Avaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Willam Faria Guachalla
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92JQYD
Resumo: O uso de simulacao em estudos de aumento de capacidade tem sido mais intenso na ultima decada. Em tese, esta ferramenta atua como plataforma para o desenvolvimento de analises de viabilidade que precedem os investimentos a serem realizados. Esta dissertacao apresenta a construcao de um modelo generico para aplicacao a cadeias integradas de mineracao baseadas em trens de ciclo, com aplicacao em um estudo de caso de uma grande mineradora Brasileira.O objetivo e avaliar os reflexos operacionais quando simuladas melhorias de desempenho no virador de vagoes principal gargalo de uma cadeia integrada mina-ferrovia-porto. O modelo utiliza o software Arena versao 13.0 como plataforma de simulacao e quantifica as variacoes de tonelagem descarregada e fila de trens para descarga, a partir da reducao das falhas do gargalo, mapeadas durante o ano de 2011. A utilidade da pesquisa proposta e confirmada quando constatada uma lacuna de estudos com foco em problemas relacionados a descarga do transporte ferroviario, cujo real entendimento dos impactos gerados pode apoiar empresas na tomada de decisao. Os resultados obtidos comprovam a eficiencia do modelo proposto, uma vez que foi possivel mensurar os reflexos de cada tipo de paralisacao do sistema em producao e fila de trens para descarga. Com base nos cenarios propostos foi possivel identificar o plano de melhoria que proporciona melhores beneficios para o desempenho da mineradora no anoem estudo.
id UFMG_493b2935fa716b0ade758459a9b1e443
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-92JQYD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leise Kelli de OliveiraMartin Gomez RavettiRicardo Saraiva de CamargoNilson Tadeu Ramos NunesWillam Faria Guachalla2019-08-10T18:51:45Z2019-08-10T18:51:45Z2012-04-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92JQYDO uso de simulacao em estudos de aumento de capacidade tem sido mais intenso na ultima decada. Em tese, esta ferramenta atua como plataforma para o desenvolvimento de analises de viabilidade que precedem os investimentos a serem realizados. Esta dissertacao apresenta a construcao de um modelo generico para aplicacao a cadeias integradas de mineracao baseadas em trens de ciclo, com aplicacao em um estudo de caso de uma grande mineradora Brasileira.O objetivo e avaliar os reflexos operacionais quando simuladas melhorias de desempenho no virador de vagoes principal gargalo de uma cadeia integrada mina-ferrovia-porto. O modelo utiliza o software Arena versao 13.0 como plataforma de simulacao e quantifica as variacoes de tonelagem descarregada e fila de trens para descarga, a partir da reducao das falhas do gargalo, mapeadas durante o ano de 2011. A utilidade da pesquisa proposta e confirmada quando constatada uma lacuna de estudos com foco em problemas relacionados a descarga do transporte ferroviario, cujo real entendimento dos impactos gerados pode apoiar empresas na tomada de decisao. Os resultados obtidos comprovam a eficiencia do modelo proposto, uma vez que foi possivel mensurar os reflexos de cada tipo de paralisacao do sistema em producao e fila de trens para descarga. Com base nos cenarios propostos foi possivel identificar o plano de melhoria que proporciona melhores beneficios para o desempenho da mineradora no anoem estudo.The use of simulation on increase capacity studies has been more intense over the past decade. In theory, this tool serves as a platform for the development of feasibility analyzes that precede the investments to be made. This dissertation presents the construction of a generic model for application in integrated chains based mining cycle trains, with application in a case study of a large Brazilian miner. The objective is to evaluate the consequences when simulated operational performance improvements in a car dumper - that is the main bottleneck of a chain integrated mine-railroad-port. The model uses Arena software version 13.0 as a platform for simulation and quantifies the variations of tonnage unloaded and queue of trains to discharge from the reduction of failures of the bottleneck, mapped during the year of 2011. The usefulness of the proposed research is confirmed when it is observed a lack of researchfocusing on issues related to the discharge of the railway, which knowledge can assist companies in their decision making. The results prove the efficiency of the proposed model, since it was possible to measure the consequences of each type of system downtime - inproduction and queue for unloading trains. Based on the proposed scenarios it was possible to identify the improvement plan that provides benefits for the best performance of the mining company during the year studied.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de transportesTransporte ferroviário de carga Custos BrasilFilasTransporte ferroviárioSimulaçãoMinério de ferroDescargaAvaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdiss015_willam.pdfapplication/pdf3045991https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92JQYD/1/diss015_willam.pdfddda1aa1c77e28d5c274a6b3d290eec1MD51TEXTdiss015_willam.pdf.txtdiss015_willam.pdf.txtExtracted texttext/plain177388https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92JQYD/2/diss015_willam.pdf.txt70dfd6ba770a2a7c726ae1ab451c5c6eMD521843/BUBD-92JQYD2020-01-30 16:16:03.624oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-92JQYDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T19:16:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtos
title Avaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtos
spellingShingle Avaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtos
Willam Faria Guachalla
Filas
Transporte ferroviário
Simulação
Minério de ferro
Descarga
Engenharia de transportes
Transporte ferroviário de carga Custos Brasil
title_short Avaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtos
title_full Avaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtos
title_fullStr Avaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtos
title_full_unstemmed Avaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtos
title_sort Avaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtos
author Willam Faria Guachalla
author_facet Willam Faria Guachalla
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leise Kelli de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martin Gomez Ravetti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Saraiva de Camargo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Nilson Tadeu Ramos Nunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Willam Faria Guachalla
contributor_str_mv Leise Kelli de Oliveira
Martin Gomez Ravetti
Ricardo Saraiva de Camargo
Nilson Tadeu Ramos Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Filas
Transporte ferroviário
Simulação
Minério de ferro
Descarga
topic Filas
Transporte ferroviário
Simulação
Minério de ferro
Descarga
Engenharia de transportes
Transporte ferroviário de carga Custos Brasil
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de transportes
Transporte ferroviário de carga Custos Brasil
description O uso de simulacao em estudos de aumento de capacidade tem sido mais intenso na ultima decada. Em tese, esta ferramenta atua como plataforma para o desenvolvimento de analises de viabilidade que precedem os investimentos a serem realizados. Esta dissertacao apresenta a construcao de um modelo generico para aplicacao a cadeias integradas de mineracao baseadas em trens de ciclo, com aplicacao em um estudo de caso de uma grande mineradora Brasileira.O objetivo e avaliar os reflexos operacionais quando simuladas melhorias de desempenho no virador de vagoes principal gargalo de uma cadeia integrada mina-ferrovia-porto. O modelo utiliza o software Arena versao 13.0 como plataforma de simulacao e quantifica as variacoes de tonelagem descarregada e fila de trens para descarga, a partir da reducao das falhas do gargalo, mapeadas durante o ano de 2011. A utilidade da pesquisa proposta e confirmada quando constatada uma lacuna de estudos com foco em problemas relacionados a descarga do transporte ferroviario, cujo real entendimento dos impactos gerados pode apoiar empresas na tomada de decisao. Os resultados obtidos comprovam a eficiencia do modelo proposto, uma vez que foi possivel mensurar os reflexos de cada tipo de paralisacao do sistema em producao e fila de trens para descarga. Com base nos cenarios propostos foi possivel identificar o plano de melhoria que proporciona melhores beneficios para o desempenho da mineradora no anoem estudo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T18:51:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T18:51:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92JQYD
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92JQYD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92JQYD/1/diss015_willam.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92JQYD/2/diss015_willam.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ddda1aa1c77e28d5c274a6b3d290eec1
70dfd6ba770a2a7c726ae1ab451c5c6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589298520326144