Oliveira Martins Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-10-25T19:57:50Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/60034Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-10-25T19:57:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentes
title Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentes
spellingShingle Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentes
Luciana Cássia de Jesus
Leitura
Aprendizagem escolar
Relações familiares
Leitura
Aprendizagem
Relações familiares
title_short Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentes
title_full Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentes
title_fullStr Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentes
title_full_unstemmed Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentes
title_sort Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentes
author Luciana Cássia de Jesus
author_facet Luciana Cássia de Jesus
C.b.s. Braga
Larissa Galvão Moraes
Luciana Mendonça Alves
Vanessa de Oliveira Martins Reis
author_role author
author2 C.b.s. Braga
Larissa Galvão Moraes
Luciana Mendonça Alves
Vanessa de Oliveira Martins Reis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Cássia de Jesus
C.b.s. Braga
Larissa Galvão Moraes
Luciana Mendonça Alves
Vanessa de Oliveira Martins Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Aprendizagem escolar
Relações familiares
Leitura
Aprendizagem
Relações familiares
topic Leitura
Aprendizagem escolar
Relações familiares
Leitura
Aprendizagem
Relações familiares
description This study aimed to verify the association between the resources of the family environment and teenage reading. A total of 106 adolescents of both sexes, aged between 11 and 16 years, without learning difficulties, participated in the study. For data collection, a narrative text, a multiple-choice questionnaire about the text and an adapted Family Environment Resources questionnaire were used. Descriptive and inferential analysis was performed using Spearman, Mann-Whitney and Kruskal Wallis correlation tests, with a significance level of 5%. Resources that promote proximal processes and parenting practices contributed to better reading performance. In contrast, the predictable activities category contributed negatively. Thus, the environment and resources influenced the adolescents’ reading performance. It is concluded that the elaboration of school measures and public policies is important to strengthen the family-school relationship, expand family resources and make the environment favorable to teaching.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-10-25T19:56:41Z
2023-10-25T19:56:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022232253
21753539
http://hdl.handle.net/1843/60034
identifier_str_mv 10.1590/2175-35392022232253
21753539
url http://hdl.handle.net/1843/60034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823247982788608000