Letramentos em escritas de fé: as cartas dos devotos do Bom Jesus da Lapa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elvina Perpétua Ramos Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41306
Resumo: O trabalho buscou investigar o que as cartas votivas e ex-votivas do Santuário Bom Jesus da Lapa, como práticas de letramento, evidenciam em seus discursos, considerando os aspectos culturais, sociais e históricos que envolvem esses registros escritos. O estudo se deu em diálogo com diversos campos de estudo, como cultura e religiosidade, letramento, cultura escrita e perspectivas discursivas para a análise do gênero. O Santuário Bom Jesus, local da pesquisa de campo, localizado na cidade de Bom Jesus da Lapa, região centro-oeste da Bahia, é consagrado como lugar de romarias desde o final do século XVII e, em seu interior, reúne exemplares das diferentes categorias de objetos votivos, entre eles, as cartas, as quais categorizamos como carta votiva (pedido), carta ex-votiva (agradecimento) e carta votiva e ex-votiva (pedido e agradecimento). O eixo central das discussões desta pesquisa se situa na noção de letramento como prática social, na compreensão da cultura escrita como lugar de produção e atribuição de significados simbólicos e de práticas materiais, na interface com as noções de gênero e de práticas discursivas. Foi adotada uma metodologia fundada no paradigma qualitativo, tendo como fundamento os princípios da etnografia. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados empíricos foram: a) a observação participante, com registros em diário de campo, fotografias e filmagens; b) entrevistas semiestruturadas, e; c) análise documental. Para as análises, foram selecionadas 100 (cem) cartas, de um acervo de 250, que constituem o corpus da pesquisa. As cartas foram analisadas a partir de categorias como: temáticas mais recorrentes, formas como os/as autores/as das cartas revelam suas trajetórias nos âmbitos social, cultural e histórico; estratégias discursivas usadas para alcançar suas intencionalidades; práticas culturais (rituais, gêneros orais) que fazem parte dos atos de entrega; sentidos e significados atribuídos às cartas pelos/as autores/as e pelo Santuário; assim como os modos de conservação, maneiras de seleção, de exposição e o destino dado às cartas. No âmbito cultural específico e situado, foi necessária uma compreensão ampla do ambiente, espaços, rituais, imagens, objetos e gestos que fazem parte das práticas no Santuário, compreendido como um espaço simbólico, social, cultural e, principalmente, sagrado de devoção ao Bom Jesus, associado aos milagres e expressões de fé dos fiéis que o cultuam. As análises proporcionaram uma percepção da carta como um gênero híbrido, marcado por registros típicos da oralidade. Um mapeamento dos textos devocionais mostrou que há um maior número de cartas ex-votivas, e os agradecimentos se deram em grande parte pela cura de doenças. Além disso, em sua maioria, as cartas têm autoria feminina, com identificação do nome de quem escreve, predominantemente em primeira pessoa do singular. Entre os temas mais recorrentes, foram categorizados para as análises: saúde, vícios ligados à dependência química, trabalho, estudos e relações familiares. As análises permitem afirmar que nas cartas há uma interface com os textos que compõem os rituais da igreja, como repetição de comportamentos; o contexto do Santuário e suas simbologias, como dispositivos da fé, são fundamentais para a produção dessas escritas; o gênero realça os sujeitos/autores inseridos discursivamente no espaço religioso, coloca em evidência as condições históricas e sociais humanas e constitui-se como veículo de informações relevantes da realidade atual. Entre as particularidades discursivas das cartas votivas e ex-votivas, está o fato de seu/sua autor/a dirigir-se a um interlocutor que não pertence a essa esfera terrestre, implicando, portanto, uma experiência transcendental. Dessa forma, sua escrita constitui-se como uma forma de tentar materializar o imaterial.
