Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_493f3e8819dece2b132df1d32169c577
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGR36
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Lisa Paula Andrade Vilela de OliveiraSavana Diniz Gomes MeloAndrea de Fatima Candido2019-08-11T18:29:02Z2019-08-11T18:29:02Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGR36Este trabalho tem como objetivo refletir sobre O Projeto Político-Pedagógico no contexto da Gestão Escolar Democrática na Escola Municipal Professora Tereza Paulino na Costa. Sua finalidade é analisar e refletir criticamente sobre as competências básicas necessárias para o exercício de uma gestão democrática a qual, em todos os campos de atuação da escola, concorre para o perfeiçoamentoda práxis educacional, tendo em vista que viabiliza canais de envolvimento cada vez maior por parte dos sujeitos sociais pertencentes ao contexto educacional compartilhado. A partir da realidade social estudada surge um debate em torno da elaboração de um projeto político-pedagógico voltado para as necessidades educacionais da escola, em sentido amplo: que vai desde o processo de ensinoaprendizagem propriamente dito até à gestão e tomada de decisões no seio da escola, o que significa envolvimento maior da comunidade escolar na vida e dinâmica da instituição, transformando-os em sujeitos ativos de todo o processo educacional, inclusive quanto aos aspectos organizacionais. Na Escola Municipal Professora Tereza Paulino na Costa é realizado um trabalho de orientação junto à comunidade escolar, é importante compreender que a opção por uma gestão escolar com base no principio democrático-participativo evidencia a natureza da escola como espaço público, de liberdade, expressão da diversidade e democratização dos saberes. Em síntese, é necessário entender que a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento deprofissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar, que deve ser assegurado no contexto do Projeto Político Pedagógico. Além disso, a participação proporciona melhor conhecimento dos objetivos e metas da estrutura organizacional, de sua dinâmica, das relações da escola com a comunidade e favorece uma aproximação maior entre professores,alunos e pais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoProjeto político pedagógicoGestão democráticaRelação escolacomunidadeO projeto político-pedagógico no contexto da Gestão Escolar Democrática na Escola Municipal Professora Tereza Paulino da Costainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_andrea_de_fatima_candido.pdfapplication/pdf179800https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGR36/1/tcc_andrea_de_fatima_candido.pdf5714a4762058cd307fdadbd373a275e9MD51TEXTtcc_andrea_de_fatima_candido.pdf.txttcc_andrea_de_fatima_candido.pdf.txtExtracted texttext/plain66671https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGR36/2/tcc_andrea_de_fatima_candido.pdf.txtb22ca57995a933886ea596a3fe65110bMD521843/BUOS-9LGR362019-11-14 05:33:43.534oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGR36Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:33:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547404306153472