Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3FHM |
Resumo: | Este trabalho foi realizado partindo da necessidade da definição do perfil e do comportamento dos consumidores de energia dos bairros Buritis e Belvedere, localizados em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e, para propor à empresa concessionária local do serviço de gás naturalcanalizado, uma estratégia para o lançamento do produto gás natural para residências", ainda não disponível no mercado. Quanto à metodologia, buscou-se conciliar a teoria do comportamento do consumidor com uma análise dos pontos fortes e fracos da empresa e do produto - gás natural para residências, juntamente com uma pesquisa mercadológica (Survey) levada a cabo exclusivamente para a consecução deste trabalho, a fim de levantar as diretrizes estratégicas relevantes para a construção dos atributos de valor do produto em questão, de modo que o consumidor investigado esteja disposto a optar pelo gás natural principalmente na substituição ao GLP, mais conhecido como gás de cozinha, e na substituição à energia elétrica, usada mais intensivamente no aquecimento de água para banho. |
id |
UFMG_49663c6c0c5feb4fc5d93d844b3df9bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B3FHM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcos Antonio MachadoViviane Dias LoyolaWelder Luiz de Souza2019-08-14T00:32:43Z2019-08-14T00:32:43Z2012-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3FHMEste trabalho foi realizado partindo da necessidade da definição do perfil e do comportamento dos consumidores de energia dos bairros Buritis e Belvedere, localizados em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e, para propor à empresa concessionária local do serviço de gás naturalcanalizado, uma estratégia para o lançamento do produto gás natural para residências", ainda não disponível no mercado. Quanto à metodologia, buscou-se conciliar a teoria do comportamento do consumidor com uma análise dos pontos fortes e fracos da empresa e do produto - gás natural para residências, juntamente com uma pesquisa mercadológica (Survey) levada a cabo exclusivamente para a consecução deste trabalho, a fim de levantar as diretrizes estratégicas relevantes para a construção dos atributos de valor do produto em questão, de modo que o consumidor investigado esteja disposto a optar pelo gás natural principalmente na substituição ao GLP, mais conhecido como gás de cozinha, e na substituição à energia elétrica, usada mais intensivamente no aquecimento de água para banho.This paper was carried out based on the need of defining the profile and behavior of energy consumers from Buritis and Belvedere neighborhoods, both located at the Minas Gerais State Capital City of Belo Horizonte, aiming to recommend to the local public piped natural gas company, a strategy for the launch of the product "natural gas for homes", not yet available. Regarding methodology, we attempted to reconcile the theory of consumer behavior with an analysis of strengths and weaknesses of the company and the product - natural gas for homes, along with a market research (survey) carried out exclusively for the attainment of this work in order to raise the strategic guidelines for the construction of relevant attribute value of the product concerned, so that the consumer is willing to opt for natural gas mainly on the replacement of LPG, also known as liquid petroleum gas, used for cooking, and on replacing electricity, used more intensively for heating water for bath.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoGás naturalComportamento do consumidor e estratégiaMatriz energéticaEstratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdfapplication/pdf14803464https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3FHM/1/tcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdff31d806d206baa68b367d3ec80064501MD51TEXTtcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdf.txttcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdf.txtExtracted texttext/plain70https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3FHM/2/tcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdf.txt68d68d77aad497352e6fe64c6a747e85MD521843/BUOS-9B3FHM2019-11-14 16:15:59.505oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B3FHMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:15:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais |
title |
Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais |
spellingShingle |
Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais Welder Luiz de Souza Gás natural Comportamento do consumidor e estratégia Matriz energética Administração |
title_short |
Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais |
title_full |
Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais |
title_fullStr |
Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais |
title_sort |
Estratégia de lançamento de produto: gás natural para o segmento residencial em Minas Gerais |
author |
Welder Luiz de Souza |
author_facet |
Welder Luiz de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcos Antonio Machado |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Viviane Dias Loyola |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Welder Luiz de Souza |
contributor_str_mv |
Marcos Antonio Machado Viviane Dias Loyola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gás natural Comportamento do consumidor e estratégia Matriz energética |
topic |
Gás natural Comportamento do consumidor e estratégia Matriz energética Administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Administração |
description |
Este trabalho foi realizado partindo da necessidade da definição do perfil e do comportamento dos consumidores de energia dos bairros Buritis e Belvedere, localizados em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e, para propor à empresa concessionária local do serviço de gás naturalcanalizado, uma estratégia para o lançamento do produto gás natural para residências", ainda não disponível no mercado. Quanto à metodologia, buscou-se conciliar a teoria do comportamento do consumidor com uma análise dos pontos fortes e fracos da empresa e do produto - gás natural para residências, juntamente com uma pesquisa mercadológica (Survey) levada a cabo exclusivamente para a consecução deste trabalho, a fim de levantar as diretrizes estratégicas relevantes para a construção dos atributos de valor do produto em questão, de modo que o consumidor investigado esteja disposto a optar pelo gás natural principalmente na substituição ao GLP, mais conhecido como gás de cozinha, e na substituição à energia elétrica, usada mais intensivamente no aquecimento de água para banho. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T00:32:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T00:32:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3FHM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3FHM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3FHM/1/tcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3FHM/2/tcc_welder_luiz_de_souza___gest_o_estrat_gica_de_neg_cios.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f31d806d206baa68b367d3ec80064501 68d68d77aad497352e6fe64c6a747e85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589551333048320 |