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O Santuário Bom Jesus, local da pesquisa de campo, localizado na cidade de Bom Jesus da Lapa, região centro-oeste da Bahia, é consagrado como lugar de romarias desde o final do século XVII e, em seu interior, reúne exemplares das diferentes categorias de objetos votivos, entre eles, as cartas, as quais categorizamos como carta votiva (pedido), carta ex-votiva (agradecimento) e carta votiva e ex-votiva (pedido e agradecimento). O eixo central das discussões desta pesquisa se situa na noção de letramento como prática social, na compreensão da cultura escrita como lugar de produção e atribuição de significados simbólicos e de práticas materiais, na interface com as noções de gênero e de práticas discursivas. Foi adotada uma metodologia fundada no paradigma qualitativo, tendo como fundamento os princípios da etnografia. 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No âmbito cultural específico e situado, foi necessária uma compreensão ampla do ambiente, espaços, rituais, imagens, objetos e gestos que fazem parte das práticas no Santuário, compreendido como um espaço simbólico, social, cultural e, principalmente, sagrado de devoção ao Bom Jesus, associado aos milagres e expressões de fé dos fiéis que o cultuam. As análises proporcionaram uma percepção da carta como um gênero híbrido, marcado por registros típicos da oralidade. Um mapeamento dos textos devocionais mostrou que há um maior número de cartas ex-votivas, e os agradecimentos se deram em grande parte pela cura de doenças. Além disso, em sua maioria, as cartas têm autoria feminina, com identificação do nome de quem escreve, predominantemente em primeira pessoa do singular. Entre os temas mais recorrentes, foram categorizados para as análises: saúde, vícios ligados à dependência química, trabalho, estudos e relações familiares. As análises permitem afirmar que nas cartas há uma interface com os textos que compõem os rituais da igreja, como repetição de comportamentos; o contexto do Santuário e suas simbologias, como dispositivos da fé, são fundamentais para a produção dessas escritas; o gênero realça os sujeitos/autores inseridos discursivamente no espaço religioso, coloca em evidência as condições históricas e sociais humanas e constitui-se como veículo de informações relevantes da realidade atual. Entre as particularidades discursivas das cartas votivas e ex-votivas, está o fato de seu/sua autor/a dirigir-se a um interlocutor que não pertence a essa esfera terrestre, implicando, portanto, uma experiência transcendental. Dessa forma, sua escrita constitui-se como uma forma de tentar materializar o imaterial.This work aimed to research what votive and ex-voto letters of Santuário Bom Jesus da Lapa, seen as literacy practices, portray in their discourses, considering the cultural, social and historic aspects around these written records. The study dialogues with several fields of study, such as culture and religiousness, literacy, written culture, and discursive perspectives to genre analysis. Santuário Bom Jesus, the space of field research, in the city of Bom Jesus da Lapa, center-west region of Bahia, Brazil, is a place of pilgrimage since the end of the 17th century. It holds examples of different types of votive objects, among them letters which we categorized as votive (wish), ex-voto (acknowledgement), and votive and ex-voto letter (wish and acknowledgement). The central axis of this research is the notion of literacy as a social practice, understanding written culture as a place to produce and attribute symbolic meanings and material practices, in the interface with genre notions and discursive practices. We adopted a methodology founded on the qualitative paradigm, based on ethnography principles. The instruments used to collect empirical data were: a) participant observation, with field notes, photos, and video recordings; b) semi-structured interviews, and; c) document analysis. We selected 100 letters, out of 250, to be analyzed, comprising our research corpus. We analyzed the letters based on categories, such as: most recurrent themes, how authors portray their trajectories on social, cultural, and historical frameworks; discursive strategies used to reach their intentions; cultural practices (rituals, oral genres) that are part of the delivery processes; senses and meanings granted to the letters by the authors and the Santuário; as well as the way to safekeep them, select, exhibit, and what is done with the letters. Regarding the specific and situated cultural scope, we needed to broadly understand the environment, the spaces, rituals, images, objects, and gestures that are a part of the practices in the Santuário, understood as a symbolic, social, cultural space and, above all, a sacred place devoted to Jesus, associated with miracles and expressions of believers‟ faith. The analysis allowed us to perceive the letter as a hybrid genre, marked by typical elements of orality. A mapping of the devotional texts have shown that there is a greater amount of exvoto letters, mainly thanking the cure of diseases. Besides this, women, identified by the authors‟ names, wrote, in first person, most of them. Among the most recurrent themes are: health, chemical addiction, work, study, and family relationships. The analysis allowed us to affirm that the letters portray an interface with the texts that constitute Church rituals, such as repetition of behaviors; the context of the Santuário and its symbols, as dispositives of faith, are key to the production of these writings. The genre highlights the subjects/authors discursively inserted in the religious space, stresses human historic and social conditions, and establishes itself as a way to disseminate information on current reality. Among the discursive particularities of votive and ex-voto letters is that authors address an interlocutor that is not on the terrestrial sphere, therefore implying a transcendental experience. Thus, writing establishes itself as a way to materialize the immaterial.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOLetramentoEscrita -- Aspectos sociaisCatolicismoCartas -- Aspectos religiososIgreja e educaçãoLetramento religiosoCultura escritaCatolicismo popularCarta votiva e ex-votivaLetramentos em escritas de fé: as cartas dos devotos do Bom Jesus da Lapainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALLETRAMENTOS EM ESCRITAS DE FÉ – as cartas dos devotos do Bom Jesus da Lapa.pdfLETRAMENTOS EM ESCRITAS DE FÉ – as cartas dos devotos do Bom Jesus da Lapa.pdfapplication/pdf6359000https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41306/1/LETRAMENTOS%20EM%20ESCRITAS%20DE%20F%c3%89%20%e2%80%93%20as%20cartas%20dos%20devotos%20do%20Bom%20Jesus%20da%20Lapa.pdff5ebcca1244b3863dd11fcbb1ec24734MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41306/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/413062022-05-02 19:09:27.682oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-02T22:09:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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