Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welder Luiz de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3FHM
Resumo: Este trabalho foi realizado partindo da necessidade da definição do perfil e do comportamento dos consumidores de energia dos bairros Buritis e Belvedere, localizados em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e, para propor à empresa concessionária local do serviço de gás naturalcanalizado, uma estratégia para o lançamento do produto gás natural para residências", ainda não disponível no mercado. Quanto à metodologia, buscou-se conciliar a teoria do comportamento do consumidor com uma análise dos pontos fortes e fracos da empresa e do produto - gás natural para residências, juntamente com uma pesquisa mercadológica (Survey) levada a cabo exclusivamente para a consecução deste trabalho, a fim de levantar as diretrizes estratégicas relevantes para a construção dos atributos de valor do produto em questão, de modo que o consumidor investigado esteja disposto a optar pelo gás natural principalmente na substituição ao GLP, mais conhecido como gás de cozinha, e na substituição à energia elétrica, usada mais intensivamente no aquecimento de água para banho.
id UFMG_49663c6c0c5feb4fc5d93d844b3df9bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B3FHM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcos Antonio MachadoViviane Dias LoyolaWelder Luiz de Souza2019-08-14T00:32:43Z2019-08-14T00:32:43Z2012-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3FHMEste trabalho foi realizado partindo da necessidade da definição do perfil e do comportamento dos consumidores de energia dos bairros Buritis e Belvedere, localizados em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e, para propor à empresa concessionária local do serviço de gás naturalcanalizado, uma estratégia para o lançamento do produto gás natural para residências", ainda não disponível no mercado. Quanto à metodologia, buscou-se conciliar a teoria do comportamento do consumidor com uma análise dos pontos fortes e fracos da empresa e do produto - gás natural para residências, juntamente com uma pesquisa mercadológica (Survey) levada a cabo exclusivamente para a consecução deste trabalho, a fim de levantar as diretrizes estratégicas relevantes para a construção dos atributos de valor do produto em questão, de modo que o consumidor investigado esteja disposto a optar pelo gás natural principalmente na substituição ao GLP, mais conhecido como gás de cozinha, e na substituição à energia elétrica, usada mais intensivamente no aquecimento de água para banho.This paper was carried out based on the need of defining the profile and behavior of energy consumers from Buritis and Belvedere neighborhoods, both located at the Minas Gerais State Capital City of Belo Horizonte, aiming to recommend to the local public piped natural gas company, a strategy for the launch of the product "natural gas for homes", not yet available. Regarding methodology, we attempted to reconcile the theory of consumer behavior with an analysis of strengths and weaknesses of the company and the product - natural gas for homes, along with a market research (survey) carried out exclusively for the attainment of this work in order to raise the strategic guidelines for the construction of relevant attribute value of the product concerned, so that the consumer is willing to opt for natural gas mainly on the replacement of LPG, also known as liquid petroleum gas, used for cooking, and on replacing electricity, used more intensively for heating water for bath.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoGás naturalComportamento do consumidor e estratégiaMatriz energéticaEstratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdfapplication/pdf14803464https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3FHM/1/tcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdff31d806d206baa68b367d3ec80064501MD51TEXTtcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdf.txttcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdf.txtExtracted texttext/plain70https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3FHM/2/tcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdf.txt68d68d77aad497352e6fe64c6a747e85MD521843/BUOS-9B3FHM2019-11-14 16:15:59.505oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B3FHMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:15:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais
title Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais
spellingShingle Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais
Welder Luiz de Souza
Gás natural
Comportamento do consumidor e estratégia
Matriz energética
Administração
title_short Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais
title_full Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais
title_fullStr Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais
title_full_unstemmed Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais
title_sort Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais
author Welder Luiz de Souza
author_facet Welder Luiz de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Antonio Machado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Viviane Dias Loyola
dc.contributor.author.fl_str_mv Welder Luiz de Souza
contributor_str_mv Marcos Antonio Machado
Viviane Dias Loyola
dc.subject.por.fl_str_mv Gás natural
Comportamento do consumidor e estratégia
Matriz energética
topic Gás natural
Comportamento do consumidor e estratégia
Matriz energética
Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
description Este trabalho foi realizado partindo da necessidade da definição do perfil e do comportamento dos consumidores de energia dos bairros Buritis e Belvedere, localizados em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e, para propor à empresa concessionária local do serviço de gás naturalcanalizado, uma estratégia para o lançamento do produto gás natural para residências", ainda não disponível no mercado. Quanto à metodologia, buscou-se conciliar a teoria do comportamento do consumidor com uma análise dos pontos fortes e fracos da empresa e do produto - gás natural para residências, juntamente com uma pesquisa mercadológica (Survey) levada a cabo exclusivamente para a consecução deste trabalho, a fim de levantar as diretrizes estratégicas relevantes para a construção dos atributos de valor do produto em questão, de modo que o consumidor investigado esteja disposto a optar pelo gás natural principalmente na substituição ao GLP, mais conhecido como gás de cozinha, e na substituição à energia elétrica, usada mais intensivamente no aquecimento de água para banho.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T00:32:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T00:32:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3FHM
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3FHM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3FHM/1/tcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3FHM/2/tcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f31d806d206baa68b367d3ec80064501
68d68d77aad497352e6fe64c6a747e85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589551333048320